segunda-feira, 20 de março de 2023

Salário disponível até ao fim do mês?

O meu telemóvel entrando no google mostra-me logo x noticias, em grande parte relacionadas com finanças, sendo que é dos temas que mais me interessa, logo me é "oferecido".

Encontrei esta manhã um artigo que dizia como ter dinheiro disponível após o dia 20 do mês.

Os tópicos abordados eram muito simples:

* - Saber exatamente quanto se ganha; 

(Salário+part-times+pensões, etc, etc)


* - Pagar todas as despesas fixas;

(mesmo que não se pague tudo ao mesmo tempo, somar todas estas despesas e saber o que representam em totalidade a gastar com elas - água, luz, tv, net, habitação, gás)


* - Retirar um valor para a poupança;

(O ideal, já sabemos e dizem os entendidos que, deve ser pelo menos 10% do salário liquido)


* - Definir um montante para gastos opcionais;

(Lazer, café, ....um gosto particular seja desporto, leitura, etc) Acho importante se ter algum montante definido para se poder aproveitar o mínimo da vida. 


* - Viver de acordo com as possibilidades;

(Depois de garantir a poupança, saber o quanto podemos usufruir do nosso dinheiro para nos satisfazermos em necessidades pessoais dentro do nosso limite).


Dicas e mais dicas. Que falo aqui tanta vez.

Eu já as coloco todos os meses em ação.

E por aí?


Boa semana 🌞

12 comentários:

  1. Cumpro com todos esses passos e tenho mais um, que me traz conforto e paz de espirito.
    Pego nas despesas anuais como IUC, IM, Seguro do carro, etc, e divido cada uma por 12. Todos os meses sai esse valor para pagar essa despesa para uma conta à parte. Quando chega o mês de pagar o IMI, por exemplo, não tenho de fazer ginástica pois esse valor já lá está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x20 de março de 2023 às 10:16

      Excelente!
      É realmente uma despesa fixa embora num mês preciso, ótimo método :)

      Eliminar
  2. Bem, acho que tenho fundo de emergência, reserva financeira, poupança e agora investimentos. Dívidas não tenho, excepto a casa.
    Nunca vivi acima das minhas possibilidades, muito pelo contrário. Prefiro ter e não mostrar, do que fingir que tenho e não ter nada.

    É verdade, privo-me muito. Demasiado se calhar. Mas não sei, sinto que não estou errada.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x20 de março de 2023 às 10:31

      "Ter e não mostrar, do que fingir que tenho e não ter nada", como concordo contigo Cláudia....
      Tanta mentira por aí à frente dos olhos...

      Mais vale ser que ter. Guarda sim, poupa sim e investe sim, errada não estás mesmo!

      Beijinho

      Eliminar
  3. Faço isso.
    Ganhe muito ou ganhe poupo, gasto o mesmo, o que muda é a capacidade de poupança. Não preciso de mostrar nada a ninguém. Compro o que preciso (tentando fazer boas escolhas) e detesto desperdícios, o ter só por ter.
    Aliás, conheço pessoas com bons ordenados que fazem compras mais ponderadas que pessoas com baixos rendimentos.
    O único vício que tenho é um café por dia. Mas, por enquanto, são 20 cent por dia.
    Digo muitas vezes que não aos meus filhos só para lhes mostrar que não se pode ter tudo. Têm de saber escolher e ponderar antes de comprar. Não podem comprar só porque é bonito ou só pq o amigo também tem. Já aturei muitas birras, mas prefiro as birras agora que ter ditadores no futuro . Às vezes compro, também merecem.
    Espero conseguir educá-los para serem adultos responsáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de março de 2023 às 07:40

      E deve ser mesmo esse o pensamento, em caso de aumento salarial ou outras entradas devia ser a poupança a aumentar não o nível de vida.
      Infelizmente muito poucos pensamos assim. Mas também sei que há quem viva no limite e não chegue para o básico.

      Sobre os filhos, espero ser como você, educa-lo financeiramente para saber fazer escolhas 😊

      Obrigada

      Eliminar
    2. É muito difícil ter de lidar com a birra/frustração. Mas, para bem deles, têm de aprender a aceitar o não. :)
      Ainda no sábado o mais novo, 6 anos, queria comprar iogurtes com fibra (caríssimos), porque são bonitos (e provavelmente nem gosta). Tive de explicar que ninguém tem problemas intestinais lá em casa e, pelo mesmo preço levava 8. :D

      Eliminar
    3. A teia dos 20 mais x21 de março de 2023 às 13:42

      Aí deve ser uma verdadeira aventura. Mas também deve ser compensador ver que compreendem e estão a desenvolver escolhas com a sua ajuda 😊

      Eliminar
    4. Por cá também educamos financeiramente.
      Quando vamos às compras dou por mim a vê-los a ver as letrinhas pequeninas das etiquetas: "Olha mamã, este é mais caro, mas fica mais barato!" hihihih
      Mesmo quando falamos das nossas contas, poupanças, pagamentos, falamos sempre junto a eles. Eles vão aprendendo a tendo noção de que temos de gerir bem o dinheiro que temos.

      Eliminar
    5. Sim, é uma aventura, de fazer cabelos brancos. :D

      Eliminar
  4. Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de março de 2023 às 07:40

      Já são aplicadas Ricardo?
      Obrigada

      Eliminar

Poupança de Maio

Para a poupança de Maio, fui buscar vários valores aqui e ali, que todos juntos, acabaram por me dar um bom total. Começo, assim, Maio a faz...