sexta-feira, 10 de março de 2023

A Mulher perde o interesse em se arrumar depois de ser mãe?

Tanto que se pode ler e ouvir sobre este tema.

O corpo muda, a mente muda, o humor muda, a capacidade de alerta e memória mudam.... Isso é certinho, a mulher muda num todo completo.

Mas e a autoestima? A vontade de se arrumar e sentir bonita, além de bem? 

Muda também?

No meu caso é um redondo NÃO. 

Nunca me senti tão bem comigo própria. Ok, tenho ainda ao fundo do abdominal "barriga" que não quero aqui, as minhas hormonas estão a voltar ao lugar e lá me aparece uma borbulhinha ou outra de vês em quando, o cabelo está um pouco seco e com alguma queda o que é normal nestes picos de hormonas, mas juro por tudo que nunca me senti tão feminina e bem comigo própria.

Aquela sensação de desleixo e desatenção comigo própria para despender para o meu bebé, como muito se aborda, comigo não se verificou. Quando estava de licença em casa, levantava-me e se ele já estivesse acordado zelava-o a ele se não ia tratar de mim primeiro. 10 minutos fazem tanta diferença, MAS TANTA, cabelo escovado, dentes lavados, cara lavada, creme e um cc cream e máscara de pestanas e uma pessoa muda logo.

Tive dias de pijama sim, não vou dizer que não, pijama e robe 😂, mas tratava sempre a higiene e os creminhos.

Mesmo por casa fazia por me vestir bem, uma leggins e camisolas a combinar, joias, sério!, joias fazem muita diferença, a mim pelo menos fazem-me sentir mais completa e bonita :)

Agora que estou de volta ao trabalho, arrumo-me muito mais ainda, e não sei explicar, mas sinto-me mesmo bem a tratar de mim. Sinto que tratando de mim e estando confiante me sinto melhor mãe. 

Coisas.... Vá-se entender.

A verdade é que gosto ainda mais de mim e de me sentir e fazer sentir bem. E não tem rigorosamente nada a ver com "mostrar aos outros", até porque como já disse, continuo com um pouco de barriga que não é minha 😂😂, tenho noites mal dormidas, tenho dores nas costas de amamentar e dar colo, tenho responsabilidades que nunca tive... e isso só me dá mais força e vontade de ser o melhor de mim, e isso passa por me cuidar.

Nem faço por ler sobre pós-parto, timings de recuperação, depressões, falta de auto-estima, sei que existe, sei que muitas de nós passamos por isso e só posso enviar força a cada uma, mas no meu caso assumi a mim própria e ao meu namorado que não ia dar ouvidos a ninguém de fora do nosso núcleo familiar (eu e ele) e que seria a minha intuição a trabalhar, tem funcionado. 

Sobre cuidar de mim? Sim tenho duas amigas de colégio já mães, as duas me falaram horrores sobre o pós e sobre como o corpo muda 😒, a verdade é que muda sim, mas eu com 15 dias após estava no meu peso antes de engravidar. Caminhava 5km por dia mesmo no 9.º mês de gravidez. Tudo são mesmo estímulos e precisamos viver conforme a nossa cabeça (nunca pondo em risco a saúde das gestações) e não pelo que a ou b fez quando esteve grávida.

Há dias muito difíceis na maternidade, há. Mas eu escolhi ser mãe, não aconteceu e não fui obrigada. É minha responsabilidade cuidar dele e de mim.

Por aí? opiniões?

9 comentários:

  1. Bem, não sou mãe nem sei se serei e portanto, é difícil falar... Mas acho que errada não estás.

    É importante tratar de nós, seja em que circunstâncias for.
    Sei que não é parecido, mas quando fiquei a trabalhar em casa, arranjava-me à mesma. Maquilhava-me.. Só não gastava perfume, mas punha deo.
    Acho importante cuidarmo-nos e sentirmo-nos bem, para claro, podermos transmitir isso aos outros igualmente.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x10 de março de 2023 às 10:50

      "É importante tratar de nós, seja em que circunstâncias for."

      É esse o resumo a fazer sem dúvida. :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Pode ter sexo durante a gravidez com penetração? É recomendado? Sei que após a gravidez, precisa de tempo de repouso, 40 dias, confere?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x10 de março de 2023 às 11:46

      Sim pode. A menos que o seu obstetra contraindique se a sua gravidez ou sistema reprodutor for de risco!

      40 dias depende da mulher e da sua recuperação. Eu aos 28 dias já estava ok para, há quem vá além dos 40 dias... ou por vontade própria ;) ou por saúde!

      Eliminar
    2. Sexo na gravidez faz bem pro bebê, pra mãe? Dizem que sim, como sentiu-se?

      Eliminar
  3. Sou homem mas reconheço que muitas mulheres relaxam um pouco depois de serem mães e isso não deve nem pode acontecer.
    .
    Feliz fim de semana. Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x10 de março de 2023 às 11:48

      Concordo Ricardo.
      Tenho exemplos desse relaxamento bem perto.
      Não somos todas iguais, nem reagimos todas do mesmo modo. Gravidez e pós-parto são muito difíceis e exaustivos. É preciso ajudar e incentivar a mulher também, e nisso o homem é fundamental

      Eliminar
  4. No meu caso, apesar do corpo ter mudado, mantenho a barriga lisa e sem estrias de sempre. Felizmente não tive qualquer problema com o meu peso. Tenho 40 anos e 2 filhos.
    A única coisa que me chateia é a falta de descanso. Desde que fui mãe, mesmo dormindo não tenho um sono reparador.
    Também não gosto das discussões/birras entre irmãos, mas já sabia ao que ia.
    Quanto ao cuidar de mim, sempre tive tempo. E poderia ter mais se o pai fosse mais proativo.
    Mas quando tinha apenas um filho era bem mais fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x10 de março de 2023 às 14:57

      Olá, que bom é ler partilhas de outras mães.
      Acredito, com dois o tempo é menor, é uma logistica bem diferente. O meu irmão tem duas meninas e eu bem vejo por eles :)
      Sim, concordo com a parte do sono, dormir até se dorme, bem bem e profundo é que não.
      Beijinho, tudo a correr bem

      Eliminar

Poupança de Maio

Para a poupança de Maio, fui buscar vários valores aqui e ali, que todos juntos, acabaram por me dar um bom total. Começo, assim, Maio a faz...