sexta-feira, 1 de março de 2024

Uma reflexão... pessoal e financeira

Com o fechar do mês de Fevereiro, que publiquei ontem, é tempo de olhar para Março, que inicia hoje e evidentemente tem já custas fixas.

E pensar que, destas custas, algumas serão comigo, mas necessárias para que me sinta bem também, unhas, manutenção de madeixas... aí, aí, aí.

À uns dias li um artigo que dizia para não pagarmos as contas todos logo no primeiro dia de ordenado porque íamos ficar logo "com pouco dinheiro" e desmoralizar. E agora? Concordar ou não?

Olhem, 

A minha opinião divide-se um pouco, isto porque, realmente pegando no dinheiro e ao pagar as contas (conhecidas à priori) logo mal se recebe é o que eu tenho feito e acabo por ficar triste por ver que depois de retirar tudo o que preciso pagar fico com "tão pouco". Por outro lado, é isso que me tem ajudado a poupar mais e melhor, porque fico desolada com o pouco que fico e não gasto com pena de já ser tão pouco.

Há aqui uma dualidade,

O lado: Eu pago e fico com o que sobra, pouquíssimo, e fico triste e desmotivada;

E o lado: Fico descansada das minhas obrigações.


Isto é bom e mau. Bom porque consigo atingir a meta de ter as contas todas em dia e de ainda poupar e mau por me sentir uma pobre, parece que não tenho descanso e ando sempre a contar os cêntimos, mesmo os cêntimos não estou a exagerar.

7 comentários:

  1. Olha, eu tirando os débitos directos, que remédio, pago normalmente no último dia que posso. A tv de casa, por exemplo, é ao dia 4, às vezes pago ao 5.

    Porque eles a terem lá o dinheiro logo cedo, é só a render para eles e por isso, na na.

    Nem nunca pensei em mais nada. Porque eles para devolverem o que quer que seja, também demora.

    Mas eu entendo perfeitamente.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja me ocorreu fazer isso, pagar só no limite da fatura, mas isso obriga a várias datas :|, mas realmente pagar tudo logo no dia 1 fico sem nada na conta :(
      Triste

      Beijinho Cláudia, resto de bom fim de semana

      Eliminar
  2. Bom dia!
    Se é para pagar que seja!! é se não é meu trato do assunto. Não gosto da politica do ultimo dia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é a dualidade que descrevo na publicação, dá-me descanso ter logo tudo pago e o dinheiro todo separado para os fins que tem em contas, mas confesso também que depois fico triste, porque realmente sobra pouco, mas pelo menos sobra não é...

      Ver as coisas boas, onde as há
      Uma boa semana :)

      Eliminar
  3. Só fico desmoralizada se for algo extra, tipo multa ou avaria. Se for uma conta habitual não me chateio. Tem de ser paga! :)
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí sim! essas surpresas extra, nem pensar, pioram tudo... Faço de tudo para que não me calhem :D

      Beijinho SM

      Eliminar
    2. Sou eu,
      A teia dos 20 mais x

      :)

      Eliminar

Compras do mês no Pingo-Doce (fomos experimentar)

Bom, éramos (e já vão perceber este verbo conjugado no passado), clientes do Continente, mas como vos contei, num passado fim de semana fomo...