terça-feira, 29 de maio de 2018

% novamente.

Tenho lido muitas opiniões sobre a poupança em Portugal, interessam-me estes indicadores. Saber a média de poupança em 99 por exemplo. Sei que não acrescenta valor, mas gosto. Gosto de analisar estes dados. Evoluções ou retrocessos.
 
Ontem encontrei um fórum português onde perguntavam o que era considerado boa poupança para o trabalhador em Portugal.
 
Uma das respostas:
 
"Em relação à pergunta... Comparar ordenados diferentes é complicado... Por isso não falo em valores absolutos. Diria que um casal com casa para pagar, se poupar 33% do rendimento é bom. Com filhos, se conseguir chegar aos 15% também é bom. Alguém sozinho e a viver com os pais só a partir de um 50% é que esta realmente a fazer um esforço."
 
Estes valores vão ao encontro do que escrevi aqui. Eu sinto que faço um esforço todos os meses para ser melhor e melhor, mas se não chego aos 50% às tantas algo anda a falhar…

4 comentários:

  1. E então, quem vive sozinho mas em casa própria não existe? :) (já no outro post, os brasileiros que referiste não mencionavam essa hipótese... será que no Brasil só se sai de casa para casar? :) )

    Mas, sim, concordo em geral com os valores. Mais uma vez, porque é que ninguém me falou destas coisas há 20 ou 25 anos? Grrrr. >:(

    ResponderEliminar
  2. Se me permites o conselho (e tendo em conta o que li) não entres na paranóia das %. Só te vai stressar!! Acredita já passei por isso e não é nada agradável!!
    Pelo que dizes já tens uma percentagem excelente de poupança (tomara que a minha fosse tão boa), já tens a preocupação de poupar mensalmente um valor (que é muito importante), tenta também viver a vida. É importante para manter o foco e a motivação.
    Dou-te uma sugestão: se as tuas despesas ficam por 38%, coloca 50% do teu rendimento na poupança e deixa o resto para gozar a vida. Se conseguires ser consistente neste método, em menos de nada verás bons resultados e atingirás o teu objectivo.
    Boas poupanças!! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que permito a tua opinião :) A qual agradeço e muito. A partilha é sempre modo de aprender.
      E dou-te toda a razão. Vou neste momento poupar 50%, o que me sobra dos 38% vou vinvendo o resto do mês, se conseguir poupar mais, se não conseguir, tenho garantido os restantes 50%. Já é muito bom :)
      beijinho

      Eliminar

Poupança de Março

Mais um mês deste calendário de 2024 a terminar, e não fui muito além daquilo a que me propus no inicio do mês a nível de poupança.