sexta-feira, 24 de março de 2023

Lista de afazeres

Este fim de semana é o planeado para irmos às compras, temos tentado regrar e ir de 15/15 dias. Obvio que o pão, alguma fruta ou legume lá tem de se ir buscar de vês em vês.

Já fiz uma lista por alto e já estou a imaginar a conta final! Uma mini fortuna, e parece que o que andámos a tentar poupar estas semanas em alimentação se vai estourar agora, no último fim de semana do mês. CÉUS!

Alguns truques:
- Faço lista em papel, e já disse lá em casa, o que não vai na lista não entra no carro de compras! 
- Já fiz a lista de refeições da próxima semana, de 26 a 30 de março (domingo a quinta), porque à sexta ao jantar comemos petisco rápido e ao fds fazemos qualquer coisa que tenhamos em menor quantidade**. E na lista de refeições da próxima semana já inclui algumas coisas que tenho em casa e outras que não tenho, assim já sei o que preciso de comprar.
- Marcas brancas obvio. Já nem olho para outras. 
- Vai ser preciso fraldas e leite para o bebé (mas será pago com o valor de abono deste mês).

Estamos a estimar começar a gastar 250€ em alimentação por mês. Estamos a rondar neste momento os quase 300€, é só regrar mais um pouco, e esta disciplina de ver o que há e cozinhar com isso está ajudar.

No entanto Março já vai com quase 100€ gastos e em compras pequenas, agora na compra grande deste fim de semana enfim.... tentar encaixar tudo em 150 a 170€ não vai ser fácil. Veremos como corre.


**-  Somos dois, e sempre que cozinhamos de semana temos de pensar em chegar para o jantar e o almoço do dia seguinte. Assim sendo ao fim de semana cozinhamos de refeição em refeição, então aproveitamos o que temos em menos quantidade para fazer em refeição única.


Dicas na cozinha:
- Quando a carne é pouca misturo cogumelos; (Fiz frango à Brás esta semana, e como é uma coisa que ambos gostamos muito misturei uma lata de cogumelos para tornar a refeição mais consistente);
- Quando não tenho ideias faço salada russa com douradinhos ou pasteis de bacalhau acompanhar; Ou mesmo para aligeirar uma lista semanal com algo mais simples e rápido;
- Olho sempre para tudo o que tenho (agora, começamos esta disciplina à duas semanas) e a minha mãe deu-me salsa, tenho um frasco de feijão frade parado à semanas, já estipulei na lista da próxima semana fazer pescada + ovo + atum em cebola picada e salsa e feijão + batata ... Algo que não me surgia fazer assim do nada se não tivesse a salsa a olhar para mim em água na bancada da cozinha. E é um prato que adoro e não faço muito. Para este prato por ex. já só preciso de comprar a pescada e há saquinhos a 3,99€ que nos garantem já a refeição.
- Aproveito tudo o que a minha mãe me dá, ovos, azeite, batata, quando temos, as do ano passado já acabaram, alface e tomate quando é época, frutas, alguma carne (esta semana deu-me peru, já vou aproveitar para fazer arroz de peru [como se faz o de pato mas usando o peru]. É bom viver no campo, acreditem! E dá um jeitão nesta fase.
- Sobremesas: Há sempre gelatina ou pudim, feito em casa e guardado em lancheirinhas pequeninas, que o namorado até leva para o trabalho. Poupo imenso em fazer assim, que comprar já feito.


Esta manhã enquanto me despachava passava na tv que o nosso Costa está a ponderar descer o IVA. Será que se cumpre?
Está insuportável sair de casa e fazer compras. Insuportável possa!

Por aí? Como se orientam?
Partilhem, podem ter ideias boas para completar outras

12 comentários:

  1. Olá,
    A minha dica é fazer compras uma vez por mês. Parece que dói, mas é aquele custo e pronto. Diariamente é o pão e semanal a fruta, tudo o resto faço ao mês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de março de 2023 às 11:22

      Também já pensei nisso, uma vez ao mês, a logística é que ia ser diferente, teria de pensar "muito à frente" e ia tornar-se mais complicado.

