sexta-feira, 5 de julho de 2024

Resposta a um comentário anónimo

Recebi um comentário que me perguntava basicamente:

** Se a poupança segurança que vou fazer agora, esta, tem os juros superiores aos depósitos a prazo? E se não tiver, porque não apostar nos DP se são de período reduzido e posso nem precisar deles, e sempre ficam a render mais. **


É destes comentários que eu gosto, que me metam a pensar e refletir.

Obrigada desde já a quem o fez.


A ideia desta poupança é juntar 3.600€, 600€ de gastos/mês (a minha parte das contas), fazendo assim uma reserva para 6 meses.

E decidi apostar nela só a partir de setembro, pois em agosto não poupo, e até julho queria mesmo, mesmo estar focada em bater os 7mil.

Agora, com a data a aproximar-se já tinha pensado em meter lá só 2 mil euros num total, porque já é um bom valor e já me safa provavelmente de alguns contratempos que possam surgir. Porque realmente pensei na taxa de juro, que é de 1%, e que estou neste momento a apostar em soluções que me trazem mais e as podia aproveitar.

Depois deste comentário fiquei ainda mais a pensar neste assunto... Claro que juntamos sempre a pensar no amanhã e no "posso precisar, imprevistos acontecem", mas também nunca esperamos que aconteçam, nem sabemos como, nem quando. E realmente os DP que tenho andado a fazer são de prazo a 6 meses, embora que se os quiser levantar eu posso fazê-lo, perco é os juros na sua totalidade. Têm uma taxa para já de 2,9%, em comparação à poupança, é já uma boa diferença.

Então anónimo, se a minha cabeça já estava meio virada a pensar nesta poupança, agora ficou ainda mais. 😉

Não sei para já como vou fazer, se realmente me foco em obter lá estes 2mil o mais rápido possível, se vou lá pondo pouco a pouco todos os meses e me foco em produtos mais vantajosos........... Brrr, não sei.

Até porque, estes DP vão descer novamente, quase de certezinha... 


Mas,

A poupança capitaliza os juros, ou seja vai ficar a pagar juros novos em cima do investido+juros antigos;

Os DP não, os juros vêm para a conta à ordem, embora depois os aplique em novas poupanças.


Então, 

há aqui que pensar nesta causa. E no que vou fazer. Até Setembro acho que tenho tempo, depois da decisão partilho convosco. 


4 comentários:

  1. .Elogio quem consiga poupar nos dias que correm
    .
    Saudações poéticas e amigas.
    .

    ResponderEliminar
  2. É assim, apesar de eu também ter essa poupança para eventualidades, a verdade é que elas estão todas juntas.

    Acho que 6 meses passam rápido e não perdes nada em colocar já o dinheiro. Porquê? Porque rapidamente juntas mais valor. Dificilmente vais precisar, no imediato de 3600€, apesar de ser tudo uma incógnita, claro.

    Também de certeza quase absoluta, se precisares de dinheiro assim urgentemente, tens outros sítios onde o ir buscar.

    Beijocas e bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é verdade, a precisar mesmo tenho ondo o ir buscar, muito felizmente.

      Vou vendo, é uma questão que tenho de pensar, para já acho que vou por mesmo menos que os 3.600

      Beijinhos, um bom fim de semana Cláudia

      Eliminar

Início de mês... Início!

08 de Julho, Exatas três semana e meia em falta para que termine o mês. 210,97€,