terça-feira, 6 de junho de 2023

06 do 06 e quase 200€

Sempre poupada (Embora tenha tido uma época que gastava muito, muuuito, com roupa, calçado e acessórios e devido a isso, neste momento, tenho roupa para rasgar até morrer, se o meu corpo não mudar muito). Sempre dedicada (a tudo na vida - vida pessoal, familiar e laboral). Sempre teimosa, emotiva e de contas feitas com tudo e em tudo. (Detesto que algo me saia do controlo) e tanto que há que não posso nem devo controlar, tanto…

E desde que sou mãe, as preocupações com o meu controlo intensificaram-se. 

Eu preciso de estar bem, para dar o bem.  

Estou a educar, tenho de ser o exemplo e não a palavra. A palavra vale zero quando as nossas ações são contrárias. 

E como disse ali em cima, na minha breve introdução de apresentação, detesto que algo me saia do controlo, e cada vez regro mais e insisto para que as minhas finanças pessoais andem em dia e cobro-me todos os dias por gastos supérfluos. 

Mas tu não és de gastar - dizem vocês.

E não sou. - Digo-vos eu.

Mas imaginem, comprar um novo doseador de gel de limpeza para o lavatório, porque mudar os nossos espaços faz-nos bem e nos sentirmos bem com o nosso espaço pessoal e familiar é essencial, e depois de o ter feito pensar "tinha ali o antigo que servia para o mesmo, mal empregados 3€", - isto não aconteceu, não comprei doseador nenhum, mas serve de exemplo, esta culpa consome-me, a CULPA de gastar.

Adiante, estamos a 06/06 e

Já gastei 191,82€! (Aqui não está englobado o valor de renda - esse não mencionarei por opção) e imaginem!!!! Só com contas obrigatórias… 25% do salário mínimo gasto. Recebo mais é verdade, mas não muito mais e entristece-me olhar para o meu Excel (guardado com carinho no ecrã do meu telemóvel) e ver que já gastei praticamente 200€ em 6 dias do mês. 

Em:

* Luz

* Gás

* Vodafone - telemóvel

* Combustível 

* Mini preço (pequena compra de itens de limpeza do lar, antes das compras do fim de semana)

* Poupança (37,29€ - que já vos tinha falado AQUI)

* Quota da ordem profissional (trimestral)

Vêm o que quero dizer? Zero gasto em lazer pessoal ou familiar, nem o raio do doseador para o lavatório comprei, e lá se vão 200€, ainda me falta pagar água, meo (tv+net), fazer a poupança do mês, mais alimentação (ahm! a conta de alimentação não entra aqui porque eu recebo o sub. de alimentação em cartão multibanco de débito e gasto daí em supermercado), viver algum lazer, já só digo algum, mais isto e aquilo, e o dinheiro torna-se em nada.

Eu olho para a conta e vejo tanto dinheiro gasto já, em OBRIGAÇÕES, que fico triste e é algo que não controlo, nem posso. Nem sei se me estou a fazer entender, é que é difícil viver na conjuntura económica que temos aos dias que correm. 

Não vos parece que andamos sempre a contar o que temos na carteira? Ou então sou eu, demasiado preocupada.

Que chatice, para não dizer coisa pior que começa com m.

Estou triste hoje, pronto.

9 comentários:

  1. Ah mas sem dúvida alguma! Falo com algumas amigas e é o que todas sentem. Vive-se a contar tostões, vive-se sempre a ponderar se fazemos isto ou aquilo ou se se compra isto ou aquilo.
    É cansativo. E sou como tu, até me sinto mal por gastar € e acabo por não gastar!
    E quando gasto, é um stress do caraças.
    Mas precisamos viver. Se não, entramos numa espiral difícil de sair.
    Beijocas
    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x7 de junho de 2023 às 09:01

      É um desanimo completo :/

      Beijinho e boas férias para ti ;)

      Eliminar
  2. São necessidades, e felizmente temos como as pagar, é assim que penso para não me custar tanto, mas percebo perfeitamente ao ponto que queres chegar.
    É desesperador ver a vida que levamos.
    Tudo a correr bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou eu aqui em cima ^

      Eliminar
    2. A teia dos 20 mais x7 de junho de 2023 às 10:57

      Isso é uma grande verdade Ana, termos como pagar as nossas contas já é muito bom sim. E bem sei o quão aflitos muitos portugueses vivem... E só consigo lamentar ainda mais a situação atual.

      Beijinho, obrigada

      Eliminar
  3. Só faço contas perto do final do mês. Regra geral sobra sempre uns euritos para o mês seguinte.
    *
    Uma quarta feira com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x7 de junho de 2023 às 14:39

      Sobrar é sempre uma agradável surpresa :)

      Beijinho, bom feriado

      Eliminar
  4. Eu gostava de comprar uns miminhos (caros) para mim/casa e nem o faço por causa do sentimento de culpa. Mas lembrei-me de ir ao dentista colocar aparelho. 😒
    E a despesa do supermercado que não para de aumentar. Reduzir só colocando o pessoal a pao e água.
    Bjs, SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x10 de junho de 2023 às 12:47

      É essa a sensação que tenho também, reduzir só ficando a pão e água, considero que não comemos mal, mas sinceramente também não comemos bem bem, já nos restringimos de muita coisa... Não dá para restringir mais.

      E esse sentimento de culpa que é tão mau não é? Sabemos que até merecemos e depois deixamos sempre para depois ou ficamos a sentir que gastamos infundadamente. Detesto!

      Beijinho e bom fim de semana SM

      Eliminar

Fim do mês

Então, na sexta-feira eu tinha 142,39€ a sobrar-me de ordenado para viver o resto do mês... Tinha, 'tinha', ... que já lá vai. Noto ...