quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Semana 1 - do mês de Janeiro

Uma das minhas pretensões para 2024 é não comprar nada para mim nos primeiros 3 meses do ano, e isso leva-me a dizer NÃO a tudo o que são vontades de ter/comprar sem necessidade.

Pagar apenas o obrigatório e indispensável à vida. Que no fundo são as despesas da casa, alimentação e associados.

Portanto a ideia é em 3 meses juntar o máximo que conseguir e estar no limite de gastos MÍNIMOS, e forçar-me mesmo, mesmo, a poupar o máximo, no limite dos limites.

Com isto, a ideia é em todas as primeiras semanas deste primeiro trimestre, janeiro a março, colocar os pagamentos em ordem, pelo menos das contas que possuo para pagamento logo no inicio do mês e deduzir logo aquelas que já sei que vão aparecer (ex. a meo no dia 14 de cada mês).


Desta semana retiro:

Habitação *€

Poupança - C. Aforro 126,26€

EDP 18,53€

Vodafone 13,00€

Combustível 40,00€

MEO 36,99€

Poupança Reserva 25,00€

Despesas automóvel 30,00€ **


Falta: alimentação, gás, água, pão e mais combustível certamente. Fiquei com 573,63€ livres de ordenado e 54,28€ em cartão vale de refeição.

Estou muito animada com este teste de limites. Quero muito ver quanto vou conseguir poupar de verdade nestes 3 meses. A ideia surgiu em 3 meses por ser um tempo "exequível" sem me privar de viver durante o ano todo. É tempo de inverno, nem temos hábito de sair muito ou fazer grandes planos nestas alturas. E quanto ao consumo pessoal, só me fará bem meter algum travão neste tipo de gastos, muitas vezes por mero impulso de ter.


Notas:

* - Não menciono. 

** - Vou retirar 30€ por mês para seguro e IUC, a pagar em outubro e dezembro, e tornar as contas nesses meses mais leves.

14 comentários:

  1. Eu, como é raro comprar coisas para mim e sinto que nem preciso, não me meto nessas coisas só por isso.
    Mas faço dias de gasto zero. É bom também.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ótimo, mas lá está, tu também já controlas bem a carteira e os ganhos e consegues ter o dinheiro ali sem mexer, isso é mesmo muito bom :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Such a good idea! Hope you have an awesome New Year!

    xoxo, MIDORI

    https://www.midorilinea.com/blogs/midori-linea/my-new-creative-outlet-for-my-daughter-hannah

    ResponderEliminar
  3. Acredito que te vás safar com bons valores. Desses 500€ que tens em caixa ainda, estimas poupar quanto? Mais uns 200?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x3 de janeiro de 2024 às 14:34

      Olá,
      Não tenho assim um valor palpitado, mas sim, gostava de conseguir, tenho poucas despesas já, mas a alimentação é sempre o mais incerto...
      Gostava de conseguir ainda mais de 200€, veremos se consigo :)

      Eliminar
  4. Boa tarde:- Votos de um feliz ano de poupanças
    .
    Feliz Ano de 2024 para si e família.
    .
    Poema: “ Amar tem o brilho das estrelas “
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ricardo, um excelente 2024 para si também e todos os seus :)

      Beijinho

      Eliminar
  5. Olá!
    Acho que vais no bom caminho. Com disciplina e vontade tudo se consegue.
    Bom Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá mãos de fada,
      Disciplina, com certeza essa é mesmo a chave :)

      Um beijinho e um bom ano

      Eliminar
  6. Já eu tenho que voltar a organizar os gastos cá de casa; ando completamente perdida e é uma sensação terrível! Não que faça despesas em excesso, mas chego sempre ao fim do mês sem saber ao certo o que foi gasto e em quê :(
    O teu plano parece-me muito bem pensado e tem tudo para correr bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Natacha,
      Uma casa consome mesmo muito do nosso dinheiro é impossível às vezes quando se termina um mês acreditar que se gastou tanto...
      Comece a tirar notas onde e quanto gasta, assim vai tendo uma ideia de onde pode ou não tentar reduzir :)

      Um beijinho e bom ano :)

      Eliminar
  7. Consigo ver-te a tirar daí uns 300 euros na boa. Só tens água e gás pelo que dizes, vendo o teu histórico de alimentação que tens partilhado não deves passar dos 200 euros a tua parte, por isso.... Eu acho que vais ter uma boa surpresa ao final do mês

    FORÇA!

    ResponderEliminar

Compras do mês no Pingo-Doce (fomos experimentar)

Bom, éramos (e já vão perceber este verbo conjugado no passado), clientes do Continente, mas como vos contei, num passado fim de semana fomo...