sexta-feira, 14 de abril de 2023

A normalidade da mater/paternidade

Pois bem ...

Hoje nem era para sair isto no blogue, mas é o que vou deixar.

Esta noite o nosso bebé quis conversar, e quis conversar à 1:30, às 3h e às 4:30h, conversar só, nada de choro ou birra.

À 1:30 fui eu, alimentei, acarinhei e lá ficou ele a descansar.

Às 3h não era fome era só vontade de brincar, quando me debrucei para o aconchegar melhor, abria um sorriso maravilhoso, acho que achou que já tinha dormido que chegue.

Às 4:30h pois que já era muito despertar ... e sejamos sinceros, depois de um dia de trabalho custa a todos um sono interrompido de hora em hora.

Levantou-se o namorado, o bebé estava só a conversar sozinho, provavelmente a chamar-nos ou a gostar de ouvir apenas os próprios sons e a descobri-los.

Trocou-lhe a fralda, aconchegou-o, mimou-o, alimentou-o e deitou para dormir. Eu cheguei a adormecer e acordar nesse meio tempo.

Isto é a vida real, custa ao dois, é responsabilidade dos dois, os dois quisemos ser pais.

Ele trabalha 8h/dia, tem 35minutos de viagem para ir e outros 35 de volta, está a fazer 2h a mais por dia por necessidade do patrão em despachar trabalho.

Eu trabalho 6h/dia (direito a -2h de amamentação/aleitamento), mas de manhã despacho-o para ir para a escola e vou buscar à tarde, faço jantar, mantenho a casa ok, já que o namorado saí as 7:15 e volta às 19:40h.

Tem de haver compreensão. 

Custa-me muito ver nas redes sociais, por exemplo, aqueles vídeos de pais que não são presentes. Que não participam. Imaginam o que é acordar de noite olharem para o lado e um filho vosso estar a sorrir de orelha a orelha só por vos ver? Por verem que estamos ali?

Quantos pais perdem isto? E quantas mães?

Ainda bem que cá em casa o nosso filho é cuidado pelos dois. Sempre. 

Por aí? a vossa experiência?

9 comentários:

  1. Por aqui não há experiência mas concordo a 100% que é assim que tem que ser. Não pela parte de ver sorrisos, etc, nunca associei a isso, talvez mesmo por não ter filhos, mas que é obrigação dos dois, lá isso é!

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
  2. O meu marido acordou muitas vezes durante a noite por causa dos miúdos (dois rapazes, com 3 anos de diferença). Só não amamentava (mas deu biberões). Também dá banhos, leva à escola, ao médico, adormece, ... É PAI.
    Mas mãe é mãe. E o complexo de Édipo está em alta lá em casa. Quando terminar começa a adolescência.
    Neste momento o pai só serve para dizer onde está a mãe. :D
    Vou ter saudades... mas que é cansativo é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x14 de abril de 2023 às 11:54

      3 anos de diferença :) tão bom!
      Também gostava de ter o segundo quando o bebé tivesse uns dois anos.
      Acho uma diferença de idades ótima para se acompanharem a vida toda. :)

      Sim, pais têm de estar em todos esses momentos sim, faz parte. "Mãe é mãe", confesso que sinto alguns ciúmes quando eles brincam sem mim :D, mas faz parte, têm uma ligação ótima.

      É cansativo, concordo, mas ter uma família unida é muito compensador.

      Obrigada :)

      Eliminar
    2. 3 anos é bom, mas estão sempre a discutir e a fazer queixinhas (muitas inventadas). Mas crescer é mesmo assim. Os meus irmãos mais velhos têm a mesma diferença de idades e era a mesma coisa, 2 anos depois nasci eu. Sempre quis três, mas acho que já não tenho coragem para tentar a menina. O mais novo já tem 6 anos. :)

      Eliminar
    3. A teia dos 20 mais x14 de abril de 2023 às 12:16

      Faz mesmo parte da idade e do crescimento. Se fossem paradinhos e calados era pior.

      A minha mãe sempre disse que criança se quer movimentada e a falar pelos cotovelos, é sinal de vida e é bem verdade :)

      Que engraçado, aqui somos 5 irmãos e eu sempre quis filhos com pequenas diferenças de idades 2/3anos porque tenho uma relação extraordinário com o que é "mais perto" de mim em idade, tem +2.5anos.

      Também sempre quis três, primeiro 2 meninos e depois uma menina, para que eles tomassem conta dela sempre, vá-se lá entender este pensamento, mas desde os meus 5 anos que digo isto :D, mas talvez faça como tu e me fique por dois.

      Beijinho e obrigada pela partilha

      Eliminar
    4. Tal e qual, apesar dos meus irmaos nunca me terem protegido. 😅 Um deles só não me rifou pq não pode, tinha mtos ciúmes. Tinha 18 meses qdo eu nasci.
      Também somos 5, sou a do meio. Cresci com 3 rapazes. Quando a mais nova nasceu eu tinha 17 anos. Acho que a vou adotar como filha e fico por aqui. 🤫
      Beijinhos

      Eliminar
    5. A teia dos 20 mais x17 de abril de 2023 às 09:16

      Tão bom :)) casa cheia por aí também portanto :)

      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  3. Ainda não temos filhos mas já conversamos várias vezes a respeito, e sinceramente só vale a pena ter filhos com quem queira ser conjuntamente competente e responsável.
    Um bom fim de semana para vocês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x17 de abril de 2023 às 09:17

      "ser conjuntamente competente e responsável", tal e qual! :)

      Beijinho e boa semana

      Eliminar

Aplicação Macadam

Conheci esta aplicação através da  Cláudia do blog aqui do lado . É uma aplicação que através de contagem de passos diários recompensa (conf...