quarta-feira, 17 de julho de 2019

RAIZE

Já escrevi sobre a Raize algumas vezes aqui no blog. Plataforma de empréstimo de dinheiro a empresas por parte de financiadores comuns. Eu sou uma dessas financiadora.
 
Ganha-se dinheiro é certo, mas com um risco tremendo. Decidi fazer a análise de reembolso aos 6 meses de uso da plataforma, que será em Agosto. Mas hoje ao atualizar a minha folha excel nestes investimentos, olhei para a coluna que nomeei de " % ganho juros", que não passa nada mais nada menos do valor de juros líquidos obtidos por empréstimo/valor investido.
 
 
 
Tenho empréstimos a serem pagos desde Abril, outros que só começaram a ser pagos hoje (o caso do empréstimo 8), e foi nesse que prendi a minha atenção. Comprei este empréstimo o mês passado, estava em cessão. No primeiro pagamento mensal atinge os 0,4% de juro liquido sobre o valor que investi, se é pouco? - podia ser melhor. No entanto, a minha poupança, aquela que tem os milhares de euros, rende 0,125% AO ANO. Falamos de produtos diferentes é claro.
 
Nesta tabela estão dados omitidos, porque a minha análise mensal é com nota de tudo o que entra, quer em retorno de capital, quer em juros, e passa pela seguinte tabela:
 
 
A minha ideia era ter 10 empréstimos aos 6 meses de utilização da plataforma, tenho 8 e não creio que vá adquirir mais algum, a não ser que surja algo em seção que o dinheiro que tenha disponível dê para comprar e seja á partida uma boa compra (risco e juro aceitáveis).
 
Até ao momento estes 8 empréstimos estão em ordem, todos pagos logo pela manhã dos dias acordados para pagamento.
 
A Raize, por mim, é para continuar a fazer parte das minhas apostas. A experiência tem sido positiva.
 
Nota: Não aconselho ninguém a investir na Raize, o risco de perda de capital investido é elevado, partilho apenas a minha opinião.
 
Nota 2: Ontem durante 1h deixei online uma das histórias da minha vida, entraram 27 pessoas nessa hora no blog, provavelmente leram. 4 vidas descritas em palavras, uma já partiu. Reverti a publicação para rascunho, e assim vai ficar. Quem lê-o e está indeciso em alguma coisa, avance. Quem lê-o e tem alguém doente, acompanhe e ame. Quem lê-o e se arrepende de algumas decisões do passado, deixei-o lá e encare o que vier. Quem não lê-o, não faz mal, faça tudo de igual modo. 

1 comentário:

  1. Nada mau. Espero que continue a dar frutos.
    A tristeza é essa, é que para conseguires também algum retorno como deve de ser, tens um risco de perda do caraças.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Concluir Maio, resumo do mês

Conforme publicação anterior, tinha em poupança 2.500,00€. Com o inicio de Junho já entrou o novo ordenado em conta e assim pude ver quanto ...