sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Dados de poupança portuguesa

Eu, que a minha pesquisa mais fluente é a poupança, sou bombardeada com essa informação mesmo até quando não pesquiso diretamente.

À dois dias só me apareciam noticias relacionadas com a amostragem (mil inquiridos) que fizeram sobre as poupanças dos portugueses.


65% consegue poupar mensalmente;

35% não (causa apontada: custo de vida Vrs salário baixo);


Dos que poupam:

27% poupa entre 50-100€/mês

24% entre 100-200€/mês

22% entre 200-500€/mês

17% entre 0-50€/mês

8% entre 500-1000€/mês

e 2% mais de 1000€/mês


Também ficámos a perceber que, pela amostragem, os homens (53%) poupam mais que as mulheres.

E é entre os 30 e os 44 anos que se consegue "poupar mais".


Sobre o homem poupar mais? Vejo várias causas, somos mais "escravas da imagem", se eles lavarem o cabelo com sabão azul fica bom na mesma, já o nosso... (quase irónica, mas é mais ou menos assim); tudo o que são produtos "femininos" são mais caros, mais apelativos, etc, etc... Não me admira este indicador.

Sobre o intervalo de idade que se poupa mais, sim, acredito, é onde se consegue estabelecer melhor posição laboral.

As percentagens de poupança... 35% de nós não poupam nada.. e dos que poupam, 17% só o consegue fazer até 50€. É um nó absoluto no pescoço dos portugueses. Dia após dia.

Fico triste e preocupada.

6 comentários:

  1. Somos dos países da Europa onde menos se poupa, sempre fomos e as novas gerações, as portanto que se deviam começar a interessar por essas questões são muito imaturas na idade, consequentemente estas taxas de poupança tendem a piorar. Se pesquisares sobre a % de quem poupa pelo menos 10% do salário vais-te surpreender, ou não, que provavelmente conheces esses índices também. E 10% é o mínimo que qualquer trabalhador deveria colocar em poupança mensal.
    Cumprimentos, André Brás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André,
      Sim, não passa os 10% da população que poupa, está nos 9 e qq coisa, salvo erro... Pouco, muito pouco mesmo.

      Obrigada, um bom fim de semana

      Eliminar
  2. Também poderá ser porque os homens ganham mais. Até acho, por exemplo, a roupa dos homens, mais cara que a nossa, por exemplo.
    Mas sim, há mais factores.

    Eu estou ali nos 22%, às vezes nos 24%. Mas mesmo assim, acho pouco. Mas o ordenado também é baixo.

    E acho que a amostragem foi demasiado pequena. Não mostra nem parte da realidade. Acredito que se mais gente tivesse respondido, os valores percentuais eram bem mais baixos.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      A amostragem é mesmo insignificante sim, para um tema como este.
      E pior, depende da zona do país onde foi feita também.. na minha zona estas percentagens iam todos descer.

      Beijinho, e um bom fim de semana

      Eliminar
  3. Ganhando pouco não há milagres.
    Quanto às diferenças homens/mulheres, por norma os homens ganham mais e, por outro lado, são as mulheres que costumam comprar coisas para os filhos e casa.
    Eu e o meu marido ganhamos o mesmo, mas eu sou mais "mãos largas" (de forma equilibrada). Ele deve poupar mais que eu.
    Mas não me posso queixar, estou bem posicionada nas estatisticas que apresentas.
    Bjs, SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá SM,

      Tinha em mente descrever isso também, dos homens ganharem mais que as mulheres, mas quando fui escrever esqueci -me. Verdade, ganham mais e também não são de gastar com coisas de casa, concordo plenamente.

      Beijinho, e um bom fim de semana

      Eliminar

Aplicação Macadam

Conheci esta aplicação através da  Cláudia do blog aqui do lado . É uma aplicação que através de contagem de passos diários recompensa (conf...