terça-feira, 23 de maio de 2023

Dito e feito

Diz-se e faz-se.

O meu primeiro certificado de aforro está concretizado!

A abertura de conta tem sempre de ser feita fisicamente e é assim que obtemos o número de conta com o qual podemos depois abrir conta online no Aforronet e controlar os nossos investimentos pela web.

O meu primeiro aforro é no valor de 500€ (sim 150€ a mais que o que consegui juntar, pois pedi "empréstimo" ao mealheiro do filho e em Junho devolvo.) Tendo assim um valor mais redondo para começar, porque este INICIO eu não quero mesmo mexer ao longo do tempo.

O pretendido daqui em diante é ir aplicando todos os meses, o mínimo é de 100€/susbcrição, ainda não defini o meu valor mensal mas lá chegarei. E quando já tiver uma quantia boa, levanto essas subscrições + juros e junto tudo numa.

Não sei se é lógico para vocês, mas pensem que a ideia seria em Dezembro subscrever mais um aforro no valor de 750€, mas só começaria a receber juros em Março de 2024 😕. 

Se eu começar a "juntar" estes 750€ já em aforros desde junho quer dizer que, subscrevendo aforros no valor de 188€/mês de junho a setembro eu tenho os 750€ juntos + juros destas aplicações até dezembro, ou seja:

* Subscrição de Junho - Valor 188€ - Juros pagos em Setembro e Dezembro, no valor de 1,18€ e 1,19€

* Subscrição de Julho -  Valor 188€-  Juros pagos em Outubro, no valor de 1,18€

* Subscrição de Agosto -  Valor 188€ -  Juros pagos em Novembro, no valor de 1,18€

* Subscrição de Setembro - Valor 188€ - Juros pagos em Dezembro, no valor de 1,18€


Quer dizer que em Dezembro ao invés de subscrever um novo aforro de 750€, eu já tenho 752€ (meu aplicado) + 5,91€ em juros.

E isto só aplicando dinheiro em 4 meses, e estou a incrementar valor nas minhas poupanças, depois de receber os juros do segundo trimestre da subscrição de junho + juros da subscrição de setembro, posso levantar os 4 aforros, e juntar só num, não só 750, mas 757€ (vá que os 91centimos não entram).

Aí tanto trabalho por 7€? Mais vale estares quieta!

Pois, 7€ são 7€. E aqui tudo conta e é contado.


Nota: não esquecer de algo importante, nos primeiros 3 meses é impossível levantar-se a quantia aplicada, por isso, tem de ser dinheiro que de todo não nos vá fazer falta nesse período. 

24 comentários:

  1. Era preciso ires buscar dinheiro do filho? Não podias esperar pelo próximo mês, tanta ganância mata, só vêm dinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x23 de maio de 2023 às 15:10

      Bom, olá anónimo,
      Realmente estar na internet é estar sujeito a este tipo de reparos e opiniões, cá estamos,

      Respondendo,
      Sim, podia esperar por receber novo salário, mas sou mesmo assim, quando sinto faço, até porque já estive para o fazer anteriormente e depois deixo sempre para "depois" que nunca vem. Muita coisa se perde na nossa vida por isso mesmo. Ahm faço depois!

      Seguindo, bem como disse na publicação em Junho reponho o dinheiro no mealheiro do meu filhote, porque como bem deve imaginar, se quero ser melhor e ter mais a minha maior razão é por ele!
      Mais e melhor!

      De resto, passe bem.

      Eliminar
    2. Que comentário tão desnecessário....

      Eliminar
    3. Mas há alguma lei que proiba os pais de gastar o dinheiro dos filhos?
      É que se há estou tramada.
      Já paguei uma mensalidade da creche com o mealheiro do filhote. E, pior, não repus (fomos repondo na poupança mensal).
      Quando não tenho "roubo" moedas e pago passeios da escola com o mealheiro dos miúdos. Ups!
      Não têm trabalho remunerado, nem recebem abono, não me parece que sejam explorados.
      Enfim...
      SM

      Eliminar
    4. A teia dos 20 mais x24 de maio de 2023 às 10:52

      Eu sinceramente fico triste com estes tipos de pensamentos. E ainda eu escrevi que vou repor, porque sim, vou mesmo! e mesmo assim conseguem ser maus.

