domingo, 21 de julho de 2019

Incêndios florestais

20/07/2019

3 dias e 2 anos depois dos grandes incêndios  de 2017.

Concelho de Sertã e Vila de Rei. Mais uma vez na minha zona geográfica. Mais uma vez o coração na palma da mão e a constante análise ao comportamento do vento. 

Estendeu -se a Mação. Santarém preocupa -se no rosto de quem lá vive.

Voltemos aos poucos minutos antes das 15 h! 4 focos de incêndio à mesma hora. Vendo o mapa do pequenino país à beira mar plantado, os 4 em linha recta. A cirene dos Bombeiros voluntários da minha freguesia não tinha pausas. Insistia em chamar todo e qualquer cidadão que conhecesse as operações, mesmo que de outros tempos. 3 só no nosso concelho. Como pode? Não conseguimos agir assim, não temos homens para 4 focos em linha ao mesmo tempo. 

São agora, 08:41h de domingo, estou FARTA! O céu encheu de fumo, anoiteceu às 6 da tarde, amigos aparecem nos meios de comunicação a salvar o que é seu, nós analisamos todas as hipóteses e esperamos que não chegue ao que é nosso. 

O presidente da Câmara de Vila de Rei falou à comunicação social, alguém o ouviu? Não, então aconselho.

É demais! Estou FARTA!

É fogo posto! E este não engana nem pode equivocar ninguém! É fogo posto. É claro. 4 focos em linha, 3 dentro da mesma corporação de bombeiros, 2 horas depois mais focos e focos em diferentes serras tudo dentro do concelho da Sertã. É Posto! Pela noite dentro conheceram-se dezenas de focozinhos. Só fez calor na sertã ontem? É fogo Posto! Centenas de hectares queimados em minutos. Sim, mato, Pinhal, eucaliptal, animais selvagens, flores e o cheiro de arder espalhado por todo o lado. 

😣 não consigo gerir isto. Chega a ser demais. Não me falem nas alterações climáticas, não me falem das linhas de média ou alta tensão de fornecedores de linha eléctrica, não me falem de tolinhos doentes da cabeça, não.... É organizado e é crime. 

Centro, novamente em castigo. 

4 comentários:

  1. E muito triste e preocupante. Estou longe com o coracao nas maos... os meus pais estao no concelho de Macao e ter poucas noticias e complicado. As ligacoes estao muito mas...
    E claro que e fogo posto como os dos anos anteriores.
    Forca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisa,
      Imagino a preocupação, estiveram sem comunicações grande parte do dia de ontem, hoje não sei como estão.
      O céu continua cheio de fumos, mas acho que o pior já passou :(… veremos como corre o dia de hoje, dão temperaturas muito elevadas 38/39º.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Os Bombeiros dos quartéis aqui da zona foram ajudar (Juncal, Porto de Mós) por sorte a minha sobrinha de 16 anos ainda não pode ir ajudar senão estaria com o coração a mil, mas penso que a minha prima que está nos de Ourém foi, ainda nem falei com ela...

    ResponderEliminar
  3. Já apanharam uns, mas nem sei se foram esses dessa zona.
    Efectivamente é demais e não consigo compreender.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Poupança de Março

Mais um mês deste calendário de 2024 a terminar, e não fui muito além daquilo a que me propus no inicio do mês a nível de poupança.