quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Poupança Eletrica

Estava a gastar muito com a eletricidade, desde Janeiro não tinha tido conta nenhuma abaixo dos 35€/mês. Ora que somos só 3, um inclusive bebé que não consome nadinha... Ou pelo menos ainda não liga equipamentos e etc... E considerando que os dois adultos passam o dia fora de casa estava a achar os consumos elevadíssimos. 

63€ / 45,28€ / 84,82€

Esta conta de quase 85€ quase me matou quando a abri... Tinha sido uma estimativa que eles fizeram (não registei leitura naquele mês), estimaram tanto que nos meses seguintes via-me à rasca para dar a leitura efetiva do contador porque a resposta era "não é possível registar a sua leitura por indicar consumo inferior ao habitual", o problema era que a fatura anterior tinha sido estimada e eles esticaram-se e bem para valores que eu nem tinha chegado ainda em consumo de contador, vejam bem.

Agora não facilito, nem por nada, e até adotei algumas coisas aqui por casa para melhorar nos consumos. Entre:

|| Agora que os dias começam a ficar mais pequenos, os estores são subidos até bem ao alto, para só termos a necessidade de ligar as luzes nas ultimas 2/3 horas que estamos acordados.

|| No quarto tem sempre de haver luz, o bebé ainda se assusta no escuro, e mesmo para o trocar de noite e etc convém ter qualquer apontamento de luz. Compramos na Primark um elemento decorativo que tem aquelas luzinhas amarelas (tipo natal) dentro que ilumina o necessário. É a pilhas, decora e ilumina, dois em um, portanto, perfeito. Pilhas no valor de 1€ e dá para dois meses sem trocar.

|| Engomar roupa, só uma vez por semana, de  resto o ferro não se liga. Portanto, nem eu me ocupo a toda a hora dessa tarefa nem o ferro está constantemente a ser ligado e a consumir. 

|| Máquinas de lavar roupa SEMPRE cheias e muita roupa já é lavada à mão... A chegada do tempo frio vai piorar esta parte... Roupa lavada à mão leva muito mais água para o estendal e demora mais a secar :/, mas para já é como tenho feito.

|| Depois do bebé dormir as luzes de casa já são desligadas, ficamos no escuro e no descanso do silêncio a ver televisão e entretanto é hora de dormir também.
Nenhum de nós traz trabalho para casa portanto, computadores e etc não são necessários.

É o que se pode... Muito mais também não dá, agora com a chegada do outono/inverno vamos precisar de aquecimento e mais luz artificial, sei disso... estas contas vão aumentar... e os 20 e pouco que temos estado agora a pagar não vão ser possíveis.. sei bem.. mas, veremos como corre.

Por aí? mais dicas utéis?

10 comentários:

  1. Eu tenho tudo elétrico em casa e não pago mais que 35€. Mas nós agora optamos por cozinhar em grandes quantidades e não passar a vida no fogão, que é elétrico. Poupa-se tempo, comida e electricidade.

    Passar a ferro, muitas vezes nem 1 vez por semana. Deixo mesmo juntar mais roupa. Mas tenho uma boa tábua e ferro, o que facilita imenso as coisas. Passo só de um lado, que o outro fica impecável.

    Ando sempre a apagar as luzes, embora não goste de ver tv no escuro. Aliás, nós nem vemos tv durante a semana.
    Também não temos muitos aparelhos em casa. Sei de uma pessoa que só na sala, tem 15 coisas ligadas. Eu acho que não tenho isso tudo na casa toda :P

    Aquecimento nem temos. Está frio, veste-se mais roupa.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 15 aparelhos ligados só na sala?! Possa...
      Eu no inverno tenho de ligar aquecimento inevitavelmente, somos uma zona gelada mesmo. A ver vamos como corre este ano.

      Também tenho deixado acumular o máximo que posso, quer seja roupa para lavar e ir tudo junto quer depois para engomar... Tudo conta e pesa na fatura depois.

      Beijinho

      Eliminar
  2. Acho que já comentei isto aqui. :)
    Deve:
    - verificar a potência contratada. Não dará para baixar?
    - tarifário bi-horário. Exige algum rigor. Eu, por exemplo, só lavo roupa e louça durante a noite. Tbm passo a ferro depois das 22 h ou antes das 8h. O que no inverno é chato, ou qdo há mta roupa (lavo roupa quase todos os dias).
    - aquecimento: aproveitar o sol (felizmente o nosso apartamento tem boa exposição, é algo a ter em conta qdo se compra/aluga casa).
    Boa sorte!
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá SM,
      sim recordo-me dessas dicas já sim.
      Essa do bi-horário não sei se não vou aderir também...
      A questão da roupa realmente é o meu calcanhar... também sujamos muito, não sei como nem porquê, mas os cestos parecem sempre cheios -.-

      Quanto ao aquecimento, a nossa casa até é bem ensolarada, o problema é que a nossa zona é bastante fria mesmo, e realmente há o período de inverno que exige ligando de vez em quando um aquecedor e consomem imenso pois...
      A ver vamos como corre este ano.

      Beijinho

      Eliminar
  3. Eu dou sempre a contagem da luz ao dia 16 (no meu caso a fatura diz para dar entre 14 e 16). Tenho um alerta no telemóvel para não me esquecer de o fazer e adapto a hora do alerta conforme se é semana ou fim de semana.
    Desde que o faço que as faturas não têm tido grandes oscilações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,
      Agora também dou sempre ao dia 12, e já consegui normalizar esta fatura... Aplicando alguns cuidados em casa e dando sempre a contagem consegui por isto "normal".

      Obrigada :) beijinho

      Eliminar
  4. Apliquei em tempos idos em certificados de aforro e muito bem, hoje em dia só vejo o meu dinheiro crescer. Já pouco compensa, mas já deu e dá muito dinheiro a quem o lá meteu em bom tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito,
      Realmente antigamente as taxas eram muito mais apelativas sim, e com bons retornos

      Eliminar

Compras do mês no Pingo-Doce (fomos experimentar)

Bom, éramos (e já vão perceber este verbo conjugado no passado), clientes do Continente, mas como vos contei, num passado fim de semana fomo...