quinta-feira, 20 de abril de 2023

20 de Abril... E já só 40,83€

Abril até tem passado rápido, aliás eu agora acho que todo o tempo passa rápido. Estamos prestes a começar o quinto mês de 2023, a vida acontece mesmo e passa realmente num piscar.

Tenho por habito apontar todos os meus gastos, todinhos mesmo.

Criei uma folha Excel no telemóvel e cada gasto é mais uma linha. Tenho o somatório de gastos e deduz automaticamente do valor em conta (como vivo ao mês, é o valor do ordenado). Assim sei sempre quanto ainda tenho por gastar.

Por norma chego ao final do mês e vou ver onde andei a gastar o meu precioso e verificar se no mês seguinte alguns desses gastos não podem ser evitados.

Pois bem, aqui estamos. 20 de Abril de 2023, 11 dias para terminar o mês e o resultado é mísero.

Tenho em conta 40,83€

Fui ver os gastos e tenho:

* Poupança

* Habitação

* Eletricidade

* Gás

* TV+net

* Telemóvel

* Alimentação

* Raize (plataforma de investimentos, mas vou resgatar o carregamento de conta, neste momento não é uma plataforma rentável e de confiança)

* Páscoa

* Artigos de casa

* Lazer 

* Moedas de coleção (moedas de 2€ de edição especial)

* Manutenção de conta (15,60€/trimestre. Sou maluca bem sei, tenho de arranjar alternativa a isto. 62,40€/ano para ter o meu dinheiro no banco????? Já é um roubo em que não se tem vergonha alguma)

* Filho


Olhando para a lista parece tudo "ok, são gastos normais", mas ali a alínea artigos de casa pode ser evitada, alias o que comprei não vou precisar novamente e são logo 52,85€.

E ainda me falta sair o pagamento do abastecimento de água... que também já é só o gasto que estimo e assim sendo destes 40,83€ provavelmente ainda consigo juntar qualquer coisa à poupança...

... a ver vamos.

15 comentários:

  1. Isto anda violento. Ainda à bocado tive uma conversa com o marido porque sinto que ele, todos os meses, precisa sempre de algo. E este mês nem 10% do ordenado vai juntar e não pode ser.

    E nem filhos tem, por isso imagino.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x20 de abril de 2023 às 11:20

      Acredita que é difícil, também já fui assim, de achar que preciso de a b e c todos os meses e na verdade não precisava nada...
      Foi antes de começar o blogue e os meus planos de poupança, mas nem 10% poupados é muito pouco sim :(

      Tens de lhe dar na cabeça :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. O dinheiro hoje em dia não dá para nada... É só ver sair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de abril de 2023 às 09:06

      Não é fácil, não havendo regra e ao preço que está TUDO na primeira semana de ordenado lá vai ele...

      Eliminar
  3. Com a vida cara como está muitas anotações a fim de que o dinheiro chegue, tem de fazer. Conseguir poupar alguma coisa merece o meu aplauso e elogio
    .
    Saudações cordiais.
    .
    Poema: “” Traições são trilhos sem nada ””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de abril de 2023 às 09:07

      E faço mesmo Ricardo, controlo tudo e tenho mesmo cuidado em não gastar "mal gasto", está difícil, mas fui educada com pouco, tudo se resolve :)

      Eliminar
  4. Não há dúvida que a vida está mesmo pela hora da morte!!! Credo!! Onde é que isto vai parar!!! 🤦‍♀️🤦‍♀️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de abril de 2023 às 09:07

      Está mesmo, é preciso cuidado e paciência... Uns meses melhores outros piores...

      Eliminar
  5. Peço desculpa pela pergunta mas fiquei curiosa: o que a leva a achar que a Raize neste momento não é de confiança?
    Pergunto porque também tenho lá algum dinheiro..

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de abril de 2023 às 09:10

      Olá Sofia,

      Estive a reler informação sobre a plataforma visto que desde 2020 que não trabalhava com eles, vendi tudo com a covid.
      Neste momento ficam com 10% dos lucros do investidor, e o risco continua todo da responsabilidade do investidor. Se perderes um empréstimo por falência eles não te devolvem nada nem tomam a responsabilidade, mas se "ganhares" os teus lucros e juros eles retêm 10%. Ou seja, só lá estão para o bem e ainda retiram percentagem do risco de investimento que faço.

      Vou mesmo retirar.
      Obrigada :)

      Eliminar
    2. Também fiquei curiosa acerca deste assunto... também lá tenho uma pequena poupança. Vou perder algum do meu tempo a verificar o que se passa com o meu dinheiro. Não estou muito atualizada, mas fiquei com a ideia que cada vez há mais falências.
      Podes fazer um post em relação a este assunto?
      Ao venderes não perdes dinheiro?
      Obrigado

      Eliminar
    3. A teia dos 20 mais x2 de maio de 2023 às 11:49

      Olá Lúcia,
      Sim, posso fazer publicação sobre isto sim.

      A venderes vais buscar o teu valor aplicado, não tens retornos de juros previstos. Vendes pelo "valor" atual que ainda tens por empréstimo.

      Eliminar
  6. Tenho menos à ordem, mas já estou perto do meu fim do mês.
    Mas este mês tive surpresas (boas e más). Agora tenho de repor algum dinheiro ao fundo de emergência, sem comprometer a transferência mensal para a poupança.
    Ontem fui ao supermercado e deu vontade de rir. Mesmo com iva 0 os preços continuam a subir.
    Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de abril de 2023 às 12:30

      O meu mês também está quase a fechar felizmente.

      Ainda ontem falámos disso em casa, a próxima vez que formos às compras estou para ver como vão os preços...

      Eliminar

Aplicação Macadam

Conheci esta aplicação através da  Cláudia do blog aqui do lado . É uma aplicação que através de contagem de passos diários recompensa (conf...