sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Esta publicação é só para mulheres (aos homens, até amanhã)

Bom, meninas e senhoras,

Já ouviram falar em
pensos higiénicos reutilizáveis? Feitos em pano e que podemos lavar e usar repetidamente?

Resultado de imagem para pensos reutilizaveis

Se à um ano me falassem disto, desculpem, mas diria na hora NÃO. Nem consigo entender muito bem o porque, mas o certo é que diria um redondo não.

Eu apesar de me dar bem com os tampões, por questões de saúde (quem tem problemas de tiróide, peito, ovários - que todos estes pontos são elos ligados, entende) preferi começar a deixar de lado. Mas... uma coisa que me fazia muita confusão todo o santo mês é o desperdício de dinheiro e o lixo que fazia.

As embalagens de evax (passando a publicidade) vinham em dois pack'szinhos 
Portanto, só na embalagem já são 2 plásticos exteriores, em cada penso, mais uma fina embalagem de invólucro individual e ainda aquele papelinho entre as abas. Opa! É lixo de mais para uma pessoa ter que lidar. É o preço do pack que ronda ali os 2,99€ mais coisa menos coisa. Não fico pobre eu sei, nem é tanto pelo dinheiro, é por tudo junto.
Resultado de imagem para evax

Há packs de pensos reutilizáveis à venda! Ao preço do ouro! É claro que não ia dar 20€ por 5 un para experimentar e vai na volta e nem gostava de usar.
A minha irmã é costureira pedi-lhe para me fazer um para testar. Testei. E estou aqui para falar disso.

Prós:
Sem plástico em contacto com o corpo
Sem químicos em contacto com o corpo
Uso praticamente imperceptível, (é pano, então é como se fosse a cueca)
Poupança
Ecológicos, sem lixo 
Sem alergias (camada de revestimento em contacto com a pele em algodão)
Sem cheiro 
Verdade, e era no cheiro que a pulga estava instalada atrás da orelha e era a dona da minha dúvida - como se ia comportar o penso na questão do cheiro. Usado por 2 a 3 horas - o recomendável, mesmo para os de "plástico" industrializados - não deixa cheiro desagradável, porque é pano, é respirável e não abafa como o plástico dos pensos higienicos que conhecemos.

Contras:
O modo de guardar; Só no modo de os guardar encontrei um contra, porque tenho de ter uma bolsa impermeável e que seja possível fechar para guardar quando retiro. Se bem que o próprio penso tem a sua forma de fechar, mas convém guardar dentro de algum invólucro. 

Da minha opinião:
- Gostei, vou pedir à minha irmã que me faça mais e vou passar a usar até me sentir confortável com o uso.
- No modo de limpeza, primeiramente ponho em agua fria com detergente e deixo repousar um bocado e depois faço a lavagem manual, já fica limpo, mas gosto de ainda colocar na máquina de lavar juntamente com a roupa normal. Não coloco directamente na máquina de lavar porque é sangue né e na água quente ia cozer. 😟😂
- No uso, posso estar descansada na troca, sem aquele barulho característico de abertura de uma embalagem de penso de plástico a rasgar, que em wc's públicos, ou mesmo no trabalho, se percebe logo o que estamos a fazer 😇
- Por mês comprava uma embalagem, 2,99€*12 meses= 35,88€ ao ano, mais troco menos troco. Custo eliminado. 
- O modo de fecho é uma molinha, pensei que ia dar conta e pudesse incomodar, negativo, não se notam.
Resultado de imagem para molas penso
- Absorve bem e não "pesa", nem passa para a roupa. (o meu fluxo também é normal, nada de exageros).

Em suma, experimentei e será para usar.

Há alguém que use? que já tenha experimentado ou tenha interesse?
Se tiverem alguma questão mais especifica, fiquem à vontade 😊 

3 comentários:

  1. Nunca usei mas já pensei nisso...
    Mas também nunca comprei pensos de marca, para ser sincera e mal tenho o período, pois como o meu DIU ainda funciona +/- quase não tenho período.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o DIU realmente uma das valências é essa mesmo, não se ter a menstruação, o que é bom :)

      Eu tenho pouco fluxo, portanto consigo perfeitamente fazer uso destes pensos reutilizáveis. :)

      beijinho

      Eliminar
  2. Eu tenho imenso fluxo, os pensos reutilizáveis só uso nos últimos dias. Durante a menstruação ou copo + penso noite ou tampão extra + penso noite (em conjunto porque o copo/tampão dura-me umas duas horas e depois começo com fugas).
    Já experimentei copo+penso reutilizável e não gostei da sensação de molhado

    ResponderEliminar

Poupança de Março

Mais um mês deste calendário de 2024 a terminar, e não fui muito além daquilo a que me propus no inicio do mês a nível de poupança.