sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Acabar com desperdícios!

Sou muito franca, desde que iniciei as minhas pesquisas sobre poupança - e quanto mais leio - mais me vou apercebendo que poupar não se prende apenas pelo facto de ter poupanças bancárias ou massarocas de notas debaixo do colchão ou dentro de algum porco-mealheiro.

Poupar é conseguir chegar ao fim do mês sem ter contraído mais uma divida, seja de pagamento de fatura em atraso ou no supermercado do bairro, etc., etc., deixo uma pequena lista de truques.
1 – Compre em quantidade (aproveite promoções)
2 – Compre marca branca
3 – Tenha uma arca congeladora (consegue armazenar em quantidade)
4 – Compare preços (as grandes superfícies matam-se aos fim de semana com promoções, explore, analise)
5 – Faça listas de compras (cumpra)
6 – Horta em casa, varanda, anexo
7 – Pague a dinheiro
8 – Estipule uma quantia a gastar e deixe o cartão multibanco em casa (DAS MELHORES)
9 – Abasteça o automóvel ao inicio ou final do dia (com o calor o produto está menos denso)
10 – Renegoceie o valor da fatura da TVCabo (vê mesmo todos os canais?)
11 – Beba água (mesmo em jantares fora, poupa na carteira e na saúde)
12 – Leve marmita para o trabalho
13 – Aquecimento em casa, apenas por lareira e velas (sim as velas consomem a humidade)
14 – Ginásio para quê? (pagar mensalidade quando posso treinar em casa é um erro)
15 – Cortar nas saídas (não é preciso deixar de sair, sair e consumir menos ou produtos mais baratos já é o bastante)
16 – Nas farmácias online os produtos de cuidado (normalmente com iva a 23%) são mais baratos;
17 – No verão lave a roupa à mão; (No inverno é mais, muito mais difícil secar)
18 - Cuidado com os tempos no banho
19 – Acabe com os cartões de crédito
20 – Viva feliz com o que possui.


----- O QUE EU JÁ FAÇO -----

n. 20 - sou feliz c/ o que tenho e não sou nada exigente comigo no fator "ter/possuir"-AGORA, nem sempre assim foi, com a idade melhora.
n. 1 - aproveito sempre as promoções de artigos que consumo (as promoções de artigos que não consumo nem olho)
n.2
n.3
n.7
n. 12
n. 14
n.17
n.19 - nunca tive.

Por algum lado, havemos de começar. 😊


Sem comentários:

Enviar um comentário

Por mim, já podia acabar Abril

Estamos a 19 de Abril, pouco mais de meio mês e eu já o podia era dar por terminado. Já tenho as contas e encargos todos pagos, mas: Ainda t...