segunda-feira, 22 de maio de 2023

Certificados de Aforro

PARECE IMPOSSÍVEL!

Mas... aqui a vossa Teia, não tinha nada subscrito no que respeita a esta "forma de poupança".

"Tinha" ... Porque agora vou ter!

Pois é, uma mulher dedicada às poupanças quase desde sempre, mas mais ativamente desde que fui estudar no ensino superior e me deparei com a realidade de me gerir sozinha economicamente.

Sempre focada na poupança bancária e no poupar o máximo que conseguir. 

Consegui poupar com um ordenado pouquíssimo acima do ordenado mínimo, em 3 anos, para a compra de um carro a pronto (+ de 10.000,00€), isto entre 2017 e 2020; consigo ainda hoje com um bebé poupar bons valores mensais (atendendo ao meu ordenado obvio!, que bem gostava de ganhar um pouquinho mais)

Mas,

Realmente nunca passei disto, de focar o meu dinheiro na minha conta poupança... Vá, tirando o investimento na Raize, com um risco brutal de perda sem responsabilização.


Tudo fala e com razão dos certificados de aforro:

- Têm a taxa de juro mais apetecível do mercado português (capital investido sem risco); 

- Capital garantido;

- Retêm já a taxa devida de IRS (não precisamos nós de andar a preencher na declaração anual)

- Juros maximizados por permanência do certificado; 

- Juros pagos a cada 3 meses; 

- Sem custos de adesão

- Mínimo de investimento: 100€ (e ao final de 3 meses já recebemos 0,63€!)


Perdi o "amor" ao dinheiro e fiz mil contas para perceber quanto dinheiro conseguia pegar "hoje" e colocar num certificado!

E consegui 350,00€

(Isto de dinheiro que ainda tenho em conta livre do ordenado a consumir em Maio, de dinheiro em casa que pude "desviar" e trocos que consegui agregar). Vida de poupador é mesmo assim, tudo, tudinho conta.

Fui ao simulador online, disponibilizado pelos CTT online, este: SIMULADOR ONLINE , e noto que ao fim de 3 meses com 350,00€ tenho ganho 2,20€, ao fim de um ano tenho ganho 8,90€. Na minha conta poupança nem aos 5€ chego, e gente!!! ACREDITEM!, na poupança tenho milhares, não apenas 350€.....!

Se é o que paga melhor a nível nacional, sem riscos, e ainda com incremento de prémios de permanência, não sei não.... Se não será aqui que vou focar as minhas poupanças...

18 comentários:

  1. Tenho que pensar nessa cena dos certificados de aforro. Elogio a sua capacidade de saber poupar.
    *
    Segunda feira com Saúde, Paz e Amor
    */*
    O meu coração quer amar-te
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x22 de maio de 2023 às 10:58

      Obrigada Mariete, esta cabeça tem de se entreter com alguma coisa :D há vícios piores,

      Beijinho :) e boa semana

      Eliminar
    2. Concordo na íntegra com a sua forma de pensar.
      Beijinho e uma semana cheia de felicidade.

      Eliminar
  2. Atenção só ao facto que não é totalmente livre de riscos. Há sempre riscos em investir, apesar de serem mínimos.

    O bom mesmo é já vir sem as mais valias. Menos uma chatice :P

    Eu tenho a mania de fazer Aforros em valores grandes, mínimo 1000€, para não depois 50mil Aforros de valores pequeninos, mas isso são pancadas.

    Estou sempre a usar esse simulador e deste-me uma ideia de comparação com as minhas acções! Eu em 4 meses, recebi menos que esse valor dos 2,20€, mas a verdade é que não comecei desde o início com esse investimento, por isso, ainda não é comparável. Tenho mesmo que esperar 1 ano para ver os valores em condições.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x22 de maio de 2023 às 11:17

      Compreendo a parte de aforros de valor grande para depois não teres 5 mil de valores pequenos, mas pensa.... se num ano subscreveres por mês 150€ vais estar a ganhar ao fim de 3 meses juros todos os meses e aumentas aí o teu valor de ganhos, ao final do ano podes levantar e fazer um único, percebes a ideia? não estás à espera de juntar 1000€ para aplicar e já estás a ganhar dinheiro em cima de dinheiro. A minha ideia vai passar por aqui!

