quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Para 2019 - 1ª análise

2019 espreita, de longe é certo, mas espreita e não tardará a fazer-se chegar.

Da série "OS MEUS OBETIVOS", temos que:

1
Cumprir o desafio de 2018 em Janeiro de 2019.
 
2
Deixar de olhar para a poupança bancária como o limite de esforço. Ao envés de esperar pelo final do mês para depositar o máximo, porque sempre me sobram trocados ao final do mês além do que tinha sempre programado em poupar, vou sim, passar a transferir um valor sempre fixo para a conta. E ponto final. Com esta poupança não é para me chatear muito ao longo do ano.
 
Nota: Vale lembrar que esta conta serve de base ao futuro, está acessível em qualquer momento e a render uns trocados ao ano.
 
3
Criar uma almofada de emergência de primeira ordem.
O que quer dizer que… sim, tenho a conta poupança referida no ponto 2 a pensar em eventuais necessidades de futuro, mas não tenciono aborda-la num primeiro momento se alguma coisa correr mal.
Terá o valor de 3 meses dos meus gastos. Com contas muito sobre calculadas que facilmente chegaria (na verdade) para cobrir 5 meses.
 
4
Part-time:
Do primeiro: Pretendo guardar o dinheiro até Agosto (altura de férias) e depois decidir onde o aplicar. Deposito a prazo dos CTT, de um qualquer banco privado... Logo se vê.
Do segundo: Pretendo aos poucos comprar o que acho relevante para um dia em que tenha a minha própria casa.
 
5
Continuar a cumprir o habito de reunir as moedas de 2€ em festa no meu mealheiro. Não defini ainda se serão depois:
- depositadas na conta poupança do ponto 2;
- juntas ao dinheiro do part-time 1 para entrar num deposito a prazo (ponto 4);
- mantidas quietas a aguardar uma viagem ou evento;
 
 
 
Parece muita coisa, mas não é. Parece também cansativo, mas o facto de estipular uma entrada direta na poupança sem ter de cumprir A ou B+C, facilita o ano. O objetivo 3 é o que reterá mais atenção.

8 comentários:

  1. Muito bom. Como te disse, quem me dera conseguir poupar assim tanto =)
    Ainda tentei ter um part time, mas é complicado arranjar um que se exerça em casa.

    Beijocas e boa sorte =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil, e muitas das vezes a localidade onde se vive também é impeditiva :/

      Eliminar
  2. O importante é que as estratégias façam sentido para ti! ;)
    Boas poupanças!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  3. Olá!!!

    É muito bom seres organizada com as tuas finanças!

    E aproveita agora para poupar tudo o que conseguires porque depois de teres casa tua, o dinheiro desaparece! Literalmente!

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito Margarida, oh se acredito, bem vejo o exemplo da minha casa :))

      Eliminar
  4. Por aqui também já preparamos 2019 a todo o gás!!
    E gostei das tuas estratégias. Tenho de partilhar as minhas :-)

    ResponderEliminar

Poupança de Março

Mais um mês deste calendário de 2024 a terminar, e não fui muito além daquilo a que me propus no inicio do mês a nível de poupança.