segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Nota de gastos

Nova modalidade de nota aos consumos.

À muitos anos que faço apontamentos e notas dos meus gastos. Pegava na agenda metia o nome do mês, a totalidade do recebido e ia anotando conforme gastava. 

Este ano quando retornei ao trabalho peguei no Excel mesmo no telemóvel e ia anotando. O Excel é bom pelo motivo de poder ter a célula do "que me resta ainda", que é: 

O valor recebido - soma (de todos os gastos) = o que ainda tenho livre em conta para gastar

No entanto, e apesar de já ter tudo bem controlado decidi melhorar ainda o processo, e passei a meter os dias do mês, e o que gasto por dia. Dá para perceber assim quantos dias não tenho consumos e quais os dias mais "pesados" em gastos ao longo do mês.

Ora que estamos a dia 11 de Setembro e só ainda tive 3!!!!!!!!! TRÊS dias de gasto zero:

Dia 1: 46,59€ alimentação
           26,14€ prenda de aniversário do namorado

Dia 2: 42,34€ alimentação aniversário filho

Dia 3: xxxx,xxxx € habitação
           16,08€ Gás
           36,50€ almoço aniversário do namorado

Dia 4: 151,51€ Batismo
            2,76€ poupança em casa *
            55,69€ vestido Batismo

Dia 5: 0€

Dia 6: 0€

Dia 7: 12,31€ EDP
           8,50€ prendas de colegas do filho

Dia 8: 0€

Dia 9: 41,40€ Alimentação aniversário filho
           10,70€ Decoração bolo aniversário filho

Dia 10: 8,50€ alimentação aniversário filho

Como podem ver em 10 dias tenho gasto, 459,02€, fora o valor da habitação, que esse prefiro não partilhar. Quero passar a mostrar mais os meus números reais, mas tendo ainda alguma privacidade. 

Adiante, 460€ gastos em DEZ dias... é tão mas tão fácil gastar dinheiro, esta é mesmo a grande verdade, tendo dinheiro é facílimo gastá-lo, ora aqui uma coisa, ora ali duas coisas e lá se vai o que se ganha e o que ainda se tem junto.

Vamos à análise, que é para isso que eu faço essas minhas notas:

| * : estes 2,76€ foram a juntar a 7,24€ que me sobraram do mês de agosto em conta, e assim juntei este valor para poder levantar 10€ e guardar em casa, juntamente com os 130€ que sobraram das férias. Assim este mealheiro tem agora 140€.

Se repararem as contas da casa pagas até agora são a mensalidade de habitação, gás 16,08€ e edp 12,31€. Lembrando que estas são as minhas partes das contas, portanto metade da fatura. O gás ainda considero alto, 32,15€, mas com o fogão a cozinhar todos os dias e os nossos banhos não sei como baixar para já. A edp consegui equilibrar, isto das estimativas é o diabo, e nada como controlar realmente as leituras e enviar os consumos todos os meses, pagámos 24,62€, portanto acho que este valor está bom.

| O namorado fez anos, e com isto entre prenda e almoço foram 62,64€. O almoço foi para 7 pessoas, portanto, não foi caro e comeu-se bem. O bolo a sogra quis pagar.

| Temos aqui nos registos do mês tanto o aniversário como o batismo do nosso bebé. Pois é... Será agora em Outubro e foi um ano que passou RÁPIDO como nunca vi um igual passar.
    Aniversário: 111,44 €
    Batismo: 207,20€
São despesas que logicamente não existem todos os meses, mas como consigo encaixar no meu ordenado sem ir às poupanças é mesmo aproveitar.

| Alimentação para nós mesmo em casa, gastámos 46,59€ e temos comida para muito tempo, visto que em Agosto gastámos mais de 300 euros em alimentação e muita coisa transitou agora para setembro. Felizmente!

Ainda falta: Combustível, MEO, Água, manicura (que vou fazer para estar mais bonito no batismo) e manutenção de cabelo.

Pois é, sabem aquela velha máxima do Pague-se a si primeiro (assim que se recebe o ordenado tirar uma % e guardar/poupar e é como se nunca tivesse existido)? é sem dúvida um grande conselho. Gastar é muito fácil... e olhando para as minhas contas, já não há assim tanto por onde gastar e a poupança não está feita.

Boa semana 

11 comentários:

  1. Olá,
    As contas fixas não acho nada elevadas, já as das festas é como dizes, é algo pontual, no próximo mês não existem, desde que se consiga encaixar. Essa deve ser a pior parte, estes gastos todos

    Boas poupanças!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, Sim, é a pior parte, mas é muito engraçado escolher as coisas, decidir o tema, as cores... o que é preciso :)

      Beijinho, obrigada

      Eliminar
  2. Desde que os ganhos tapem os gastos está tudo ótima. Elogio o seu trabalho de escrever os gastos. Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siiiiiim!!
      Tal e qual Ricardo, desde que chegue e não seja preciso mexer em contas paradas, pelo menos nesta fase de preparação melhor :)

      Beijinho, obrigada

      Eliminar
  3. Esses "extras" é que estragam as contas, mas foi como eu com as férias, foi ali um abalo, mas ainda poupei 5€ :P

    Só não me pago a mim primeiro, porque as despesas e pagamentos que tenho, são tudo obrigações. Não faço luxos. Só se começar a cortar na comida.
    Por isso, o que me sobra ao final do mês é que dá para orientar. É essa a minha poupança real.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Funciona, és bem regrada, eu se deixar a poupança para o fim fico sem nada xD, as vezes descontrolo-me

      Beijinho

      Eliminar
  4. Não é todos os meses que se batiza um filho. :)
    Eu costumo "pagar-me primeiro" e deixo um valor fixo para as despesas. Nos meses com extras "roubo" à poupança.
    Este mês, com as férias e o reforço nas poupanças de um dos filhotes (o pai tratou do outro), fiquei com a conta à ordem limpinha.
    Beijinhos e boas festas!
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, não é todos os meses não :), e apesar de simples quero algo bonito, ele merece.
      Mas com aniversário num dia e o batismo logo no seguinte, vai ser um fim de semana em tanto!

      Importa que está tudo em dia por esses lados, e ainda bem :)

      Beijinho e muito obrigada SM

      Eliminar
  5. Olá! E não é para estas coisas que vivemos e poupamos :). São meses atípicos mas que vão ser sempre recordados pelas melhores razões. Não ter recorrido ainda à poupança para as despesas do batizado já é um ótimo sinal! Qur corra tudo pelo melhor! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Finanças,
      Sim, verdade é para isso que vivemos e poupamos :) tenho de me lembrar disso sim, que às vezes parece que é só para trabalhar e esquecer as partes boas
      Beijinho, obrigada:)

      Não sei se é um blog, se for mencione a página, procurei pelo nome que identifica mas não encontrei nada

      Eliminar
    2. Olá. Não tenho blog, tem um instagram mas ainda com pouca coisa, por isso privado. Posso colocar público e assim espreitas :). Isto das finanças pessoais nunca acaba, estou numa nova fase de mudanças e reorganização das despesas.

      Eliminar

Compras do mês no Pingo-Doce (fomos experimentar)

Bom, éramos (e já vão perceber este verbo conjugado no passado), clientes do Continente, mas como vos contei, num passado fim de semana fomo...