terça-feira, 20 de junho de 2023

Rotinas

Eu e as minhas rotinas, às quais dou tanta importância,

Uma permanente adaptação.

Um dia completo comigo:

Levanto-me ao mesmo tempo que o namorado (7h:00), que saí as 7h:15 de casa para trabalhar; 

Se o bebé estiver acordado coloco-o no parque dele (para brincar) enquanto tomo o pequeno almoço. Arrumo a louça seca do escorredor e alguma coisa que esteja fora do lugar entre a cozinha e a sala. Faço a minha higiene. Dou o pequeno almoço ao bebé, deixo-o a brincar novamente e vou-me vestir.

Isto tudo entre as 7h:00 e as 8h:00.

Visto o meu bebé e cuido dele até às 8h:30, hora que saímos para o levar à escolinha.

9h:00-12h:30 - Trabalho

Das 12h:30 às 13h:30 tenho horário de almoço, almoço descansada e arrumo depois o quarto; e apanho roupa se houver estendida. Trabalho a 2 minutos a pé de casa.

13h:30-16h:00 - Trabalho (redução de duas horas a respeito de amamentação/aleitamento a bebés até 1 ano)

E era aqui que queria chegar:

Das 16h:00 às 16h:30 treino em casa, exercícios de força com e sem peso. É meia hora que tiro só para mim, para cuidar do corpo e muito mais ainda da cabeça. É um fator importantíssimo nos dias que correm e eu acho importante ter este tempo sem peso de "ter algo mais para fazer".

A creche do meu bebe só permite a entrada dos pais e/ou responsáveis a partir das 16h:30, antes ia sempre a correr às 16h busca-lo, tocava à campainha e lá vinha ele no colinho de alguma auxiliar ou da educadora até à porta. Hoje em dia não, vou às 16h:30, posso entrar, ver o que ele está a fazer e a forma como interage com os outros. E em meia hora acreditem, consigo treinar muita coisa e principalmente limpar a cabeça e fazer a divisão de vida de trabalho para .

A parte final da tarde e do dia são basicamente:

Brincar um pouco com o meu filhote, colocá-lo a fazer a segunda sesta da tarde, garantir a sopa e fruta para o jantar dele. Esperar o namorado para lanchar-mos. Conversarmos um pouco sobre o dia de cada um. Preparar o jantar, jantar, dar banho ao bebé, tomarmos banho juntos e por fim sofá ou cama conforme o horário que nos despachamos.

Ao final do dia fazemos tudo juntos, se eu começo a adiantar o jantar, ele dá o jantar ao bebé, se eu faço uma coisa ele faz outra... Sempre foi assim, continua a ser e espero que se mantenha. Estamos sempre por perto.


E aí por casa? Como fazem?

Há pelo menos meia hora para vocês? Treinarem ou fazerem algo que gostem e por vocês apenas?

12 comentários:

  1. Acordo à mesma hora, mas para tratar de mim, medicar 5 minutos e começar a tratar da casa. Ainda dou uma vista de olhos pelas redes sociais.

    Vou trabalhar e fico o dia todo no trabalho. Saio às 18h e vou para o ginásio. Ou se for a casa, faço algumas limpezas e então depois saio para treinar.
    Mas somos só nós dois.
    E ele avança com o almoço do dia a seguir e o jantar é normalmente sopa e o que se fez a mais do almoço do dia seguinte.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de junho de 2023 às 09:09

      Às vezes, esses só, 5 minutos fazem mesmo toda a diferença no dia todo. É incrível como a nossa mente trabalha.

      Beijinho e bom dia :)

      Eliminar
  2. Não eras tu que adoravas tanto ser mãe? Já deixas o miúdo mais tempo na escola para ter tempo para ti?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de junho de 2023 às 09:15

      Por muito que coloquem o nome ou não, e fiquem anónimos, não conheço quem me comenta, mas fico sempre muito feliz quando vejo que tenho comentários no blogue. É sinal que estamos por cá, nos lemos uns aos outros e nos fazemos companhia :)

      Sim, em cima do adorar ser mãe e adorar o meu filho, telho-lhe ainda outro sentimento em cima, o amor incondicional, é sem dúvida a pessoa mais importante no mundo para mim, venha quem vier. E a relação de um filho nada, nada mesmo tem a ver com a dos pais p.e. que até aqui eram os meus mais preciosos.

