sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Segredos de poupanças

Na publicação de ontem a Cláudia comentou para que partilhasse o segredo de poupar como tenho poupado. E fiquei a pensar na resposta dela e se realmente tenho ou não algum segredo. 

E posso partilhar o seguinte convosco:

- Eu vivo de ordenado em ordenado, sempre fui assim. E não é no "à rasca", eu poupo no inicio de cada mês e depois vivo o mês, se por acaso me sobrar alguma coisa é poupança a juntar no mês que entra. O certo é que por cada ordenado que entra, eu zero sempre o anterior (mandando o que sobra para poupança), não fico com restos, e inicio assim novo mês só com aquele ordenado que acabou de entrar.

- Todos os extras que recebo é como se não existissem. O meu ordenado tem de chegar para as minhas despesas e poupanças. Lembram-se dos 700€ poupados em janeiro? Pois é, quase metade foram extras que entraram. Foi as prendas de natal em dinheiro, foi o valor acumulado das raspadinhas de 2023, e foi o subsidio de natal pago pela seg. social dos meses que tive de maternidade em 2023. Portanto, se podia ter comprado alguma coisa para mim e dizer "foi com este dinheiro"?, claro que podia, mas se não preciso de nada para mim não fazia sentido estar a gastar aquele extra só para dizer que é daquela recordação.

- Não temos grandes gastos com o bebé (ainda, pelo menos), o abono dele dá para as fraldas e leite do mês (já bebe 1-3 da mimosa e deixou a formula que era bem mais cara e aí o abono não chegava), e os legumes, iogurtes e frutas, metemos nas nossas compras sem pesar grande coisa.

- O que recebo de sub. de alimentação dá para a minha parte das compras de alimentação mensais, e esse sub. eu recebo num cartão de débito e é quase como se nem contasse com ele, pois só serve mesmo para a alimentação. Então o dinheiro liquido na à ordem é para as restantes despesas da casa, poupanças, carro e minhas pessoais, como vos mostrei em janeiro, tudo detalhado.

- Tenho-me controlado na impulsividade de comprar e ter. Tenho um filho, daqui a uns anos vai-me custar na educação escolar, lazer, hobby's dele e etc, tenho de aproveitar agora para poupar o que conseguir ou tentar manter as coisas em ordem e ter disciplina.

- Ajuda ter uma pessoa ao lado que não é consumista e que não se importa de abdicar de algumas coisas em prol de outras.

Eu própria também o faço.


||


A Cláudia perguntou ainda se nós comemos"?". Sim😂 E até comemos bem. E por falar em comida, este fim de semana é dia de irmos às compras  :| 

Compramos ainda coisas desnecessárias, como sumos (para ele), bolos, chocolates, batatas fritas de pacote... Sim comemos estas besteiras e claro que encarecem as contas.

Compramos um pouco de tudo também, carnes brancas, vermelhas, peixe é que é quase sempre o mesmo. Há épocas do ano que conseguimos ter ajudas da horta da minha mãe, como alfaces, tomates, cebolas, batatas... legumes, agora por exemplo, só mesmo as couves e brócolos de resto não há. É uma ajuda claro, não temos é sempre, e esta é uma dessas épocas, em que temos de comprar.


||


Acho que o segredo, se é que o há, é considerar que o dinheiro custa a ganhar, é preciso, principalmente nos tempos que correm, escolher muito bem onde o gastar. E estabelecer prioridades.

Por aí, há outros truques?

12 comentários:

  1. Eu os extras ou não uso, ou uso e poupo do meu ordenado. Por acaso este ano nem os contabilizei, usei-os, que ainda ali os tenho, e poupei da conta.

    Mas faço isso tudo.

    O meu subsídio é minúsculo! Quase que nem para 1 semana de compras dá, é uma vergonha. O do meu marido chega bem.

    Também não recebo os duodécimos. Mas quando recebo os subsídios, junto bem mais, claro.

    Essa ajuda do abono é fixe! Uma curiosidade, não sabendo o valor que é, usas tudo para pagar as despesas da criança ou usas só parte?

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha irmã também só recebe o minino no subsidio de alimentação, é uma vergonha é, não dá para nada. Eu estou acima disso, e é bom até, não me queixo.

