sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Coisas que não entendo

Tenho de vos escrever sobre isto.

É algo que mexe comigo e com aquilo que sou enquanto mulher. E como cada vez mais partilhamos coisas entre nós, acho que nem só de dinheiro se faz este blogue.

Cá vamos,

Do dia dos namorados, na sexta passada. Na quinta antes começou a inundar-se-me as histórias do instagram e até facebook com frases feitas do tipo:


"Um minuto de silêncio pelas declarações de amor de amanhã"

"Um minuto de silêncio pelos prints não mostrados"

etc's.


Só vi mulheres a partilhar isto, não vi um único homem a meter uma parvoíce destas na internet.

Pergunto(?)


O que leva uma mulher solteira a aceitar investidas/contactos/conversas ou até mais com um homem que sabe que é comprometido? O que é que leva uma mulher a amar-se tão pouco que se sujeite a isso? 

Atenção! Eu sei que se o homem é comprometido ele é que deve respeito sim!!! mas, o que leva uma mulher a estas humilhações? a estes tão poucos? e depois a meterem coisas destas na internet?... O que é que aconteceu ao gênero feminino que ficou tão mau entre si próprio? Falam mal de outras mulheres, aceitam homens comprometidos, o que é que se passou no tempo?

10 comentários:

  1. Bom dia.
    Acho que toda a vida houve mulheres a colocar-se nessa situação. E toda a vida haverá. Em primeiro lugar não percebo tanto ódio que se criou em torno deste dia. É que há pessoas mesmo agressivas a falar sobre o dia. Para a maioria das pessoas é só mais um dia "comercial" e que serve para apelar ao consumo? Sim! E depois? Quantos mais dias não há assim no ano e não se anda por aí a destilar veneno? Eu concluo que há gente muito frustrada por aí, que vive de mal com tudo e a quem tudo incomoda. E se para mim, que estou há 17 anos com o meu marido, já não nos faz sentido andar a trocar ursinhos com corações ou outras coisas do género - aliás, como disse noutro post seu, fomos passar o fim de semana fora e foi mesmo esse o presente que demos um ao outro. Passar tempo de qualidade juntos e com os nossos filhos. Por outro lado adorei ver o meu afilhado com 15 anos que tem uma namorada pela primeira vez a oferecer-lhe o tal peluche e umas florzinhas. E tenho a certeza que a miúda adorou também.
    Quanto às mulheres que se sujeitam a ser a outra. Nunca estive nessa situação mas estive numa parecida em que sabia que haviam outras. A diferença é que tinha 15 anos, não tinha mãe desde os 8, e aos 15 vivia sozinha mesmo quer financeiramente suportada pelo meu pai. Na altura "ele" tinha 20 anos, tinha carro, tinha moto e eu sentia-me super especial por ele sequer ter olhado para mim. Hoje, após muitos anos de terapia sei que naquela altura sentia um abandono tão grande, que provavelmente teria aceite qualquer coisa. E então sofria, chorava, mas consolava-me a mim própria dizendo que se ele voltava sempre é porque eu era melhor que as outras. Era uma relação assumida, envolvia as nossas famílias, toda a gente sabia, inclusive algumas das mulheres com quem ele se envolveu. O que as leva a fazer isso? Não sei. Simplesmente eu acho que as mulheres são na sua maioria umas cab*** umas para as outras e acho mesmo que em muitos dos casos começa por ser para lixar a outra, para se sentirem melhor que ela, sei lá. Isto é válido para casos pontuais. Depois acredito que se envolvam sentimentos e seja muito difícil largar a situação e sair. O facto de muitos homens continuarem a criar constantes ilusões que vão largar as mulheres não ajudará obviamente. Mas acho que é sem dúvida uma posição muito humilhante e que nenhuma mulher se deveria sujeitar a isso. Mas em muitos casos a falta de auto-estima não permite libertarem-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, bom dia
      Obrigada pela sua resposta, sempre tão completa.

      Isso de serem umas cabr*s umas com as outras, sim acho totalmente isso, só estão bem apontar defeitos e a tentar por para baixo a outra, é por isso que cada vez tenho menos amigas, alias fora a minha irmã, tenho duas.
      Sentir-se superior à outra? Meu Deus, em quê? Dormem com vários e acham-se superiores em quê....

      Sinceramente são mesmo coisas que não entendo, e o pior é ainda meterem frases destas a circular como se o errado fosse quem está numa relação. Errado é quem se mete no meio disso.

      Também já fui solteira e nunca, nunca me passou pela cabeça meter-me com alguém comprometido. Há uns anos, valentes, engracei com um rapazito aqui de uma terra do lado, e ao sábado era natural a malta jovem se juntar sempre no mesmo bar. Cheguei a comentar com o meu grupo na altura, e lembro-me que passado uns meses eles apareceu na porta com uma menina de mão dadas, um dos meus amigos disse "demoraste muito a ter uma atitude, agora perdeste", lembro-me de ficar meio abatida, mas jamais me lembrei de "é agora ou nunca" e ir-me meter com ele.
      Juro não percebo....

      E são coisas que realmente me irritam prefundamente.

