domingo, 18 de agosto de 2019

Voltei.

Ai agosto, agosto 😊
Regressei, as férias terminam hoje. Foram boas, muuuito! Deu tempinho para tudo o que tinha planeado fazer e para o descanso que esperava também ter.
A vida são ciclos, está na hora de começar outro. 😊 Para quem ainda está ou estará de férias, aqui fica o meu desejo de que sejam boas e alegres 😊

Ontem, tal como logo no início das férias houve um jantar de família materna, com uma tia que é, desde à uns anos, uma referência para mim, em praticamente tudo. Não foi sempre assim, como é lógico nem sempre me interessei ou liguei ao que ligo de momento. Mas no agora, ou de à uns anos para cá, respeito-os muito por diversos factores (ao casal de tios - tia materna mais marido). 
São casados à mais de 30 anos. Têm 2 filhas. Viveram no estrangeiro e deixaram para trás a educação das meninas entregues aos avós. Lutaram em terras que não conheciam para construir em Portugal uma casita aos poucos. Chegaram a dormir em cima de mantas colocadas estrategicamente em cima da terra batida, ainda sem acabamentos, porque a casa ia em paredes e telhado só. 
Iam e voltavam, até voltar de vez. 

Chegaram e continuaram a construir-se enquanto casal e enquanto família. Para onde o tio fosse a tia ia, onde ela quisesse ir ele ia também. Sempre assim foi. Era preciso pão, iam os dois. Nem gostavam que fosse de outro modo. Respeito-os e admiro-os por isso. São um casal de muito respeito, e cumplicidade.

Ontem, disse ela, " estamos numa idade que temos de começar a aproveitar a vida, nunca vivemos nada". Isto na sequência de ter dito que iam tirar duas semanas de férias este ano. Fiquei maravilhada. São pessoas de trabalho, trabalho sol a sol, no duro (madeireiros, os dois. Ele corta ela empilha). Sofridos, mas nunca derrotados. Alargaram a casa, ajudaram as filhas, compram a pronto, poupam e são focados na vida deles. Adoro-os por isso, por serem um no outro. Pensam igual e conseguiram um império pelas mãos deles.

Tem 52 anos, a tia. E vai começar a viver de outro modo. Senti-o naquelas palavras. Apluado de pé. Merecem.

Isto para quê? Para reconhecer perante mim própria, que vale a pena, vale mesmo. Quando se rema no mesmo barco, quando se percebe que há tempo, que têm de haver cedências, quando há equilíbrio e paciência.

É domingo, não saio depois das 18h, já almocei. Vou assistir à 7a arte ou pegar num livro aleatoriamente.

Resto de bom fim de semana.😊

4 comentários:

  1. Espero que as férias tenham corrido para lá de bem =)
    E ainda bem que fizeste tudo.. Eu ando a sonhar com as minhas, mas tenho que me aguentar =P

    Olha, essa história motiva. Mas também abre os olhos... Aquela situação de não se viver e ir-se sobrevivendo.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Em resposta à tua pergunta, só não ando com ele ao colo porque ele não deixa =P e eu tenho algum medo hahah =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma frase que penso muitas vezes e que me ajuda a manter o foco "work hard pays off" :)

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que tiveste umas boas férias :). Que o regresso à rotina também seja muito bom.
    Isso é, realmente, uma história comovente!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Poupança de Março

Mais um mês deste calendário de 2024 a terminar, e não fui muito além daquilo a que me propus no inicio do mês a nível de poupança.