quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Quanto devia ter poupado/investido segundo a minha idade?

Gosto muito de na minha hora de almoço, em que estou sozinha por casa, ouvir no Youtube vídeos sobre finanças pessoais.

Pois que, na semana passada, encontrei um que descrevia uma fórmula matemática que me daria o resultado de quanto eu teria de já ter poupado segundo a idade que tenho.

A fórmula é a seguinte:

                                                                Idade x Renda anual / 10

A nossa idade a multiplicar pelo vencimento anual (ordenado mensal:760€, anualmente dá 9120€)

Ora que, peguei na minha idade 31, peguei num valor médio…. porque comecei a trabalhar em 2013 e o ordenado era bastante inferior, era injusto usar o ordenado de agora, 750€, e fiz-me à conta.

31 x (750x12) / 10

Ora que isto dá, 27.900,00€. Era este o valor que com a minha idade teria de ter junto, poupado, investido... 

Não achei descabido, não sei como raio os economistas etc etc chegam a estas contas, mas ajudam-nos a ter uma ideia de se vamos bem ou não, nesta história de economia pessoal e familiar.

Por aí? Estão perto ou longe do vosso resultado?


8 comentários:

  1. A mim deu 31,500€. Também fiz com 750€, porque já recebi bem menos que isto.

    E se este for um valor "mínimo", estou lá perto mesmo. Quando terminar de receber a herança, ultrapasso-o e é bom.

    Mas é complicado juntar € nos dias que correm, e não tenho filhos, por isso imagino.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom Cláudia!! Isso mesmo, continuar o bom processo até aqui :)

      É complicado sim, mas estás no excelente caminho.

      Beijinho

      Eliminar
  2. Não estou mal, mesmo assumindo o ordenado atual. Fico mais tranquila.
    Tive sorte com os meus pais que me incentivaram a poupar, não sou de gastar muito, nunca comprei carro (é do marido) e sempre morei em casas à medida do meu bolso (atualmente estava tramada).
    O meu filho de 6 anos, sempre que encontra moedas diz que é para juntar para carro e casa. :)
    Bjs!
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, toca aqui num ponto importantíssimo SM, o facto dos seus pais sempre a terem incentivado a poupar, acho mesmo que faz muita diferença.

      Também sempre ouvi os meus pais falarem de dinheiro em casa sem restrições ou às escondinhas. Isso formata a nossa cabeça para o realmente necessário e importante.

      A minha necessidade de poupar e ser controlada também veio dos meus pais, por exemplo.

      Que bom que o filho já pensa assim também, é porque lhe está a passar os mesmo princípios económicos.

      Beijinho e obrigada

      Eliminar
  3. Olá:- Sem dúvida muito interessante. Gostei de ler.
    .
    Saudações cordiais. Um dia Feliz.
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não tenho o valor que deveria ter para a minha idade poupado, porque comprei casa há 4 anos e foi preciso dinheiro para a entrada, e recentemente também amortizamos uma parte para pagarmos menos mensalidade por mês... Não é fácil, mas é o que é :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tens um investimento, a tua casa, é diferente e compensador também :)

      Tudo a correr bem :)

      Eliminar

Aos dias 7

É um dia especial para mim, todos os meses, porque foi o dia que o meu bebé decidiu nascer. Vocês sabem que eu criei aquela poupança no meu ...