quarta-feira, 19 de junho de 2024

Comparação: Certificado de Aforro ou Depósito a prazo

Olhando para as opções de poupança, que eu este ano, tenho feito temos:

  • Certificados de aforro e (CA)
  • Depósitos a prazo (DP)

Ainda a 17/junho meti 500€ num DP, e porque não optei por o colocar num CA?

Por ter feito contas.

Os 850€ que apliquei em 2024 em DP, dão-me até dezembro 9,83€, e os mesmos 850€ em CA dariam 7,65€, uma diferença de menos 2,18 €uros. 
Claro que com o avançar dos anos e os prémios de permanência os CA acabariam por apagar esta vantagem de 2,18€ por ano dos DP. Mas... olhar para mais e de modo diferente...

Para 2025 estes DP também já darão mais juros, pois vencerão 2 vezes, visto serem os dois a 183 dias. E dar-me-ão 19,66€.

Que não me  façam é falta e possam ficar assim, a dar entradas, mesmo que pouco, ao longo dos anos. E claro, que venham mais hipóteses de mais e novas formas de entradas a juntar a esta. Já será bom sinal.

💰

7 comentários:

  1. Está a dar um bom retorno!

    Eu como ainda não controlo os juros que ganho, excepto das acções... Ando meio à deriva :P

    Aliás, uma das duas últimas aplicações que fiz, acho que ainda não está a dar nada. Tenho ido ver e ainda tenho lá o valor inicial... -.-

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou o contrário xD faço as contas todas antes e já sei o que me ai dar.

      Ainda hoje fui à conta aforro ver se tinha "entrado" corretamente o juro que tinha apurado da aplicação feita em Março, e tudo okzissimo :)

      Beijinho Cláudia

      Eliminar
  2. Para investimento a longo prazo eu apostei nos CA, mas sim, só compensa a longo prazo!

    Gostei do blog! Vou visitar mais vezes!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, obrigada, sempre bem vinda :)

      Sim, a longo prazo compensa mais os CA

      Resto de um bom fim de semana para si

      Eliminar
  3. Só fizeste investimentos em Certificados de Aforro? Ou também tens Certificados do Tesouro?
    Lucia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia, só tenho aforros mesmo, o resto da oferta pública ainda não explorei bem, mas acho que tem juros mais baixos então, ainda vou ler, mas acho que não compensa tanto.

      Beijinho :)

      Eliminar

Declarar todas as nossas poupanças?

Tenho andando a pensar um pouco neste assunto, no facto de devermos ou não "declarar" todas as nossas poupanças? Ou seja, ter tudo...