      Beijinho

      Eliminar
  3. A minha poupança é toda em certificados, muito por influência dos meus avós maternos. Comparando a instituições bancárias não tem mesmo nada a ver, e na minha conta só tenho mesmo o mínimo porque o nosso histórico bancário conta muito para se necessitarmos de empréstimos futuramente.
    Boa semana para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x22 de maio de 2023 às 12:05

      Verdade, se não houver histórico bancário fica mais difícil, se bem que não garante nada, e hoje em dia tudo pior.
      Beijinho Ana, boa semana, obrigada :)

      Eliminar
  4. O meu marido tinha certificados com a idade dele, mas teve de os usar para pagar a casa. Agora têm duração máxima de 10 anos.
    Os meus primeiros certificado de aforro têm 9 anos. Também tenho certificados de tesouro (sem juro capitalizável) e de vez em quando vou recebendo os juros na conta à ordem.
    Se a taxa de IRS for inferior à taxa liberatória compensa declarar os juros no IRS (englobamento de rendimentos de capitais - categoria E). E assim recebemos os 23 % dos juros retidos. :)
    Bom investimentos!
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x22 de maio de 2023 às 12:06

      UAU! Com a idade dele? Bem... isso é que era!
      O meu avó paterno também tinha, aliás o único que conheci e bem forreta :D, também tinha a poupança dele bem diversificada e os certificados eram daqueles bem antiguinhos pois.
      Obrigada e igualmente por esses lados :)

      Eliminar
    2. O pai dele costumava oferecer certificados aos filhos nos aniversários. Agora oferece sempre alguns € quando os netos fazem anos. Os miúdos só vão saber quando forem maiores de idade.
      SM

      Eliminar
    3. A teia dos 20 mais x22 de maio de 2023 às 12:27

      Fogo, espectacular!
      Lá está, grão a grão e facilitou a vida do filho e ajuda agora na dos netos. Sem dúvida uma força financeira!

      Obrigada

      Eliminar
  5. Queria investir pelo menos 10 000 euros em certificados de aforro. Mas como fazê-lo quando os meus euros são iguais a água? Foge-me por entre os dedos, 😁😁😁
    .
    Cumprimentos cordiais e poéticos.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x22 de maio de 2023 às 12:07

      Assim é difícil Ricardo, tem de segurar um bocadinho, faça concha com a palma da mão :)

      Boa semana

      Eliminar
    2. Pode ir aplicando 100 € (penso que é o valor mínimo) de cada vez em certificados de aforro. Aos poucos vai conseguindo. :)

      Eliminar
    3. A teia dos 20 mais x22 de maio de 2023 às 12:28

      Exato, o mínimo é 100€/subscrição. E em 10 meses já teremos os 1000euros, depois é juntar só numa subscrição se assim o quiser :)

      Eliminar
  6. Eu tenho 2 ou 3 que os meus pais me fizeram quando eram pequena e não precisaram de usar. Depois há coisa de 3, 4 anos lembrei-me de utilizá-los para construir o meu fundo de emergência. E aos poucos e poucos lá vou todos os anos acrescentando um certificado e com ele uma etapa na construção do dito.
    Além disso dizem que é bom não ter os ovos todos no mesmo cesto.
    E este ano criei outro cesto a pensar na reforma e, quiçá, nos benefícios fiscais que podem daí advir. Vamos ver como corre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x23 de maio de 2023 às 08:55

      Verdade, é isso mesmo, não ter os ovos todos no mesmo cesto nem depender só de uma entrada. Não é fácil, mas vamos fazendo o melhor que conseguimos :)

      Beijinho e boas poupanças

      Eliminar
  7. Por acaso também esto a tratar disso, fui abrir conta ontem em PMS mas ainda não deve estar concluída a abertura e estou ansiosa para poder colocar lá dinheiro para os certificados de aforro.

    ResponderEliminar

Instagram

À uns dias, estava eu deitada no sofá, naquelas horas livres que temos depois do bebé dormir, e estava a ver reels no instagram . Como gost...