quarta-feira, 15 de março de 2023

Formas de poupar em 2023 *10 Dicas Pessoais*

 A minha vida mudou. Neste momento tenho um bebezinho e o meu foco de responsabilidade, em grande parte, mudou para o desenvolvimento dele. E por ter acrescido no custo de responsabilidades tenho(temos) feito uma gestão diferente das nossas contas pessoais.

Mudámos algumas coisas, entre as quais:

* Não compro vestuário ou calçado para mim (tenho tanta, tanta roupa que não há necessidade nenhuma);

* A depilação e manicura já é novamente feita em casa (fazia depilação a laser, realmente notei diferença mas com a gravidez tive de deixar de fazer e não retomei. E o gelinho tirei para o parto [crença de que se houver algum problema de saúde no parto para a mãe as unhas mudam de cor - e o gelinho não deixava ver a cor normal da unha] e não voltei a fazer);

* Fazemos inventário do que temos em congelador e depois uma lista de refeições semanais, repomos só quando necessário;

* Apanhar água quente para lavar a loiça, bancadas e fogão sem ter de estar sempre acionar o esquentador e a desperdiçar água;

* Aquecimento só ligo ao final do dia, ao almoço evito sempre (só vou eu a casa neste horário);

* Dar sempre a contagem de consumos de serviços, água, luz, gás - Assim sei sempre quanto vou ter de pagar e não fico sujeita a "estimativas".

* Aproveitar tudo o que são promoções e vales de desconto. Já não temos como não ligar ou aproveitar nos dias que correm.

* Banho juntos sempre que conseguimos, menos tempo total = menos gás e menos água e + aproximação de casal;

* O leite de fórmula do bebé compro em supermercado (para terem ideia em farmácia é 29,60€ e em Supermercado 25,99€, uma diferença de 3,61€ >> não é uma fortuna mas em quantidade justifica.).

Também compro fraldas de marca branca (tal como já disse anteriormente fiz o teste de alergia. Uma fralda dodot, uma marca branca, uma dodot, uma marca branca, etc, etc e o meu filho não mostrou qualquer sintoma de alergia. Agora só uso marca branca mas sempre do mesmo supermercado).

* Mapa financeiro. 

Tenho um mapa criado com o valor de rendimentos, com o valor de despesas fixas + poupança bancária e o que me sobra. Dentro do que me sobra tenho uma % que fica na carteira para gastos indiscriminados do dia-a-dia, como exemplo o pão, fruta um café... essas coisitas menores que faltam volta e meia. E REGRA TOTAL a ser seguida: Só gastar o que está descriminado a cada despesa. 

Se quiserem posso partilhar convosco esse mapa 😊


Coisas simples, que todos por certo já faremos, mais coisa menos coisa.

Por aí há outras ideias?

A partilha nos tempos que correm só enriquecem

8 comentários:

  1. Boas dicas. Acho que devias dar mais dicas de como poupas com um bebé, por exemplo. É capaz de ajudar muita gente.

    Olha, eu achava sempre que tinha pouca roupa, até ao ano passado em que fiz limpezas de Primavera e comecei a achar que tenho é roupa a mais. Não compro roupa todos os anos, nem faço questão disso.

    Depilação a laser, fiz na melhor altura. Agora os preços aumentaram e só lá vou de 6 em 6 meses. Das pernas, faço em casa.
    As unhas, por agora, não consigo não as fazer.

    Tenho também um mapa e vejo sempre as refeições também.

    Renegociei a NOS e vim com montes de ofertas e embora esteja a pagar mais do que o que pagava, é menos do que a proposta de aumento deles (e lá está, com condições excelentes).

    A comida, é tudo em promoção ou a terminar o prazo. Congelo logo e serve perfeitamente.

    Faço todas as refeições em casa. Não bebo café, não fumo.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x15 de março de 2023 às 11:07

      Olha boa ideia, farei sim uma análise aos custos do bebé e vou partilhar, realmente temos um custo muito reduzido e pode ajudar outros.

      Também faço assim com a comida, comprar perto do prazo e congelo logo, acho que mal não nos vai fazer. Pelo menos até agora não fez.

      Não ter vícios ajuda muito sem dúvida. Lá em casa ouvia muito, quem não tem dinheiro não tem vícios e é bem verdade. E ainda acrescento que para ter dinheiro é não os ter (vícios)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Na boa organização está o ganho. O meu elogio
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Deixo algumas das minhas poupanças com o bebé:
    O leite de fórmula costumo comprar na wells. Eles têm packs de 2 unidades muito mais baratas, e meia em meia volta têm cupão com a devolução de X em Y. Aproveito sempre aí para comprar. Não sei que leite é o do seu bebé, mas comecei a poupar imenso desde que compro o leite na wells.
    Fraldas uso do mercadona. São de longe as melhores para mim. Melhores até que as dodot, que sinto sempre aquele cheiro a xixi. As do mercadona absorvem bem e são baratinhas.
    Outra coisa onde poupo bastante é nas papas de fruta. Não compro papas de fruta nos supermercados. Comprei uns boiões de vidro, e faço em casa. Maçã e pera com casca, só sem caroços, e banana, tudo partidinho e apenas com uns 50ml de água. Deixar cozer 30m e triturar. Costumo fazer na bimby, mas quem não tem pode fazer na mesma. Muitas das vezes faço só com maçã. Tanto é a frutinha que come depois da sopa, como é aquela que levo quando tenho de sair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x15 de março de 2023 às 11:31

      Obrigada Beh, é bom ver e tomar conhecimentos de outros exemplos.

      Faço um pouco como tu, nada de papas ou frutas de supermercado, faço tudo em casa, cozo a fruta e passo com a varinha.

      Sobre o leite na wells, vou ver os preços, não estou a par. Muito obrigada :)

      Eliminar
  4. Dicas para poupar com bebés: limpeza de rabinho com água e toalhitas reutilizáveis (eu fiz com tecido flanela e turco,bom puto já tem 8 anos e ainda uso para desmaquilhar), a água mantinha quente num termo, despejava ou pouco numa taça e era assim que limpava. Toalhitas de compra só em saídas ou cocós muito grandes. Boiões só usava para saídas. A água do banho ficava na banheira e ia despejando para a sanita, à medida das necessidades.

    ResponderEliminar

Poupança de Maio

Para a poupança de Maio, fui buscar vários valores aqui e ali, que todos juntos, acabaram por me dar um bom total. Começo, assim, Maio a faz...