      Mas para quem consegue ótimo, é como dizes, só dói uma vez a sair da carteira :)

      Eliminar
  2. Bom dia. Infelizmente já nem a fruta nem os legumes se compram a bom preço, não é fácil economizar nem no básico, ter essa ajuda das hortas é ótimo, bem dito de quem a tem. Aproveite sim
    Cá por casa há sempre sopa feita, já se come menos de refeição principal, ao fim de semana já deixo coisas cozinhadas e depois é descongelar e aquecer, também faço listas de refeição, se há sobras de carne desfio tudo e faço uma cebolada carne lá para dentro e umas natas já é só cozer massa ou fazer um arroz, não temos filhos ainda por isso as contas são só para nós, mais fácil de gerir por enquanto.
    Boas poupanças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de março de 2023 às 11:23

      Excelente! Essa dica de carne em cebolada e nata, dá logo outra refeição e com gosto diferente.
      Sem dúvida que podemos inventar muito e cada vez mais o é necessário.
      Obrigada :)

      Eliminar
  3. Bem, nós gastamos à volta de 400€ por mês em compras e só somos dois. Juro que não entendo. E também vamos às marcas brancas e afins.
    Faço menus também. Junto muitos legumes à carne e faço-a render dias.
    E comemos muito vegetariano. Por isso, acredita quando digo que não sei como se gasta tanto!
    Mas mesmo com os preços mais baixos, antes, nós gastávamos uma fortuna.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de março de 2023 às 11:25

      Acredita que muitos preços também variam pela zona geográfica... e é como no comentário acima nós já nem a fruta e legumes apanhamos a bons preços, mesmo tentando fugir de carnes e coisas mais caras o dinheiro fica lá na mesma :(
      Olha enfim, coragem para nós!

      Eliminar
  4. O nosso Costa costinha não vai mexer no iva quer é baixar o preço dos produtos.......! Não sei se vai conseguir ter sorte junto do mercado de vendas. São livres nos preços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de março de 2023 às 12:24

      "Só faz sentido haver redução do IVA se tal se tiver correspondência do preço" Costa, 22/03

      Pois é, já fui ler sobre o tema e realmente é o que é...

      Eliminar
  5. Eu faço compras à terça e à 6ª feira. É um hábito ser assim
    .
    Saudações poéticas. Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de março de 2023 às 14:43

      É mesmo isso, estabelecer um hábito, desde que resulte é o importante :)

      Obrigada, um bom fim de semana Ricardo

      Eliminar
  6. Não costumo fazer compras do mês, vou fazendo ao sabor das promoções.
    A minha conta em supermercado (fora a do marido, q paga menos coisas) anda sempre acima de 300-400 €/mês (para 4).
    Quando vejo que há abusos (preços excessivos) em determinado produto só compro qdo voltar a ter um preço aceitável. Não comemos arroz, comemos massa.
    Nos últimos meses desisti de ter bolachas, chocolates e sumos em casa. Também já praticamente não bebo leite (nunca me fez mto bem), mas o meu marido não dispensa o Vigor. Desde que comprei a máquina do pão (antes da inflação, que agora estão caríssimas) passei a fazer em casa e misturo com farinhas dos meus pais, e até pizzas faço.
    Quanto ao IVA... Bem podem baixar, mas já se sabe que não vai ficar no bolso do consumidor final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x25 de março de 2023 às 11:21

      Também noto que bolos, bolachas e sumos levam parte do dinheiro da lista levam....
      Leite também já deixei de comprar, só para fazer doces mesmo...
      Sim, bem podem baixar sim, e alguns alimentos , pelo menos os essenciais até deviam ter era IVA 0%

      Eliminar

Por mim, já podia acabar Abril

Estamos a 19 de Abril, pouco mais de meio mês e eu já o podia era dar por terminado. Já tenho as contas e encargos todos pagos, mas: Ainda t...