quinta-feira, 13 de junho de 2024

As escolhas que tenho feito para poupar

Tenho-vos trazido aqui, constantemente, desde que 2024 começou os meus valores de poupança e onde os coloco. Que como todos têm visto, têm sido valores bons para quem não recebe sequer o ordenado médio neste momento a existir em Portugal. No entanto, como? como é que eu chego a estes valores? afinal digo que abdico, abdico, mas de quê?

É isso que vos trago hoje.

Para começar:

De mim para mim

Deixei de comprar tudo o que me agradava pessoalmente, como exemplo, perfumes, uso o Miracle da lancome, que nunca me fica a menos de 60€, assim passei a usar as ofertas que tinha por casa de aniversários e natais. Cremes tenho usado tudo quanto tenho por casa, mais uma vez ofertas de aniversários e natais, menos os do rosto, esses tenho comprado (e por falar nisso estou quase a precisar de repor). Roupa, comprava muita Salsa por exemplo, e mesmo agora estando à uns 4 anos sem comprar calças duram e duram e uso mesmo todas as semanas... lá está também a opção de comprar bom, mas cara e neste momento não justifica dentro dos meus planos. Livros, tenho sido bem mais contida, e desde que descobri que gosto de ler poesia tenho andado dentro desse género e conseguem-se muitos livros e bons abaixo os 10€. Não compro sapatos. Não compro roupa. Não compro acessórios. Alias, estou inclusivamente a livrar-me de muita coisa, roupa, calçado, malas e acessórios na Vinted, tenho em demasia. 

Não compro nada em duplicado. Se uso um protetor solar de rosto que já conheço e me adaptei, só compro novo quando acaba.


Lá por casa

A loiça do pequeno almoço, lavo junto com a do almoço, fica na pia, não incomoda ninguém e assim só lavo uma vez, menos água. Na eletricidade, já vos disse por exemplo que quando vou passar a ferro já tenho sempre previamente escolhida a roupa para passar e a que não se passa de lado, já tenho sempre cabides junto à tabua para pendurar o que é de cabide sem perder tempo. As luzes só se acendem quando já não há luz natural ou a da wc que não tem janela. A tv nunca está ligada sozinha, ou lá estamos nós a usufruir ou está simplesmente desligada. Aparelhos elétricos sem uso diário não estão ligados à corrente, como exemplo o aspirador robot.


Do geral

Quando saímos para passeios levamos lanche, no máximo dos máximos fazemos o almoço em restauração. Temos escolhido ir a sítios a céu aberto e que não tenham entradas pagas. Na alimentação tentamos sempre diversificar mas não temos grandes luxos.

***

No que noto mais impacto é nas compras para mim, o facto de reutilizar o que tenho, de dar uso ao que tenho acumulado nos armários, tem-me ajudado muito a controlar o dinheiro. E até tempo, porque já não me ocupo de ver o que há em lojas online, descontos e etc. Claro que se precisar de algo busco o mais em conta, mas não precisando não me ocupo, nem gasto. Tem sido um ano de várias aprendizagens, não apenas do "guardar" o máximo, mas de viver de forma diferente e mais consciente. Sorte a minha que sempre fui muito zelosa com as minhas coisas, e acreditem, ainda hoje uso roupa (casacos) que usei na universidade ... em 2010 ;)

18 comentários:

  1. Todas as vaidades têm custos, é como os vícios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, e "quem não tem dinheiro, não tem vícios",

      Cá eu, não tenho vícios para poder ter dinheiro :D

      Obrigada

      Eliminar
  2. Muitos parabéns pelo auto controlo!! Não é nada fácil. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se torna um hábito, até fica fácil de controlar, é mesmo um ganhar consciência.. :)

      Beijinho e obrigada, um bom fim de semana

      Eliminar
  3. Deixei de comprar roupa e acessórios só porque sim. A que tenho neste momento serve muito bem, e tenho de tomar consciencialização do roupeiro que tenho. Quando tiver que comprar alguma coisa, que seja algo mesmo funcional.
    Para as crianças aceitamos roupas usadas dadas por amigos e familiares.
    Também ando a obrigar-me a gastar tudo o que é de cosmética e produtos de higiene aqui por casa. É menos um gasto para mim, menos um gasto desperdiçado para o ambiente e é mais espaço nos armários.
    Para a roupa e louça uso as máquinas nas suas capacidades máximas. Há uma poupança comprovada da utilização da máquina vs lavar à mão (neste caso a louça).
    Reduzi bastante, bastante mesmo, as dosagens dos detergentes usados na lavagem da roupa. Uso as dosagens de acordo com a embalagem.
    Estendo a roupa à sombra, o que permite que a roupa fique macia quando a vou levantar e raramente uso o ferro.
    Marmitas e almoços e lanches sempre preparadas para o trabalho.
    Lanches dos miúdos (são 3) vão sempre connosco nos passeios em família.
    Faço sempre ementa semanal.
    Vou sempre às compras de lista em punho.
    Entre outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Beh!!

      Vou-me auto assumir como uma cópia sua.

      Sou assim exatamente também. A roupa do bebé também é toda de oferta e bem boa, só compro babetes, porque ele ainda baba muito (20meses).

      De resto tudinho igual a si.

