sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Declarar todas as nossas poupanças?

Tenho andando a pensar um pouco neste assunto, no facto de devermos ou não "declarar" todas as nossas poupanças?

Ou seja, ter tudo em aplicações que facilmente um estudo financeiro sobre nós "vá buscar" toda essa informação. Por exemplo, tudo em poupanças, CAS, depósitos, ações, etc, que por exemplo as Finanças têm acesso.

Ou se "esconder algum" também traz vantagens?

Aqui o esconder obviamente passa por ter o dinheiro em casa... que em parte até acho perigoso, mas não acho de todo descabido.

O que acham deste tema? Ter tudo claro ou ter algum na sombra?

Eu lembro-me de quando era mais menina ouvir uma tia dizer que não conseguia a bolsa de estudos das filhas por ter "demasiado" dinheiro no banco... Obvio que pesa os IRS à data, e já na altura contava, mas pelo IRS em si ela estava abrangida, o que a excluía eram as poupanças em valor jeitoso.

Eu em casa confesso que só tenho 500€ e é como se fosse herança do meu pai, por venda de um pinhal, e a mim calhou-me este valor, como é uma nota única de 500€ tenho pena de a por no banco, porque é muito difícil voltar a ter outra, visto já ficarem retidas ao chegar aos bancos e já não circularem para fora.

O que dizem a respeito ao tema?


6 comentários:

  1. Não concordo com absolutamente tudo no banco, mas também não é seguro ter grandes quantias em casa. No entanto acho que todos nós as temos. E a culpa disso são os baixos retorno que a banca nos dá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, essa ideia de ter em casa está muito intrínseca sim, bem me lembro do meu avó também ter dinheiro espalhado por aqui e por ali. Mas também me lembro de uma história de uns vizinhos que encontraram muito dinheiro escondido e já não puderam trocar pela moeda de agora, e era um valor bem alto.

      Obrigada :)

      Eliminar
  2. Em casa também tenho, mas não deve chegar aos 500€. Tenho 2 de 100€ que vá, apesar de ainda se conseguirem arranjar, é pelo mesmo motivo que tu, para as guardar pois significam algo.

    Mas de resto, se fosse um esconder para não pagar impostos, até concordava, agora só para ter em casa, não me faz sentido, tirando este exemplo, lá está :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Tenho mais dinheiro em casa que no banco, sou o típico português do ninguém precisa de saber. E não me arrependo até porque tudo o que vem por fora não tenho como ter em poupanças, já que daria mais que o que recebo menos os gastos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, os extras e o dinheiro fora ordenado declarado, em grande volume levantam suspeitas... Tenho andado a pensar nisso.

      Obrigada :)

      Eliminar

Declarar todas as nossas poupanças?

Tenho andando a pensar um pouco neste assunto, no facto de devermos ou não "declarar" todas as nossas poupanças? Ou seja, ter tudo...