domingo, 5 de março de 2023

Mealheiro em casa

Ora que, todos sabem que as minhas poupanças principais vão para uma conta poupança associada a minha conta bancária.

Ainda assim eu tenho um mealheiro em casa para alguma eventualidade de modo a evitar mexer nas contas bancárias sempre que algo mais inesperado acontece.

Esse mealheiro é suposto ter:
1.000€
Ainda não o tinha (sim tinha, já avançamos para esse ponto) completo, tinha 870€ e faltava apenas 130€, até maio/junho já conseguia meter lá o que estava em falta. Ora que... A vida, a vida, a vida bonita traz surpresas de vês em quando.

Precisei de fazer uma reparação ao carro, e lá se foram 200€, assim sendo estou com 670€ e lá vou eu demorar mais um pouco até ter a reserva de mil como pretendo. Mas lá chegarei.

Ainda assim olhei para este gasto como - QUE CHATO TER DE ANDAR A GASTAR DINHEIRO NISTO - e ao mesmo tempo não me custou muito porque tinha o dinheiro ali, não vi as contas a descer e este mealheiro é uma salvaguarda.

Ainda me falta fazer a revisão ao óleo, mais um gasto, mas esse conto retirar do ordenado, neste caso ainda da baixa de maternidade.

Por aí?

* Têm dinheiro "á mão" para eventualidades do dia a dia? 

* Que valor têm disponível? 

Bom Domingo 🌧️

15 comentários:

  1. Consegue fazer mealheiro com a vida caríssima como está? O meu elogio
    .
    Um domingo feliz.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x6 de março de 2023 às 09:40

      Não é fácil não Ricardo. É preciso abdicar de algumas coisas em prol de ter qualquer valor junto. Não creio que teremos tempos fáceis no futuro.

      Eliminar
  2. Olá! ☺️
    Por aqui temos um "colchão" permanente na conta à ordem para precisamente usar e não ter de mexer na poupança. É um valor redondo para facilitar as contas no dia a dia.
    Em casa existe um mealheiro onde ao longo do ano se vai colocando notas de 5€ e as prendas recebidas em dinheiro e que serve para ir comprando a minha Wishlist. 😊😊😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x6 de março de 2023 às 09:42

      Também é uma boa alternativa, tê-lo parado na conta à ordem, eu só não opto por isso por o "ver ali" na conta, assim em casa no mealheiro é mesmo como se nem existisse.
      Eu já desisti dos mealheiros de moedas, já tive vários, agora não mais, apenas mantenho o de moedas de 2€ de coleção
      :)

      Eliminar
  3. Normalmente tenho na conta à ordem. Como ainda tenho duas contas, vou intercalando os gastos.
    Tinha dois mealheiros, mas são daqueles de barro. Tenho pena de os partir, então nem nunca os enchi :P

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x6 de março de 2023 às 14:40

      Não consigo ter na conta x) são manias, ia olhar para o dinheiro e ver que estava ali, ia doer quando saísse. Manias

      O que é que se passa com o blogue que não deixa fazer comentários cadastrada??? que atrofio.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Não faço a mínima ideia. Agora é isto, amanhã logo se vê o próximo problema :P

      Cláudia - eutambemtenhoumblog

      Eliminar
  4. Eu criei uma conta no Activo Bank para esse efeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x6 de março de 2023 às 14:41

      Independente da sua "normal" - banco onde recebe o seu salário?

      Eliminar
    2. Sim, é uma conta só para esse fim. Abri nesse banco pois não tem manutenção de conta e cartão e tem transferências gratuitas.
      Todos os meses sai da minha conta, onde recebo o ordenado e pago as despesas mensais, para essa conta à parte X valor para os meus envelopes virtuais para as despesas anuais e poupanças (x para manutenção de carro e iuc, x para IMI, x para quotas da ordem, x para educação, x para fundo de emergência e por aí forma).
      No final do mês o que sobra é alocado a um dos "envelopes" que querida reforçar, ou para o "Extras".

      Eliminar
    3. *queira e não querida! hihih

      Eliminar
    4. A teia dos 20 mais x6 de março de 2023 às 17:04

      Excelente, vou pesquisar a respeito 😊

      Eliminar
  5. Para despesas grandes tenho uma conta poupança "ao lado" da conta à ordem que posso movimentar rapidamente (essa tem um valor fixo, se sai tenho de repor). Sempre vai rendendo. Nunca tenho muito dinheiro à ordem, "despacho-o" logo para a poupança no inicio do mês e vivo do cartão de crédito gratuito (pago tudo junto no final do mês, sem juros e recebo algum de cash back). As poupanças estão à parte e nessas não mexo. Em casa só estão os mealheiros dos miúdos com trocos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x6 de março de 2023 às 17:05

      Tenho algum pavor de cartões de crédito confesso. Não tem qualquer aplicação de juro?

      Eliminar
    2. Depende do cartão. Este não tem anuidade e, se pagar no fim do mês, não pago juros. Também ganho 2 % (se não me engano) das compras que fizer, máx 10 €/mês (com compras no supermercado atingo sempre esse valor, ~400 €). Pago comissão se pagar combustiveis e portagens (nunca o uso para isso). É como se o cartão fosse a minha conta à ordem, com a diferença que pago tudo junto no dia que estipulei. Não compro nada que não compraria com dinheiro à ordem. Já aconteceu andarmos meses a escolher uma tv nova, comprar e na semana seguinte a maq de lavar avariou (tivemos de comprar). Como o extrato do cartão já tinha fechado, consegui atrasar o pagamento da maq para 1 mes e meio depois. Não fui à poupança, nem paguei juros.

      Eliminar

Poupança de Maio

Para a poupança de Maio, fui buscar vários valores aqui e ali, que todos juntos, acabaram por me dar um bom total. Começo, assim, Maio a faz...