      Obrigada pela partilha :)

      Beijinho e um bom fim de semana

      Eliminar
    2. P.s. e compro babetes porque ele usa uns 5/dia, de baba, mais 2 de refeição na escola, em casa tenho de laváveis na hora. E como usa assim 4/5 por dia de baba, tenho de ter sempre disponível e não é uma coisa tão fácil de receber em roupa usada. Ainda assim, louvo, quem me ajuda :)

      Eliminar
  4. Desde que fui mãe deixei de ter tempo/paciência para ir às compras (roupas e afins), então passei a gastar menos nisso. Também levo comida de casa. Só aí poupo imenso.
    Evito gastar dinheiro em coisas que não servem para nada ou de qualidade duvidosa, mesmo que seja "só" 1 euro. Prefiro pagar mais por uma coisa que vai durar alguns anos.
    A minha maior despesa é mesmo o supermercado, porque tem mesmo de ser. Compras pensadas, para não estragar.
    Bom fim-de-semana,
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, a minha maior despesa, a nossa aliás, é mesmo com a alimentação também. Tudo o resto conseguimos contornar e bem.

      Beijinho SM, Obrigada :)

      Um bom fim de semana

      Eliminar
  5. Gosto da maneira como escreves, simples, direta e com boas ideias...
    Também me considero poupada, mas com algumas falhas e se me esforçar posso ser melhor. Este género de posts funcionam como uma boa lembrança para mim. (Os comentários também ajudam).
    Já que vocês escreveram as dicas, eu acho que posso escrever as falhas, às vezes compro (por impulso) algo que ainda tenho em casa, seja um produto de limpeza, cremes entre outros. E realmente podia esperar (era o dinheiro no meu bolso e o armário mais livre).
    Em relação a comida, é raro ir comer fora, com exceção das ferias. Fazemos o menu, mas a maior parte das vezes não corresponde, fazemos sempre alterações. E se vamos os dois ao supermercado pior ainda, acabamos por ter mais refeiçoes planeadas do que as que precisamos. Também faço lista para o supermercado, mas trago sempre mais qualquer coisa.
    O forno também é daquelas coisas que ligamos sempre que nos apetece...
    O aspirador anda sempre... será que há necessidade de aspirar sempre que vejo uma "migalha"? Podia passar a mopa de vez em quando.
    E há mais... Preciso de me dedicar, pois grão a grão enche a galinha o papo.
    Bjs, Lucia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprar por impulso também era um dos meus problemas e maioritariamente porque "estava mais barato e tenho de aproveitar", mesmo sem estar a precisar... É um erro, descontos vão haver sempre, umas épocas mais que outras, mas volta e meia há promoções, é nisso que me tento focar agora e só comprar quando já não tenho ou estiver mesmo acabar.

      O supermercado é difícil, parece-me para todas nós, pois todas falámos disso. É onde mais facilmente se gasta acima do estipulado.

      É mesmo esse o pensamento, "grão a grão", para mim todo o pouco conta, mesmo!

      Beijinho Lúcia, obrigada pelo seu testemunho :)

      Eliminar
  6. O aspirador robot tem que estar sempre ligado à corrente, senão estraga a bateria e as baterias são muito caras. Eles não gastam muita energia e é daquelas coisas em que pensa que está a poupar e vai gastar bem mais. É só um conselho, mas também uma advertência, pois aconteceu comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pelo alerta, não tinha mesmo conhecimento,

      Muito obrigada, um bom fim de semana para si

      Eliminar
  7. Eu corto em refeições fora de casa. Não há cá cafézinho, nem lanches e almoços e jantares só nas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está e assim realmente consegue-se por alguma coisa de lado sim, temos de fazer cedências.

      Obrigada, um bom fim de semana:)

      Eliminar
  8. Já faço isso tudo e aliás, como sempre tentei seguir um estilo minimalista, nunca tive muita coisa de nada. Hoje em dia idem, nem sapatos, nem malas, nada. E não compro roupa aos anos.

    Cremes, quero ver se acabo com tudo o que tenho em casa, para libertar espaço e usar só mesmo um ou dois.

    Comida para a casa, até tenho controlado a coisa e acho que está a correr bem. Consegui fazer que o valor descesse.

    Livros tem sido o mais problema. Mas também só os compro em promoção e nada de muitos de cada vez.

    De resto, luz natural o dia todo.
    Aquecedores nem temos, para não gastar muita electricidade.
    Tomamos banho no gym, que ajuda a poupar água e gás :P

    Não tenho vícios, não bebo café.

    Comer fora é de vez em quando mas já vi mesmo que preciso de o fazer. Sem hipótese.

    De resto, já nem sei por onde cortar mais, a sério.

    Beijocas e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fazes bem mais que o básico, parabéns :)

      São excelentes medidas, e realmente o banho no ginásio deve ajudar muito a controlar os gastos em casa, fazem mesmo muito bem em aproveitar.

      Beijinho

      Eliminar
  9. Faço tudo como tu, a excepção foi em que tive de comprar muita roupa (preta) mas desde essa altura comprei em 2022 um vestido e o mês passado outro para ir ao casamento de uma prima. Já há tanta despesa "obrigatória" que as roupas e os acessórios para mim são isso mesmo ...acessórios.

    ResponderEliminar

Declarar todas as nossas poupanças?

Tenho andando a pensar um pouco neste assunto, no facto de devermos ou não "declarar" todas as nossas poupanças? Ou seja, ter tudo...