quarta-feira, 17 de julho de 2019

RAIZE

Já escrevi sobre a Raize algumas vezes aqui no blog. Plataforma de empréstimo de dinheiro a empresas por parte de financiadores comuns. Eu sou uma dessas financiadora.
 
Ganha-se dinheiro é certo, mas com um risco tremendo. Decidi fazer a análise de reembolso aos 6 meses de uso da plataforma, que será em Agosto. Mas hoje ao atualizar a minha folha excel nestes investimentos, olhei para a coluna que nomeei de " % ganho juros", que não passa nada mais nada menos do valor de juros líquidos obtidos por empréstimo/valor investido.
 
 
 
Tenho empréstimos a serem pagos desde Abril, outros que só começaram a ser pagos hoje (o caso do empréstimo 8), e foi nesse que prendi a minha atenção. Comprei este empréstimo o mês passado, estava em cessão. No primeiro pagamento mensal atinge os 0,4% de juro liquido sobre o valor que investi, se é pouco? - podia ser melhor. No entanto, a minha poupança, aquela que tem os milhares de euros, rende 0,125% AO ANO. Falamos de produtos diferentes é claro.
 
Nesta tabela estão dados omitidos, porque a minha análise mensal é com nota de tudo o que entra, quer em retorno de capital, quer em juros, e passa pela seguinte tabela:
 
 
A minha ideia era ter 10 empréstimos aos 6 meses de utilização da plataforma, tenho 8 e não creio que vá adquirir mais algum, a não ser que surja algo em seção que o dinheiro que tenha disponível dê para comprar e seja á partida uma boa compra (risco e juro aceitáveis).
 
Até ao momento estes 8 empréstimos estão em ordem, todos pagos logo pela manhã dos dias acordados para pagamento.
 
A Raize, por mim, é para continuar a fazer parte das minhas apostas. A experiência tem sido positiva.
 
Nota: Não aconselho ninguém a investir na Raize, o risco de perda de capital investido é elevado, partilho apenas a minha opinião.
 
Nota 2: Ontem durante 1h deixei online uma das histórias da minha vida, entraram 27 pessoas nessa hora no blog, provavelmente leram. 4 vidas descritas em palavras, uma já partiu. Reverti a publicação para rascunho, e assim vai ficar. Quem lê-o e está indeciso em alguma coisa, avance. Quem lê-o e tem alguém doente, acompanhe e ame. Quem lê-o e se arrepende de algumas decisões do passado, deixei-o lá e encare o que vier. Quem não lê-o, não faz mal, faça tudo de igual modo. 

1 comentário:

  1. Nada mau. Espero que continue a dar frutos.
    A tristeza é essa, é que para conseguires também algum retorno como deve de ser, tens um risco de perda do caraças.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Por mim, já podia acabar Abril

Estamos a 19 de Abril, pouco mais de meio mês e eu já o podia era dar por terminado. Já tenho as contas e encargos todos pagos, mas: Ainda t...