      Sim, o meu ordenado "parece maior" por causa disso, dos duodécimos, por isso me obrigo a poupar mais por mês, porque não tenho essas recompensas do verão e natal.

      O abono é todo gasto com ele, se sobra é pouco e vou juntando e pondo na conta dele. Tudo o que oferecem esse sim, vai para as poupanças dele. É uma ajuda de estado para ele, então para nós faz todo o sentido ser gasto com ele de facto.

      Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  2. Eu também recebo por duodécimos, ambos os subsídios! Tivemos uma reunião para decidir, toda a empresa enfiada num escritório para decidir como queríamos e na verdade a decisão já estava tomada pela administração, foi uma pergunta com um ultimato na verdade. Ou sim ou sim, aceitávamos. Enfim. A mim dava-me jeito receber nas férias e natal, tinha e tenho encargos para essas alturas que eram pagos com eles

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já me habituei, considero o ordenado constante assim... é o que é.

      Beijinho e um bom fim de semana :)

      Eliminar
  3. Também sou assim.
    Não é por ter um bom ordenado que vou gastar mais. Mal recebo "limpo" a conta à ordem e os subsidios vão diretos para a poupança (sejam 200 ou 2000 €). Só deixo o necessário para as contas do mês.
    Compro o que preciso e quando preciso, de preferência a um preço justo (aproveito as promoções). Tbm evito o desperdício e o consumo de porcarias (comemos nas festas). Só temos um carro (não preciso mas até dava jeito), provavelmente terá de ser substituido no próximo ano. Tbm sei que terei de comprar um portátil em breve (e um telemóvel).
    Se os preços aumentarem ou tiver uma despesa inesperada, queixo-me, mas não preciso de cortar nada.
    Uma coisa é certa, nunca comprarei nada só pelo status ou o que for. Nem farei coisas só porque posso.
    E quero que os meus filhos sejam assim! Eles pedincham, mas só compro se precisarem.
    Bjs,
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso um bom balanceamento.. poupar é muito importante e precaver nos para situações inesperadas. Mas também que raio estamos cá a fazer se só trabalharmos e não gozamos?! Às vezes compro e gasto porque posso não porque preciso. Os.meus filhos sabem que não se pode desbaratar dinheiro mas também sab que cá estamos para mimos quando precisam. Vamos morrer e cá fica tudo.

      Eliminar
    2. Olá SM,
      Temos pensamentos muitos semelhantes. Também não sou nada a favor de se gastar só para "parecer". Mas são opções, acho que erradas não estamos :)

      Um beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
    3. Olá anónimo, 15:04

      Sim, e é isso que penso que abordamos nas nossas respostas, poupar para precaver situações inesperadas. Devemos todos fazê-lo, porque elas existem.

      O meu filho, ainda não sabe, que é bebe de 15 meses, mas saberá no futuro que pode contar comigo para tudo claro, mas é o balanceamento que fala no inicio. Tem de ter o seu peso e a sua medida.

      Beijinho e um bom fim de semana :)

      Eliminar
    4. Mas nunca deixei de gastar para poupar (pq fui criando uma reserva financeira). Aliás, neste momento nem acho que poupe, só coloco dinheiro de parte.
      Tento fazer um consumo racional, não pelo dinheiro, mas para evitar o excesso de consumo.
      Analiso a necessidade/qualidade e compro (ou não).
      Mas, claro, às vezes também compro só porque sim.
      Passar a andar de carro diariamente (tendo bons transportes) ou ir ao restaurante todos os dias só porque posso? Não.
      SM
      Bom fim-de-semana

      Eliminar
    5. Sou exatamente igual SM, não é porque posso que o faço sempre
      Beijinho:)

      Eliminar
  4. Olá! :-)

    Uma dúvida: dizes que todos os meses zeras a conta. Como fazes com aquelas contas grandes, tipo seguro do carro, revisão, etc...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá olá :)
      Estou a tirar 30€ por mês para despesas automóvel, ajuda nos meses do seguro, IUC

      Beijinho e bom resto de fim de semana

      Eliminar

Aplicação Macadam

Conheci esta aplicação através da  Cláudia do blog aqui do lado . É uma aplicação que através de contagem de passos diários recompensa (conf...