sexta-feira, 31 de março de 2023

Análise ao primeiro trimestre - 2023 -

Já em tempos longínquos neste blogue era regular fazer a análise trimestral, nunca divulguei valores e ia falando em percentagens. 

Acho que é uma boa rubrica e podemos estimular-nos uns aos outros a poupar e até ajudar-nos a obter mais formas de se ser bem sucedido nesse papel (o de poupador).

Assim sendo, ESTÁ DE VOLTA, a análise ao trimestre.

E para primeiro trimestre de 2023, Janeiro a Março, temos:


* Em Fevereiro e Março não contabilizei o dinheiro do mealheiro, afinal saiu mais que o que entrou, então nem poupança foi.

* Poupança bancária: + 191,45€

* Extra: Poupança Férias: + 160€ (Falei deste objetivo aqui) nota 1

A partir daqui estimo aumentar estes valores visto que estive desde julho até março de baixa quer por gravidez quer por licença de maternidade e o que auferia da segurança social equivalia a 80% do valor do meu salário e sem contar com o subsidio de almoço. Portanto com este "aumento" agora a partir de Abril e com as contas a manter prevejo conseguir alocar mais um pouco.

Vou manter o que já fazia, o cartão refeição será para despesas de alimentação, com o nosso tecto nos 250€ por mês, até me "sobrará" subsidio em cartão, (será?) e o valor em dinheiro que vai para a conta fica  para as restantes despesas, poupança e lazer, etc.

*

Por aí, o primeiro trimestre correu bem?

E para os seguintes há planos?

*

nota 1 - "Ahm se estás a fazer uma poupança para férias não é poupança, vais gastá-lo", já ouvi isto. Mentira, é poupança sim, aliás todos nós poupamos a pensar em gastar ou usar em proveito de qualquer coisa no futuro, além de que ao poupar para as férias vou fazer com que no mês das férias não tenha gastos extra ou andar à rasca com outras contas e não ter lazer nenhum.

12 comentários:

  1. Bom dia,
    É o que tantas vezes dizes, importa é poupar seja o que for. Menos é mais sempre. Parabéns
    Por aqui há planos, até porque pretendemos casar, mas estamos a ver tudo com calma e a tentar que os custos pelo menos de tudo o que não seja a refeição seja pago por nós e não a pensar nas ofertas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x31 de março de 2023 às 10:34

      Isso mesmo Ana Rita, quanto mais tiverem disponível vosso mais fácil será usufruir do momento, da festa e da nova fase da vida.

      Tudo, tudinho a correr bem :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Nada mau, em três meses 400€ e com um bebé! Isso é de louvar :D

    Eu, graças ao meu extra no trabalho, em três meses tenho poupado quase 900€.
    Mas o mês de Fevereiro foi "atípico", pois recebi retroactivos. Logo, poupei mais.
    Mas a ver se no mínimo o extra eu poupo.
    Este ano sinto que vou juntar ainda mais, o que é bom!

    E como tenho o rodenado baixinho, o meu IRS voltou a diminiur, por isso, estão a entrar mais 7€ todos meses. Bacano!

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x31 de março de 2023 às 10:36

      900€ tão tão bom!! PARABÉNS!

      Manter o foco é importante, esse extra é sempre bem vindo e se o consegues poupar na totalidade melhor ainda :)
      Se fores como eu adoras ver o dinheiro a crescer na conta :), que sei que és ;)

      Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
    2. Sim, sou assim mesmo. Mas já consegui agarrar no que tinha na conta à ordem e investir em Aforros. Não me fez confusão ver a conta com pouco. Agora é voltar a vê-la crescer :D

      Bom fim de semana

      Cláudia - eutambemtenhoumblog

      Eliminar
    3. A teia dos 20 mais x31 de março de 2023 às 15:19

      Estou tentada também, não se fala em outra coisa, estão com boa taxa.

      Beijinho :)

      Eliminar
  3. Poupei 330 por mês, retifiquei hoje para ficar com os mil certinhos. Dá muito trabalho conseguir juntar e poupar acima da média. Sou muito regrado e acho que isso é total ajuda.
    O meu salário bruto está entre os 850 e 900 + S.A., ginástica é o que lhe chamo.
    Parabéns por este blogue, já fui visitando algumas vezes e agora vejo que regressaste, vou começar acompanhar novamente.
    Saúde ao bebé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x31 de março de 2023 às 15:20

      Excelente!
      Adoro valores assim, redondinhos, também já os fiz e sei o orgulho que é consegui-los! É preciso regra mesmo! Parabéns.

      Obrigada por passares e pela saúde, de facto o bem mais precioso, a saúde e neste momento a dele principalmente

      Muito obrigada :)

      Eliminar
  4. .
    Saber poupar é uma virtude. Deixo o meu aplauso e elogio
    .
    Feliz fim de semana … cumprimentos poéticos
    .
    Poema: “” Olhar que nunca esqueci ””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x3 de abril de 2023 às 09:15

      Tal e qual!!
      Obrigada :) cumprimentos

      Eliminar
  5. Acho que correu muito bem a poupança. 👏👏👏
    Mais importante que o valor é o hábito e a consistência de poupar todos os meses e não mexer no valor. Isso sim leva ao sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x3 de abril de 2023 às 09:14

      "e não mexer no valor", exato, também é mesmo assim que penso :)

      Eliminar

Poupança de Maio

Para a poupança de Maio, fui buscar vários valores aqui e ali, que todos juntos, acabaram por me dar um bom total. Começo, assim, Maio a faz...