quarta-feira, 10 de abril de 2024

Previsões para Maio

Nada de horóscopos, prometo.
Embora, esporadicamente os olhe, não é nada disto que trago aqui hoje.

Exatamente como todos sabem, os primeiros 3 meses do ano foi de viver ao limite para conseguir poupar o máximo que conseguisse. E isso trouxe-me em 3 meses 1.350,00€ poupados.

Agora em Abril juntei 425€, mas foi com a "ajuda" do IRS.

Para Maio e Junho decidi juntar do ordenado 250€ a cada mês. Isto para me permitir viver um bocadinho mais folgada que o primeiro trimestre, assim no segundo trimestre descanso um bocadinho.

Fui ver os extras que tenho já "de lado" para juntar a esta poupança de 250€ a tirar do ordenado de Maio e fiquei agradavelmente satisfeita.

- 250€ a tirar do ordenado a receber em Maio
- 7€ da betclic, do jogo que ganhei a aposta
- 75€ de uma atividade extra que tenho e já consegui tirar este valor para o lado (estimo mais ainda, mas para já, é contar apenas com o que já tenho)
- 35€ do bebé; Paguei com o meu cartão de refeição uma compra de supermercado do bebé, pelo que assim que receber o abono dele, este dinheiro físico será meu.

E assim eu já tenho 250+7+75+35= 367€ a mobilizar para poupanças em Maio, sem grande esforço, visto que vou tirar do ordenado """""apenas""""" 250€.

Eu sei que contas adiantadas não se devem fazer, que saem furadas, e muitas vezes os planos prévios atraem más energias.

Mas aqui, o que quero passar é: A organização.

Vêm ali aqueles pequenos 7€ que consegui de uma aposta?
Vêm ali aqueles pequenos 35€ que gastei numa compra do bebé?

E se eu os deixasse na conta? sem meta? sem destino para eles? Ia gastá-los, eu sei, em qualquer coisa, numa conta de casa até quem sabe, para coisas uteis, mas ia GASTÁ-LOS. E são 42€, é dinheiro mesmo. Faz diferença.

Eu já conheço as minhas contas obrigatórias, logo o meu ordenado tem de as pagar forçosamente, então este valor extra para mim só faz sentido ser poupança.

Por exemplo, a aplicação MACADAM, em que me faltam menos de 5mil moedas para atingir a meta dos meus primeiros 15€ de reembolso, obvio que se os conseguir até ao dia de transferir esta poupança para os Certificados, também os vou juntar.

Pouco a pouco sempre. 

Dos prévios 250€ definidos, já vou com 367€. Faz, faz muita diferença ser organizado. É demais e cansativo este controlo? Não acho.

Ahm e se não passar disto e não conseguir juntar mais, sim, estes 367€ vão mesmo assim, nada de arredondamentos para 365, ou 350 para contas certinhas. A arredondar é sempre para cima, nunca para baixo.

6 comentários:

  1. Se mantiveres este ritmo consegues mais de 5k a fechar o ano. É mesmo um óptimo resultado. Nisto dos investimentos cada cêntimo traz outros, sempre o achei, é continuares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não ache que vá conseguir os 5 mil, porque há meses que não quero poupar, como agosto e dezembro.
      Vamos ver como corre até julho, estou confiante :)

      Eliminar
  2. Poupar o que poupou em 3 meses não é para todos. Os meus parabéns.
    .
    Saudações poéticas e amigas.
    .
    Poema: “ Amor e Saudade “
    .

    ResponderEliminar
  3. Não de horóscopo hahah :P

    Sério, é mesmo um excelente valor. É bom teres essa noção, apesar de ser como dizes, tão cedo, às vezes depois acontecem imprevistos. Mas vai tudo correr bem, de certeza.

    Eu este mês de Abril foi o almoço pago à família e ontem, pagar as férias de Julho. Uma parte, aliás. Espero juntar dinheiro, mas já sei que não irei poupar tanto como nos outros meses. Mas está tudo bem :)

    Aiiii e o meu IRS, nunca mais. Porque marquei uma ida às finanças. Só dia 19 tratarei disso.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um excelente valor sim, tenho mesmo consciência disso.

      Olha, eu o meu IRS já só quero que me caia na conta, que estou quase a zeros 😅

      Beijinho

      Eliminar

Poupança de Abril

Muito resumidamente: 425€ em Certificados de aforro