      Beijinho Inês e um bom fim de semana

      Eliminar
    2. É muito difícil arranjar mulheres que não sejam assim, eu também tenho muito poucas amigas mulheres. Há sempre uma competição, e então quando se fazem de amigas mas depois surgem as críticas subtis, ao corpo, ao cabelo. Enfim. Tenho cada ves menos tolerância para essas coisas. Mas cada vez mais se vive de aparências e isto parece uma competição ou sei lá.
      Ainda há dias no ginásio ficaram a olhar para mim quando 2 senhoras de meia idade me vieram perguntar se sentia resultados ao nível de corpo, porque estavam a comentar que queriam perder gordura aqui e ali. Eu respondi que não, porque ando no ginásio mas depois como imensas porcarias. E ainda reforcei que estou lá para ganhar resistência e força muscular e não propriamente para perder peso e olharam para mim como se fosse um allien. Até o meu PT se riu da situação.
      Quanto a intrometerem-se nas relações alheias acho sim, que quem deve respeito é o companheiro e não elas, mas sentem-se as heroínas porque se sentem melhores que a oficial. Se ele saltou a cerca com elas é porque são melhores e sentem-se validadas com isso. É a única explicação que encontro.

      Eliminar
    3. Sim... aparências, hoje em dia parece que só isso conta.

      Talvez seja isso, o se considerarem realmente melhores.

      Beijinho Inês

      Eliminar
  2. Felizmente essas coisas passam-me ao lado.
    O meu algoritmo está numa de "bebés e gravidez", não vi grandes coisas em relação ao dia dos namorados. Nunca foi um dia importante para mim. Aproveitei a desculpa para fazer um bolo e festejamos assim.
    Mas às vezes tbm fico incrédula com as indiretas que se partilham nas redes sociais. A roupa suja lava-se em casa!
    O meu irmão mais velho separou-se há uns meses (acumular de situações, penso que não houve traição) e a ex-mulher começou a partilhar tretas que valha-me Deus! Agora já está numa fase mais moderada. Já ele, começou a fazer desporto, a trabalhar menos, ir de férias,... está a viver o que não vivia casado (por burrice dos dois, e levou ao desgaste do casamento).
    Quanto a relações com pessoas comprometidas. Quando há paixão ainda se percebe (a paixão deixa as pessoas cegas), mas deixar arrastar isso anos e anos já é burrice (e falta de amor próprio). Depois há quem goste mesmo de lixar a vida dos outros, só porque sim. Mas isso já é outro nível.
    Beijinho, SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá SM,
      A mim não me aparecia nas pesquisas, era mesmo nas histórias das pessoas que sigo... são pessoas que naturalmente conheço e são daqui da minha zona, muitas delas sei bem a fama que têm.... mas pronto.

      Sim, esses casos, de partilhar a, b, e c nessas situações... enfim, era de evitar. Alias numa das pessoas que vi estas partilhas estúpidas foi numa rapariga que se separou à pouco tempo, tem um filho de 9 anos, e pelos vistos agora aceita conversas com qq um. Deus me ajude a nunca cair neste ridículo.

      Beijinho SM, tudo a correr bem consigo e com a bebézinha

      Eliminar
    2. Pois... foi mesmo isso. Ela colocava fotos toda produzida como que a mostrar o que o ex tinha perdido. Têm duas filhas e mais de 40 anos (se bem que a idade não é sinónimo de juízo).
      Se quer arranjar namorado (e acho bem, mas a seu tempo), não será nas redes sociais. Que se dedique ao desporto, faça voluntariado... O que tiver de ser, será.
      SM

      Eliminar
    3. Pois, é isso SM.
      Mostrar o quê? as pessoas quando se separam sabem bem quem têm/tinham do lado, isso de se mostrar depois é ridículo, mas pronto. Cada um sabe de si.

      Beijinho SM

      Eliminar
  3. Por acaso não vi nada disso, mas percebo o que dizes.

    Sabes que infelizmente, essa rivalidade entre as mulheres sempre existiu e sempre vai existir. Ainda ontem falei disto. E é por isso que não tenho quase amigas nenhumas e no trabalho me mantenho afastada de quase toda a gente.

    Porque o mau feitio sou eu, mas só eu sei o diz que disse que eu vejo e me vêm contar! Pela frente são todas muito amigas, por trás, meu Deus, é mesmo uma vergonha.

    Aqui acho que vamos bater naquilo que sempre digo... Os valores. Perderam-se muitos valores.
    Ninguém respeita ninguém, é toda a gente descartável, eu sei lá.

    As redes sociais, digam o que disseram, vieram aproximar muita gente que, sem elas, era quase impossível haver essa aproximação. E vai também muito ao encontro com o próprio carácter das pessoas.

    E acho que acaba também por ser isso mesmo... Falta de amor próprio, falta de atenção, muita coisa.

    Atenção que não o defendo, nada disso, mas de facto como tem-se tornado tudo tão fútil, tão frio, tão passageiro, se vêm que do outro lado há um bocado mais de atenção, uma palavra que a namorada/o ou esposa/o não diz, pronto, é meio caminho andado para se abrir uma brecha.

    E depois é aquela questão... Já ninguém está para aturar birras, divergências, lutar por algo. Assim como trocam de telemóvel porque sim, porque deixou de ser o último modelo, assim se troca de relações.
    Porque dá trabalho, como eu falei no post dos 20 anos, manter uma relação assim tanto tempo.

    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caracter, acho que é isso fundamentalmente.

      Eu também me zango com o namorado e ficamos ali uns dias sem mimar tanto, não é por isso que deixo que outra pessoa me venha mimar. Mas pronto...

      Isso de já ninguém dar valor a nada, concordo, eu acho mesmo que nasci na era errada.

      Beijinho Cláudia, bom fim de semana para ti e para o Tomás :)

      Eliminar

Aproveitar Março para os Aforros

Ao que tudo nos indica a Euribor a 3 meses vai descer, e assim sendo Março será "possivelmente" o último mês a poder-se subscrever...