      E sim SM por aqui, o abono dele, o pouco que recebe é gasto com ele e nas coisas que precisa, não vemos problema nisso nem aceito julgamentos, o estado paga para isso mesmo, ajudar financeiramente a educação. E se um dia precisar ir ao mealheiro dele buscar para coisas dele irei, e ele vai até ser educado assim, se quiser muuuuito uma coisa, brinquedo por exemplo, a determinada altura vai sair mesmo do mealheiro dele, para ver que diminui o que tem, é assim que vai ser educado financeiramente. Nada cai do céu.

      Eliminar
    5. Não fique triste! Não vale a pena.... Há gente que só vem para cá dizer este tipo de coisas porque não têm de dar a cara....
      A minha família dá dinheiro nos aniversários e outros eventos para "comprarmos o que precisarmos". Normalmente esse dinheiro é junto no mealheiro de cada um. Mas e se precisar mesmo? Uso, né?! Faço mal? Não!
      Há muita gente que precisa mesmo destas prendas monetárias para vestir e calçar os filhos... não são piores pais que isso....

      Eliminar
    6. A teia dos 20 mais x24 de maio de 2023 às 11:55

      Exatamente, eu também penso assim, se é dado com o intuito de ser usado em algo que eles precisam é usar sim.

      Até ao momento nunca precisei de usar dinheiro que lhe tivessem oferecido e estou a juntar tudo, bem como juntei todo o pré-natal, porque me deram mesmo muita coisa!
      Mas sei que vou precisar lá na frente e sim vou usar, é dinheiro dele para ele, não para eu ir de férias ou comer gelados ao domingo à tarde.

      Beijinho e muito obrigada :)

      Eliminar
    7. Beh, também coloco as prendas em dinheiro no mealheiro, mesmo aquelas em que insistem que é para comprar um gelado/sapatos/calças. Só compro quando precisam e pago eu. Mas se precisar de moedas para beber um café (25 cent/dia, o meu único vício) "roubo" do mealheiro mais perto sem remorsos. :D
      Qdo os miúdos querem algo (e eu não concordo) digo para tirarem do mealheiro (depois esquecem-se). Mas hoje os 2 € que o mais velho levou para o passeio saíram da minha carteira.
      Têm de aprender que o dinheiro é de todos, só tem de ser bem gerido.
      SM

      Eliminar
  2. Decerto que o filho confia na mamãe e não se importou em emprestar os 150€. Ele sabe que serão devolvidos. Desejo-me a melhor sorte
    *
    Terça feira abençoada por Amor e Paz.
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de maio de 2023 às 09:06

      Olá Mariete :)
      Claro que não se importa xD, o filhote ainda não tem maldade nem rancor... aí estas pessoas, estas pessoas ...

      Obrigada pelo incentivo, beijinho e boa quarta-feira :)

      Eliminar
  3. Agora é continuar, têm ótimas taxas. Tudo a correr bem e não ligues ao negativo, infelizmente faz mesmo parte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de maio de 2023 às 09:06

      Isso mesmo! Agora é continuar!

      Obrigada pelo incentivo Ana, beijinho

      Eliminar
  4. Que tudo corra como deseja
    .
    Cumprimentos cordiais e poéticos.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de maio de 2023 às 09:06

      Muito obrigada Ricardo, que assim seja :) :)

      Eliminar
  5. Bem,tens as continhas todas feitas, mas o pessoal só se focou no dinheiro da criança. Até parece que foi roubado, oh santa paciência.

