Todos temos rotinas, encargos e momentos de afazeres vários ao longo dos nossos dias, semanas e meses, mas há uma coisa da qual não nos podemos esquecer, todos esses momentos são passados connosco mesmo, independentemente de estarmos acompanhados por outras pessoas ou não. Nós somos a nossa companhia a 100%, estamos ali sempre e tantas vezes nos esquecemos disso.
Em retribuição dessa nossa exigência connosco mesmo, estamos a dar alguma recompensa? Estamos a tratar bem de nós?
Sempre ouvi dizer pelos mais antigos, e considero isto muito verdade, se não estivermos bem connosco não estamos com os nossos.
O que fazes por ti todos os dias?
- Lês
- Treinas
- Cuidas da pele
- Tomas um café ou um copo de vinho bem sozinho
- Assistes uma série/novela
?
Qual é a coisa que fazes todos os dias que te dê descanso, que tu consigas olhar e dizer "este momento é só meu e só para mim"?
Eu tenho alguns mas há um que não prescindo, é quando faço a minha higiene facial e oral, são ali 10 minutos todas as manhãs e todas as noites, em que fico só eu, o espelho e os produtos de limpeza e cremes. É a rotina que me inicia todas as manhãs ao cortar a hora de dormir e iniciar o dia, e todas as noites a cortar o dia com a hora de descansar.
Acho importantíssimo todos termos um momento que seja assim, mais centrado, sem barulho, só nós connosco. Não tem de ser sempre o mesmo. Há dias em que por exemplo relaxo muito a cuidar do cabelo, outros a ler, em outros tantos a estudar sobre algum assunto. Não tem de ser uma rotina de "exclusivamente aquilo", o que acho mesmo importante é em cada dia haver alguma coisa que realmente seja feito por nós e para nós.
Por aí, alguém pensa e faz igual?
Olha, gostei dessa da "recompensa". Não sei se o meu psicólogo alinha nesse termo de "recompensa", tenho que falar com ele, mas agradou-me.
ResponderEliminarAcaba por ser mais uma maneira de me "obrigar" a fazer algo por mim. Epá, fiz isto, aquilo, mereço ir apanhar sol, por exemplo....
Eu treino. Mas não sinto como recompensa, apesar de não sentir como obrigação vá.
Posso começar a fazer mais "rotinas" de cuidar da pele, por exemplo :)
Mas assim diariamente, não faço nada. Talvez meditar tivesse que começar a fazer parte disso.
Deixaste-me a pensar e olha, gostei do texto.
Beijocas
Não vejo como uma "recompensa" no literal da palavra, é um mimo para comigo, nós temos cada vez mais a vida corrida, horários cheios, tarefas, obrigações, temos de tirar um pouco do dia só para nós.
EliminarNão do tipo, "ahm, hoje arquivei 30 processos, vou ali comer um gelado", não é a isso que me refiro, é a recompensa com o nosso tempo, com o que somos nós.
Um beijinho
Gostei muito da ideia, acho que tenho esses momentos quando o marido vai trabalhar mais cedo e o filhote ainda não se levantou, há ali 15 a 20 minutos que são meus, nem que seja para tomar o pequeno-almoço em silêncio...pena que não aconteça todos os dias...
ResponderEliminarExatamente, é mesmo por aí, nem que sejam esses 15min em silêncio, eu pela manhã também os adoro :)
EliminarUm beijinho
Todos os dias faço de tudo um pouco. Mas o que mais gosto de fazer é ... nada, rssrsr
ResponderEliminar.
Uma semana feliz …saudações cordiais
Poema: “” Um Monstro a Matar “”
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Não fazer nada também pode ser um principio, e o bem que sabe :)
EliminarUm beijinho