terça-feira, 2 de maio de 2023

Raize, a pedido da Lúcia

Fiz uma publicação onde fiz menção à Raize, uma plataforma portuguesa de investimentos. Consiste em emprestarmos o nosso dinheiro a empresas portuguesas. 

A pequena/média empresa solicita empréstimo à plataforma e os investidores/usuários da plataforma emprestam (ou seja nós - o povo).

A plataforma é apenas um meio de transação.

Imaginem um pedido de empréstimo pode ter 1000 investidores ou mais, consoante as frações estabelecidas.

Bom, eu já usei esta plataforma antes covid, é apetecível, pois tem empréstimos com taxas de juro de 8% e até mais. Muito melhor que nos oferecem os bancos desta vida, o único problema é que são de risco elevado. Se a empresa ao qual emprestámos o nosso € falir, tchau dinheiro, a Raize não se responsabiliza. E aliás isso é descrito nos n contratos da plataforma.

Consiste, no típico empréstimo, todos os meses recebemos uma parcela do valor emprestado + juros.

Agora com tudo mais calmo resolvi carregar a minha conta novamente e ir "estudar" a banca de ofertas, no entanto deparo-me com:

A Raize atualmente fica com 10% dos nossos lucros. Mudanças que com este intervalo de anos não notei, pois não estava atenta nem interessada.

Ora que, eu empresto o meu dinheiro, estou a assumir toda a responsabilidade de perda, pois em caso de falir de empresas a Raize não assume as nossas perdas, não nos repõe valores pendentes a receber, seja total ou parcial e ainda estou sujeita a retenção de 10% dos lucros que retiro em juros? 

A Raize só ganha mesmo, não tem qualquer responsabilidade sobre os empréstimos ou empresas a solicitar os mesmos, e ainda fica com o nosso lucro. 

Para já, até mesmo sem retirarem nada já é uma aflição, porque a qualquer momento podemos perder o empréstimo, e a reter mais valias pior ainda.

A Lúcia perguntou se a vender não vai perder dinheiro?

Do seu não Lúcia, porque vai vender pelo "valor que tem pendente" emprestado. Mas vai perder o juro sobre esse valor. Isso sim.

Ainda não retirei de lá o meu dinheiro, mas vou. Não cheguei a aplicar então é só fazer um levantamento normal.


ATUALIZAÇÃO: Acessei hoje à conta para levantar o meu dinheiro e eis que o aplicaram (parte dele) sem meu conhecimento ou autorização. Já coloquei à "venda" e agora sei lá quando serão aceites. É preciso não ter mesmo sorte nenhuma.

Esqueçam, é mesmo plataforma/conta a NÃO TRABALHAR.

8 comentários:

  1. Em tempos idos, já li sobre isso, houve uma Dª Branca que também funcionava mais ou menos assim, dessa forma. Claro que um dia fechou e, quem ganhou, ganhou, e quem perdeu perdeu. Hoje em dia alguém dá alguma coisa a alguém?

    Que a felicidade esteja sempre em seu coração
    *
    Poema de hoje:- Entrámos na Esfera Lunar
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x3 de maio de 2023 às 09:12

      Verdade, embora estejamos a falar de "investimento" e não de pirâmide, mas sei lá... na volta e vai dar tudo ao mesmo :/

      Eliminar
  2. Epá realmente.... Isso não se faz! Não podes fazer queixa?

    Ainda por cima ficam com 10%, assim é fácil fazer negócio! Tristeza.

    Boa sorte com isso!

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x3 de maio de 2023 às 09:11

      Enfim, ... esperar que me comprem o que está aplicado para poder resgatar o meu dinheiro.

      Eliminar
  3. Tem que desativar o tracker para não aplicarem o dinheiro automaticamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x3 de maio de 2023 às 09:11

      Já desativei assim que vi o € aplicado. Obrigada, não fazia ideia, era algo que antes 2020 por ex também não faziam, mesmo ativo o tracker quem tinha de fazer compra eramos mesmo nós.

      Mudou muito a plataforma, por isso mesmo vou mesmo desativar.

      Eliminar
  4. Obrigado pelo post.... temos mesmo de andar atentos.
    Eu também não sabia desses 10% até à altura em que li o teu post (lá está a falta de atenção da nossa parte e eles a lucrarem com isso)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x8 de maio de 2023 às 11:51

      Exato.. é mesmo o não estarmos atentos... e eles também não fazem muita questão de ser claros. Eu só soube em artigos de opinião sobre a plataforma.

      De nada, beijinho

      Eliminar

Instagram

À uns dias, estava eu deitada no sofá, naquelas horas livres que temos depois do bebé dormir, e estava a ver reels no instagram . Como gost...