sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Aí aí... esta vida de poupador

Por estes dias andei a mexer nas contas do banco, meter as sobras dos abanos na conta do filho, passar para a poupança, e etc, etc.

Fui ver os meus depósitos a prazo.... e céus! o quanto é importante ler tudo muito bem não é?

O 1.º DP que fiz este ano, em fevereiro, tinha a taxa a 3,25%, e já venceu pela primeira vez em agosto e deu-me 4,16€, que até juntei à poupança tradicional.... Brrrrr. Pois que o produto renova por si só, sem eu ter de fazer nada, MAS à taxa aplicável na data da renovação automática. Ou seja, agora este produto, a 183 dias tem uma taxa de 2,60%.... que só ia receber em fevereiro.

Ora que o levantei logo! Pois a 92 dias tem uma taxa de 2,75% e ainda me paga este ano civil, em dezembro.

Que p*rcaria páh! São produtos seguros mas bom era pagarem sempre à mesma taxa em que o criei... mas NÃO. Não são nada burros não, estes amigos do banco...

Agora tenho de ir estando atenta, sempre que me vencer algum, ver quais são as melhores opções dentro deste produto.

Ou seja, estes 1.800,00€ que lá tenho (pois juntei +50€ ontem ao que levantei, que era de 350€), eu vou receber este ano 18,63€. Nada mais, nada menos que 1,035% na realidade. PASMEN-SE!!!

Ahm? Esse mesmo dinheiro num Aforro, por exemplo, daria quanto? (perguntam vocês) ...

32,40€/no mesmo ano

Um valor bem diferente não é? Pois...

Estes 4 depósitos deste ano vão vencer em Novembro e em Dezembro, algo me diz que não vão ficar no banco depois. Principalmente se os juros bancários continuarem a tendencia, que é descer.

💰


11 comentários:

  1. Olá
    a pagina do Aforronet já está a funcionar, com uma grata surpresa de cerca de 90€ em juros, até o dia me vai correr melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, bom dia

      A Inês, comentou logo pela manhã isso mesmo em comentário à publicação de ontem.

      Também já lá fui espreitar e estou bem contente com os avanços :) Até vejo que não preciso de me esforçar tanto para chegar à meta de final de ano, já lá tenho parte em juros, e mais os que virão eheheh

      Já somos duas com o dia a correr melhor :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. É o markting a trabalhar, metem juros atrativos por um limitado prazo, por norma curto, e depois baixam nas subscrições seguintes. Fazem isto à muito tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma forma de angariação ao produto também... Burros eles não são.

      Obrigada :)

      Eliminar
  3. Os Bancos desde sempre fazem isso. Que irritação mesmo.

    Eu agora ando de olho num DP, acho que é de 1 ano, mas com uma taxa de 4%, acho que já tinha dito. Mas é para valores mais altos. Uma pessoa parece que passa a vida a "pedinchar" esmolas, para ver quem dá mais e eles ali com o nosso dinheiro para seu belo proveito.

    Tudo a correr bem.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a questão é mesmo essa, porque assim nunca podemos ter o dinheiro "descansado", assim que vence o prazo, temos de ir em busca de novas opções.. Aff é uma canseira.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Como a vida está não é fácil poupar. Deixo o meu elogio.
    .
    Saudações cordiais e poéticas. Feliz fim de semana.
    .
    Poema: “” Ame com o coração … em doce loucura ““
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil não Ricardo, e com poucas recompensas pior ainda :/

      Obrigada :)

      Eliminar
  5. Está a fazer mal as contas em relação aos Certificados de Aforro. Os Certificados de Aforro têm juros compostos, logo a partir do quarto mês rendem não sobre o montante lá posto, mas sim sobre esse montante mais os juros que venceram ao fim do terceiro mês. Isso, juntando ao prémio de permanência, compensa mais que os Depósitos a prazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Sim, isso é verdade, eu fiz a conta por alto à taxa base inicial
      No primeiro trimestre daria 8,10€
      No segundo já daria 8,13€
      No terceiro 8,18€....
      E sim, no cinto pagamento já recebia o incremento de +0,25% à taxa inicial...

      É realmente mais vantajoso. Até porque como falei à dias a taxa dos DPrazo são anual, e pagas fragmentadas pelo prazo contratado (6Meses divide por 2, a 3M/4)...

      E pronto, agora vou deixar vencer, no final do ano logo vejo o que lhe faço.

      Obrigada :)

      Eliminar

Contas de Outubro pagas

Vocês bem sabem que eu ando sempre a arranjar novas soluções para o dinheiro que recebo. Ando sempre a tentar perceber como o gerir melhor e...