      Mas à uns dias li uma frase que dizia algo do género, "o fruto não pode ser mais importante que a árvore" e é verdade, sem árvore não há fruto. Eu sou a árvore, o meu filho o fruto. Se eu estou bem, ajuda a que permita que ele também esteja.

      Eu sempre tive tempo para mim desde o nascimento, aliás já o descrevi por aqui algumas vezes, muitas vezes nem que fossem 5 minutos para passar um hidratante, cc cream e um rímel, mas sempre tive. E nos dias que não o fiz e nem me penteei e me mantive de pijama o dia todo (que sim, os houve), foi porque bem quis e entendi.

      Se podia treinar com ele em casa enquanto ele brinca? Podia e posso, mas a creche é a 2min de casa, posso muito bem ter 20 a 30 minutos para mim e depois me dedicar com atenção e dedicação total. :)

      Obrigada :)

      Eliminar
    2. É por causa de pensamentos iguais ao Anónimo que as mães estão exaustas. 30 min não é nada para a criança, mas faz um bem enorme à mãe. :)
      Não tenho esses 30 min e ando esgotada emocionalmente. Preciso de ser EU! E não apenas mãe, esposa, dona de casa e trabalhadora.
      Estou muitas horas com os miúdos. Sozinha? Nem a dormir.
      SM

      Eliminar
    3. A teia dos 20 mais x23 de junho de 2023 às 09:18

      Envio-lhe um beijinho de força SM, realmente as mães têm uma sobrecarga muito maior no que diz respeito a filhos, qualquer coisa é a mãe, lá vai a mãe, lá está a mãe.
      Isso de "preciso ser EU", compreendo, é preciso realmente tempo para nós e é por isso que tento ter esta meia hora, obvio que já estou o dia de trabalho sem ele, mas estou a trabalhar e não é o mesmo que ter 10/15 minutos para pensar, nem que seja só para isso.

      Beijinhos e saúde para todos :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de junho de 2023 às 09:15

      Obrigada Ricardo, um bom dia :)

      Eliminar
  4. Acho incrível quem com um bebé consegue ter tempo para si. E acho possivel caso não haja outros condicionantes. Tenho um bebé de um ano, mudei recentemente de trabalho e não tenho horário de amamentação (apesar de amamentar). Levanto-me as 6h30 horas para estar as 8h30 no trabalho (uma hora de deslocação) É o meu namorado que trata do bebé de manhã por ter um horário mais flexivel. Saio pelas 18h e chego a casa pelas 19h10. Tiro leite e vou a correr buscá-lo. O resto do dia é semelhante ao teu. Acredito que aqui o que faça muita diferença são o tempo que há em transportes pois rouba muito tempo. Estou inscrita num ginásio desde dezembro mas não consigo ir. Espero mais à frente encontrar uma solução. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de junho de 2023 às 09:19

      Talvez a mim o que ajude seja mesmo isso que falas, o tempo, eu trabalho a 2 min a pé de casa, e a creche também fica a uns 2/3min de carro. É tudo muito perto. Consigo sair às 16h em ponto e em meia hora treinar ou despachar sopas do bebé, adiantar o nosso jantar (casal), ou fazer qualquer coisinha por casa. É diferente.

      Porque não tens direito à amamentação? Mesmo o bebé já tendo um ano se amamentas o teu médico deveria passar atestado. :/ Que chatice.

      Tudo se faz, por eles vale a pena não vale?
      Muita saúde para vocês, e amor :) beijinho

      Eliminar
    2. Com a mudança de trabalho exactamente nessa altura confesso que não senti à vontade para o fazer, especialmente no tipo de trabalho que é e com a responsabilidade inerente. É como dizes, tudo vale a pena por eles e realmente temos todos condições diferenres e é irmos ajustando :) Acho importantissimo termos tempo para nós e espero conseguir arranjar. :)

      Eliminar
  5. Achei a tua rotina muito bem pensada, essa meia hora ao fim da tarde faz milagres pela tua saúde física e mental. Que continue tudo a correr bem, muita saúde e excelentes poupanças 😘

    ResponderEliminar

Instagram

À uns dias, estava eu deitada no sofá, naquelas horas livres que temos depois do bebé dormir, e estava a ver reels no instagram . Como gost...