    Não fujas com o dinheiro, sim? xD

    Fazes muito bem. Neste momento, podes fazer isso, de levantar depois tudo e criar só um, mas antigamente, dos primeiros mesmo, compensava deixá-los lá, porque não venciam.

    Atenção só a uma coisa, vê bem a data dos levantamentos, se não, perdes os juros desse período. Parece-me que tens que levantar "às mijinhas" para ser sempre nos 3 meses de vencimento, entendes?

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de maio de 2023 às 10:24

      Olha verdade xD!! Parece que com 150€ conseguia deixar o miúdo num orfanato e dar a volta ao mundo a esbanjar tal irresponsável.

      Santa paciência mesmo...

      Ele que já tem quase tanto com a mãe xD, oh meu Deus.

      Humm, sim isso é verdade, teria de levantar aos poucos conforme vencimento sim, verei como farei ainda. Mas seja como for, sem dúvida que vou apostar mais nisto que mesmo na poupança bancária (que vou fazer crescer na mesma claro). Os juros compensam bem mais mesmo.

      Beijinho

      Eliminar
    2. É... não fosse o bebé precisar deles para comprar um telemóvel....

      Eliminar
  6. Vou seguir o exemplo... andava aqui a adiar, a adiar... mas acho que vou já na próxima semana abrir uma conta dessas.
    Mesmo com aquele dinheiro que andamos a poupar com um objectivo, faz sentido, não faz?
    Deixamos estar o tempo necessário, e depois no final levantamos, certo? Só não pode ser nos primeiros 3 meses.... Mas como perpectivo juntar mais de 1 ano..... acho que faz sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de maio de 2023 às 10:48

      Para mim faz todo o sentido Beh, até porque se estamos a juntar com um objetivo que não é para já já, estamos a fazer o dinheiro crescer um pouco mais e isso é ótimo.

      Fazes bem, toca a meter esse dinheirinho a fazer mais ainda.
      Sim, só não podes te todo mexer nos primeiros três meses, se decidires levantar ao 5.º mês por exemplo, também só terás lá os juros dos primeiros 3 meses, porque o calculo e a "caída" de juros é feita de 3 em 3 meses.

      Beijinho e obrigada

      Eliminar
    2. Não querendo abusar!!!
      Nós conseguimos dar nome às diversas aplicações que temos?
      Por exemplo tenho 2 aplicações de 1000 euros, uma consigo dar um nome e outra outro? Eu tenho de fazer essa correspondência num bloco de notas meu?

      Eliminar
    3. A teia dos 20 mais x24 de maio de 2023 às 11:57

      Não abusas nada Beh, pergunta à vontade,

      Eu aqui não sei responder ainda, agora estou à espera que me seja possivel abrir conta online na NETaforro, preciso de um código que é enviado por correio.

      Só nessa altura vou perceber melhor como gerir os aforros, mas a subscrição tem um número.

      Eliminar
    4. Beh, acho que não dá para nomear.
      Na página temos acesso a um extrato diário (e mensal) com todas as subscrições. Cada subscrição tem um número, data, valor total e valor unitário. Assim dá para identificar. Tbm são agrupados de acordo com a série emitida.
      Sempre que houver certificados a terminar ou juros para receber (de certificados de tesouro), aparece discriminado no extrato.
      Pode imprimir o extrato, ou guardar em pdf e anotar aí.
      SM

      Eliminar
    5. Muito obrigada pelos esclarecimentos :)

      Eliminar
  7. Em relação ao teu comentário lá no burgo, ainda bem que o tiveste.
    Acredita que sempre fui inundada com essa coisa do "chamamento" e sempre pensei que fosse realmente obrigatório sentir. Tipo o relógio biológico e assim.
    Ainda bem que desmistificaste isso!

    Beijocas
    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar

Fim do mês

Então, na sexta-feira eu tinha 142,39€ a sobrar-me de ordenado para viver o resto do mês... Tinha, 'tinha', ... que já lá vai. Noto ...