quinta-feira, 18 de maio de 2023

Reserva de emergência (6-12-18)

O que é?

Para que serve?

Quem deve ter uma?

De quanto valor?

Muito resumido temos:

O que é?

É uma reserva financeira.


Para que serve?

Fazer face a imprevistos pessoais, como uma doença, uma perca de emprego, danos materiais.


Quem deve ter uma?

Toda a gente!


De quanto valor?

No mínimo o valor de 6 meses de gastos. (Gastos: quanto precisamos para viver mensalmente, diferente de valor de salário ou de entradas mensais);

Máximo, entre 12 a 18 meses de gastos. Após este valor atingido pode começar-se a investir.

11 comentários:

  1. Podendo, conseguindo, é bom que toda a gente tenha uma reserva financeira.
    .
    Saudações cordiais e poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x18 de maio de 2023 às 13:49

      É que sem dúvida! E cada vez agradeço mais a educação que os meus pais me deram... saber poupar e gastar.
      Vejo cada situação que se fosse eu entrava em colapso.

      Obrigada, cumprimentos

      Eliminar
  2. ÉW sempre bom ter uma poupançazinha.
    *
    Quinta feira com Saúde, Paz e Amor
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x18 de maio de 2023 às 13:48

      Verdade Mariete, é que é mesmo!

      Obrigada, beijinho

      Eliminar
  3. Tenho uma poupança para emergências e outra para o futuro (troca de casa/carro e reforma). Se vivesse só com o salário entraria em stress ao mínimo imprevisto. Basta uma pequena avaria e puff lá se vai o salário! Os eletrodomésticos têm o dom de escolher os meses "perfeitos" para avariar. Às vezes até avariam aos pares.
    Fui precária durante alguns anos e cheguei a estar desempregada sem direito a subsídio. Abençoada poupança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x18 de maio de 2023 às 13:48

      É nisso que me foco, e se fico desempregada? sem entradas? é difícil, por isso faço mesmo questão de esticar ao máximo o meu dinheiro atualmente e poupar tudinho o que posso.

      Obrigada, beijinho

      Eliminar
  4. Muito bem, é isso mesmo.
    Eu tenho a minha, de alguns 3 anos :P maaaaas, em minha defesa, considero fundo de emergência, poupanças, tudo. Está tudo ali junto.

    E penso como tu, muito no futuro e tento também poupar o máximo que conseguir.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x19 de maio de 2023 às 12:16

      Três anos!
      Tão bom!!!! Muito bem, esse é o caminho :)

      Beijinho e parabéns

      Eliminar
  5. Por aqui estamos a construí-lo em formato de Certificados de Aforro. Estipulei um valor anual e cada vez que tenho o valor faço um certificado.
    Para as minhas contas eu uso o valor base de ordenado, que por acaso tem de ser atualizado, porque este mês recebi um pequeno aumento. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x22 de maio de 2023 às 09:06

      Certificados de aforro por aqui é o próximo passo!
      Não tenho acreditas?! Estou a pensar seriamente no assunto, como e quando construir aos pouquinhos.

      Beijinho e boa semana :)

      Eliminar
    2. Coloco todos os meses em certificados de aforro. No último ano nota-se bem o aumento dos juros. :) Queria diversificar, mas nos bancos os juros têm sido uma miséria.

      Eliminar

Instagram

À uns dias, estava eu deitada no sofá, naquelas horas livres que temos depois do bebé dormir, e estava a ver reels no instagram . Como gost...