💰
Pois é, a ler o ano passado, encontrei uma publicação com o apanhado global de 2023 em poupanças, fi-lo a 19 de dezembro de 2023, e com isto consegui ver realmente o quanto tinha feito no ano, e sei que nesse valor eu não mexi, andei a fechar contas poupança e a abrir outras mas sei que o poupado não foi gasto, isso eu lembrava-me.
Já tinha andado a tentar encontrar esses números à uns tempos para fazer comparações entre um ano e o outro e só tinha encontrado aquelas publicações típicas de final de trimestre, mas só até setembro/23, agora encontrei o ano todo. E o quanto é bom, escrever e ter aqui, para rever.
Só assim, de análise muito rápida, em outubro/24 tenho mais do dobro poupado que no ano de 2023 todo. Não me admirei sinceramente. O ano passado, apesar de ter poupado em todos os meses do ano, tinha a perfeita noção que tinha sido um ano de gastos, foi o primeiro impacto da maternidade, o batismo... tive ali meses fracos e sei que foram por essa razão.
Fiz uma tabela de comparação, e vou ficar com ela daqui em diante para monitorizar as poupanças.
Não andei mais para trás nas poupanças porque não tenho registos, eu tinha um excel no telemóvel com esses apontamentos, mas perdi-o, então vou ficar mesmo com 2023 em diante.
- Motiva, em parte, ver números e totais conseguidos;
- O 2.º trimestre por norma (avaliando que tenho apenas 2 ano de comparação) é o melhor trimestre, acredito que é o reembolso do irs que se faz notar.
- Um mês deste ano já ultrapassou um trimestre completo do ano passado >> out/24 para o 3.º trimestre/23
- O total poupado são as minhas poupanças, sem juros, que são mais que o total anual de 2023+2024, porque trazia dinheiro de outros anos claro. Não muito, está visto.
- Em 2020 comprei o carro e gastei praticamente todas as poupanças que tinha, mas também não fiquei com dívida nenhuma. Comecei a viver junta. Foram gastos e gastos, eu sei, e está tudo bem, fico com pena de não ter mais registos reais, e digo reais porque se pegar em 2021 por ex. eu encontro notas aqui no blog de poupanças, mas foram poupanças que eu depois mexi, ou seja poupava mas se precisava ia retirar, isto aconteceu pelo menos 2x em 2021, levantar valor, por isso os registos que encontrar não estão certos. E essas poupanças estão fechadas, já não consigo ver extratos.
- Do mal o menos, que consigo ter aqui já 2 anos completos e ter por onde me guiar daqui em diante.
- Saber que entre outubro/23 e outubro/24 poupei e NÃO MEXI em 5.091,55€ é muito gratificante. É muito esforço e eu tenho de ficar mesmo é feliz, sim!
- O ano passado a poupança foi maior, eu poupei o part-time também, mas foi para gastar nas férias de verão, e por isso como foi gasto saiu do valor global das poupanças como é lógico. Mas conseguem ver que agosto também não poupei nada de jeito? Lá está, poupei os extras para as férias, gastei-o e ainda gastei o ordenado. Daí este ano optar por desviar os extras todos, assim vejo mesmo poupança e vejo resultados em os ter (aos extras). Também estive de baixa de maternidade, paga a 80%, então... tenho algumas justificações, apesar de me custar, um pouco, ver estes valores.
É uma grande diferença, parabéns mesmo
ResponderEliminarVerdade, obrigada
EliminarBeijinho e boa semana :)
3k a mais que o ano passado até aqui, é um esforço grande, isso ninguém te pode tirar
ResponderEliminarBjs, continua!
Acho que foi mesmo esse o marco, o esforço, e no fim compensa sempre :)
EliminarBeijinho e boa semana :)
Óptimos valores. Eu honestamente tento nem olhar muito para isso. Este ano o meu pai faleceu e só para legalizar a casa que era dos meus avós e que nunca ninguém quis ter o trabalho, já gastei perto de 6000 euros. Esse valor, a bem ou a mal, há-de ser dividido pelos outros herdeiros, que não se importavam com a situação e por eles mantinham a herança indivisa. Mas como eu quero deixar tudo bem para os meus filhos não terem problemas no futuro, quero deixar tudo resolvido, então tenho eu de adiantar o dinheiro todo e esperar que um dia o tribunal os obrigue a ressarcir-me...
