quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Das perguntas (privadas que vos pedi)

Tinha-vos dito que podiam fazer, através do meu e-mail, as perguntas que quisessem ver respondidas aqui no blog, de modo anónimo, e aqui ficam as que recebi.

Sem julgamentos, aqui ficam.

Perguntas e respostas:

 Sobre finanças pessoais


1. Tens algum tipo de divida? Ou já tiveste?

Não tenho dividas, mas já tive. 

O meu último ano de faculdade foi pago por mim, através de um trabalho que tinha e de um empréstimo estudante que andei a pagar durante 5 anos após concluir os estudos. Não me arrependo, deu-me muitas lições na altura, primeiro porque quando o estava a receber era faseado por meses, recebia todos os meses um valor e tinha de o gerir bem com as questões de aluguer/alimentação/escola/transportes e etc's da vida inerente de estudante. Depois, na época de o pagar obrigou-me a gerir de outro modo, tive de me "forçar" a arranjar emprego rápido pois tinha já em cima uma grande obrigação, depois era o planear mensalmente para fazer os pagamentos e tentar pagar mais rápido e acabar antecipadamente o crédito (que consegui meio ano antes).

Ensinou-me muita da regra que tenho ainda hoje com o dinheiro.


2. Quanto dinheiro precisas para viver durante 3 meses?

Bom, isto são aquelas questões muito básicas que nós devemos saber logo as respostas não é? E logo eu que controlo cada cêntimo. Mas não, não soube responder de caras.

Fui fazer a conta, e preciso de 1.500,00€. 500/mês.


3. Nunca te vi falar da bolsa, porque não investes?

Não invisto realmente e nem nunca abordei o tema por questões de realmente desconhecer. Mas comecei a estudar o assunto este inicio de novembro através de um canal português no Youtube, quem sabe em 2024 não me aventure.


4. Poupaste no inicio do ano para as férias de verão, não recebes o subsidio nessa altura ou usas para reforçar as tuas poupanças?

Eu não recebo subsidio de férias em agosto nem de natal em dezembro, eu recebo por duodécimos todos os meses estes dois subsídios, portanto, parece que tenho um "bom" ordenado e afinal não...


6. O que é que consideras como urgência financeira?

Uma urgência financeira para mim é tudo o que me surja como despesa e eu não consiga pagar com o meu salário mensal a decorrer, por exemplo, um carro avariado, uma máquina de lavar roupa nova, por aí vai...


Sobre a vida pessoal


1. Pretendes(em) ter mais filhos?

É uma questão sensível. Sempre quis ter 3. Mas depois de ser mãe penso nisso com uma sensibilidade diferente, por questões emocionais mesmo. Não sei como será o dividir de amor de mãe, de atenção, de disponibilidade. O meu bebé é muito importante para mim, tenho uma relação com ele que não consigo explicar e não sei como seria eu nunca mais ser "totalmente" e só mãe dele. Ter o tempo só para ele. Não sei se me estou a fazer entender. Mas para já... não sabemos, se sim se não. Por um lado gostávamos muito, por outro queremos aproveitar muito e bem o nosso bebé.


2. És formada em que área?

Engenharia.


3. Quantos dias após o parto conseguiste fazer vida de casal? 3 meses após aqui e não conseguimos.

28 dias. Mas não se martirize a pensar numa data. Cada corpo é um corpo, e muito além disso a nossa capacidade emocional tem de estar muito "ok" e disponível para isso.

A disposição do companheiro ao ajudar em mimar e proteger influencia também. Cuidem um do outro, o resguardo pós-parto é muito sensível.


4. Já alguém pessoal te descobriu no blog?

Não, pelo menos que me tenham dito diretamente não, ninguém próximo de mim descobriu o blog ou o identificou como meu. 

4 comentários:

  1. Boas perguntas e respostas :)

    Venham mais que gosto destas coisas :)

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver vamos se vão aderindo, vou relembrando por aqui o e-mail de vez em quando :)

      beijinho

      Eliminar
  2. Em relação aquilo dos filhos, sim, por não ter mas poder querer e o tempo que isso implica estar fora, etc, etc...
    É o que é. :/

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não devia ser um fator eliminatório, sinceramente somos muito prejudicadas enquanto mulheres :(

      Eliminar

Compras do mês no Pingo-Doce (fomos experimentar)

Bom, éramos (e já vão perceber este verbo conjugado no passado), clientes do Continente, mas como vos contei, num passado fim de semana fomo...