segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Semana 2 - do mês de Janeiro

Lá vamos nós para a segunda semana do mês de Janeiro, e eu apertadíssima com as contas, não quero, nem posso gastar nada além daquilo que é necessário e justificável para a casa ou saúde. 

Felizmente consegui parar uma tosse e um resfriado que senti a semana passada com maxilase que tinha em casa e xarope de cenoura. Sinto-me bem, então não irei ao médico.

Bom, já sabem, a ideia é durante os primeiros 3 meses do ano não gastar nada comigo ou em supérfluo e poupar o máximo dos máximos que conseguir.

Já passei para as poupanças 425€ este inicio de mês e espero juntar ainda mais na última semana. (Total de: Dinheiro que recebi no natal + reembolso da Seg social do subsidio de natal de 2023 em que estive de baixa + ordenado)

Da primeira semana de janeiro fiquei com 573,63€ para gastar. Sendo que de contas obrigatórias já só me restavam a água, gás e alimentação.

Pois que, mais gastos houveram desde a passada publicação e então vamos lá, à habitação, poupança Certificados, EDP, Vodafone, Combustível, MEO, Poupança reserva, despesas automóvel, da semana passada juntam-se novos gastos.


Desta semana retiro:

Combustível 10,00€ *

Raspadinhas 4,00€ **

Alimentação 59,93€ 

Artigos de casa 55,44€ ***

Manutenção unhas 13,00€

Portanto, mais 142,37€ de gastos. Assim fico com 573,63-142,37 = 431,26€ disponíveis em conta.


Falta: Continua em falta a água, gás, e certamente mais alimentação.


Notas: 

* - No combustível ao invés de colocar só os 40€ que falei a semana passada acabei por colocar 50€, assim dará com certeza para o mês todo.

** - Eu e a minha irmã mais velha temos o habito de todos os meses jogar 4€ em raspadinhas e no final do ano vemos quanto nos calhou (em 2023 foram 46€ para cada uma).

*** - Um eletrodoméstico que avariou e lá fomos nós repor.

Sobre a alimentação, 113,85€ em coisas gerais, nada de carnes e peixes porque ainda tínhamos. Num geral notámos tudo mais caro. Veremos como serão as contas quando precisármos de abastecer de tudo.

Sobre a manutenção de unhas... Podia ser uma conta a retirar, não é um gasto obrigatório de sobrevivência, no entanto vou considerar e deixar estar, porque ao ir retirar o gelinho que tenho para manter as unhas "nuas" pelo menos estes 3 meses de contenção ia gastar 10€, e assim gasto 13€ e mantenho-as arrumadas. 

13 comentários:

  1. Eu tenho sempre a sensação que o mês de Janeiro é interminável em termos de gestão de dinheiro, vá-se lá saber porquê!
    Sobre as unhas, tenho que voltar a arranjar as minhas, não acho que seja um gasto superfluo; esta semana percebi que faz parte do "cuidar de nós" e tem uma importância gigantesca na auto-estima!

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o mês de janeiro é gigante..... Ainda hoje é só dia 8 e eu só volto a receber no dia 30/31. Custa a passar mesmo.

      Sim, também acho isso, faz parte de cuidar de nós, além de que nos faz ter sempre o aspeto de mão cuidada não é? É menos um peso no cuidado.

      Beijinho Natacha, uma boa semana :)

      Eliminar
  2. São gastos conscientes, acho que estás no bom caminho. Cá por casa ainda não fizemos compras este mês e até tenho medo de sair à rua com esse fim

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um custo mensal do qual não podemos fugir infelizmente :(, e ainda me considero/nos considero, super contidos nas compras, mas não é fácil, a questão do iva ter voltado também acaba por fazer alguma diferença.
      Uns cêntimos aqui, mais uns ali e lá se faz a conta bem maior.

      Obrigada, uma boa semana :)

      Eliminar
  3. Boa tarde:- É preciso é saber poupar.
    .
    Deixando cumprimentos. Feliz semana.
    .
    Poema: “ Como não te amar “
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x8 de janeiro de 2024 às 15:58

      E cada vez mais :)

      Um bom ano Ricardo e boa semana :)

      Eliminar
  4. Eu juro que estou para ver a alimentação. Estou mesmo.

    Em relação às unhas, não acho um mau gasto. Andas sempre apresentável, duram o quê, 3 ou 4 semanas? Não te chateias com isso...

    A meu ver, é um gasto que é necessário vá.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente já nos estamos a habituar, a alimentação é mesmo o que mais pesa nas contas :/

      Duram 3 semanas :) vou manter sim

      Beijinho

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde. Não costumo comentar mas sigo o blog há alguns anos. Só uma questão, esse valor que apresenta para alimentação, ou seja os perto de 60 euros são metade do valor total/da família, certo? O seu companheiro paga a outra metade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, obrigada por acompanhar o blog e comentar também:)

      Exatamente, os valores que indico para luz, água, gás e alimentação são sempre apenas a minha parte, a outra é do namorado.
      Pagamos a meias:)

      Beijinho

      Eliminar
  7. Bom dia,
    Penso que se vai agravar mais em termos de custos, e lá está, o ordenado não acompanha este galopar crescente dos preços...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, também tenho essa percepção, vai ser um ano difícil, e com a questão de governo pior ainda.
      Veremos... Como nos vamos aguentar

      Beijinho e obrigada

      Eliminar

Compras do mês no Pingo-Doce (fomos experimentar)

Bom, éramos (e já vão perceber este verbo conjugado no passado), clientes do Continente, mas como vos contei, num passado fim de semana fomo...