ResponderEliminarOlá Inês,
EliminarTrabalho muitas vezes em processos que carecem dessas legalizações, acredite, dá trabalho mas muito trabalho mesmo, muitas vezes os clientes nem têm noção das voltas que temos de dar para por tudo ok, entre câmara/finanças/conservatória. São processos que custam caro sim, fora projectos de arquitectura e etc, ... mas sim, no seu caso, e havendo mais herdeiros esses custos têm de ser suportados por todos, porque nas mais valias todos vão querer aproveitar.
Beijinho, e que tudo lhe corra bem. Se tiver alguma dúvida mande para ateiados20maisx@gmail.com, que posso ajudar (de graça).
:)
Ui, obrigada! Não fazia ideia que trabalhava na área. Eu realmente já entreguei o processo a uma solicitadora e tenho um advogado a aconselhar (pelo menos esse é de graça!), mas parece que quanto mais se mexe no assunto, mas complicações se descobre e tudo atrasa, e tudo complica e desanima mesmo. Há uma das herdeiras que quer deixar tudo como está, mas por saber o trabalho e dinheiro que se vai gastar, mas que acredito que quando apanhar aquilo tudo legal e direitinho no papel, aí já passe a ter interesse no imóvel. E aí sim, ser-lhe-á apresentado o valor de venda + a sua parte dos custos de todo este processo e ela não vai gostar nadinha, mas nadinha. Ela é das que diz que não vende nem que o tribunal ordene, só para ver o tipo de pessoa que estamos a falar. Veremos. Mas obrigada por se disponibilizar a ajudar!!!
EliminarSim, trabalho na área, tenho muitos projetos desses (legalização), mas não ou advogada nem solicitadora.
EliminarTenho carradas de processos assim, antigamente deixava-se tudo ao Deus dará e agora quem fica com heranças tem tudo embrulhado, não é fácil. E acredite, não deve ser má vontade de quem tem as coisas nas mãos (os seus advogados), mas muitas vezes quando começamos a mexer é que percebemos mesmo o que lá está... e as voltas que os processos levam.
Já tive aqui casos de "meras" legalizações que quando fui a começar, tinha tudo desatualizado nas finanças, conservatória, sem processos camarários anteriores, enfim.
Coragem Inês, tudo a correr bem
*não sou
EliminarEu não duvido que estejam a fazer tudo o que possam. A sério que não. Mas uma pessoa queria resolver problemas para despachar assuntos e anda anos e anos nisto. E só para legalizar, depois da legalização começará a guerra com os outros herdeiros. Desmotiva, só isso. E neste caso o bem em si provavelmente nem vale o dinheiro que estou a gastar com o processo, mas só quero ver-me livre do "problema". E honestamente como me está a sair tudo do bolso, custa ver que pouco ou nada se poupa e o que se poupa gasta-se mais neste procedimento ou naquele. Enfim. Pelo menos tenho como pagar, não preciso de me endividar para isto e nem abdicar do meu conforto e qualidade de vida. Valha-me isso para consolo. E pronto, mesmo assim sempre poupo qualquer coisita...
EliminarOntem pelos vistos escrevi os comentários mas não apareceu nenhum -.-
ResponderEliminarÉ realmente um feito do caraças! Muitos parabéns! Mais do dobro é dose.
Eu como perdi tudo do ano passado, nem me lembro bem. Mas acho que estou +/- nos mesmos valores... Acho!
Beijocas
Cláudia - eutambemtenhoumblog
Obrigada Cláudia :)
EliminarTambém não tenho mais para trás, paciência, vamos olhando para os números daqui em diante, já é bem bom.
Beijinhos